Código Oficial: | 6822 |
Sigla: | MDGPE |
Compreender e atuar nos limites entre a ação do designer e a ação de um editor num contexto de desenvolvimento do projeto pessoal.
Refletir sobre as metodologias de projeto na sua vertente gráfica e cumulativamente num contexto de edição.
Dominar as ferramentas analógicas por forma a produzir artefactos de comunicação visual e em simultâneo as aplicações informáticas para o desenvolvimento dos projetos gráficos.
Estabelecer e desenhar estratégias de ação tendo presente as duas vertentes do projeto.
Definir territórios de investigação que permitam, através do design, interpretar o real contribuindo para o reforço da ação do design na sua capacidade analítica, operativa e cumulativamente assumir a responsabilidade social que a atividade encerra.
A unidade curricular de Contextos e Práticas da Ilustração pretende assumir-se como um espaço de discussão e prática da ilustração, perspetivada na sua vertente narrativa. Tem como principais objetivos:
1 - Compreender as diferentes definições de ilustração e os seus campos de ação no contexto editorial contemporâneo.
2 - Questionar a gramática para a ilustração que carateriza as suas múltiplas ocorrências enquanto área de expressão visual.
3 - Abordar o seu contexto formal, conceptual e histórico num exercício de demarcação das suas diferenças e similaridades.
4 - Caraterizar diferentes públicos com o propósito de definir as múltiplas audiências para a ilustração.
5 - Mapear territórios de atuação da ilustração que se inserem em fenómenos editoriais globais, bem como as suas ocorrências no contexto sociocultural local.
6 - Diagnosticar meios de divulgação e produção da ilustração contemporânea em Portugal.
7 - Esperam-se resultados ancorados no desenvolvimento e na prática do discurso visual do autor sustentada pela investigação pessoal associada à prática de meios de registo.
Compreender a infografia enquanto veículo de informação.
Desenvolver métodos próprios de explorar a capacidade de representar visualmente dados, que muitas vezes não são de natureza visual.
Explorar e utilizar toda a gramática visual na estruturação e na composição de um projecto infográfico.
Proporcionar aos alunos um contacto com as práticas da DA enquanto disciplina de gestão de recursos materiais e humanos na prática do design de comunicação, com ênfase na desmaterialização dos suportes de comunicação e no papel do DA nos novos media digitais.
A capacidade de escrever de uma forma clara e eficaz assume um papel cada vez mais preponderante no mundo académico. Presentemente já não é apenas suficiente redigir dissertações ou teses para concluir os ciclos de estudo; é também necessário apresentar comunicações e escrever textos académicos (“papers”) que possam ser publicados em revistas “peer review”. A unidade curricular Metodologias de Projecto e de Investigação (I) procura responder a essa crescente necessidade, focando a atenção em quatro áreas fundamentais da investigação e divulgação do trabalho científico: argumento, abordagem, problemática e estrutura.
Aprofundar, através de investigação, elaboração de projecto ou concretização de estágio os conhecimentos e competências nas áreas do Design de Comunicação e da Edição.
Desenvolver temas pertinentes a uma ou outra área de especialização que possam constituir um contributo para a área respetiva.
Enquadrar os interesse científicos e profissionais de cada estudante na investigação de carácter teórico em curso bem como nas práticas profissionais actuais.