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Cursos

Arte e Design para o Espaço Público

Dados Gerais

Código Oficial: 6269
Sigla: MADEP
Descrição:

O Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre em Arte e Design para o Espaço Público oferece alternativas de prosseguimento de estudos para alunos provenientes dos diversos cursos de Arte, Design e/ou Arquitetura, existentes nesta e noutras Faculdades, num âmbito de trabalho que possui o Espaço Público nas suas diferentes vertentes (sociais, políticas, urbanas e mesmo virtuais) como foco de intervenção.

Diplomas

  • Arte e Design para o Espaço Público (120 Créditos ECTS)
  • Especialização em Arte e Design para o Espaço Público (60 Créditos ECTS)

Concursos Locais

Prazos de Candidaturas e Vagas

Edição Concursos por Regime Regime Vagas Prazos
Entrada em 2º ciclos de estudo Entrada em 2º ciclos de estudo 23 2015-05-18 a 2015-06-19
Entrada em 2º ciclos de estudo Entrada em 2º ciclos de estudo 23 2015-05-18 a 2015-06-19

Unidades Curriculares

Projeto

EPP - ECTS

Pretende-se incentivar a reflexão e experimentação continuadas, de natureza variada de acordo com os objectivos particulares de cada estudante, dirigidas à experimentação e concretização de intervenções no espaço público entendidas na sua mais lata operatividade, desde por exemplo intervenções pontuais de carácter temporário, ao estudo do impacto urbano e social da arte no espaço público, passando pelo entendimento do espaço electrónico informacional como arena de intervenção sobre um espaço social. A unidade curricular supõe o desenvolvimento de um trabalho de natureza projectual consistente e amadurecido em coadjuvação com as restantes unidades curriculares, procurando por um lado, incentivar a autonomia do estudante, e por outro, instigando momentos de investigação colectiva e colaborativa. Os resultados da unidade curricular serão por isso, de natureza variada, podendo consistir tanto em momentos de experimentação em escala reduzida, como em trabalhos interventivos reais ou virtuais, em qualquer dos casos conducentes, preferencialmente, à realização de uma mostra pública no final.

Arte, Comunicação e Cultura Visual

EPACCV - ECTS

A unidade curricular pretende tecer cruzamentos entre os campos de operatividade da arte, da comunicação e da cultura visual, ancorada no estudo do pensamento crítico da contemporaneidade a partir do final do séc. XX e tendo em conta as contaminações mútuas entre todos aqueles campos. Suportada pela ideia de que não existe território de visualidade fora do cultural e do político, a unidade curricular pretende-se como instigadora de uma pesquisa interdisciplinar no entendimento da cultura contemporânea de forma multifacetada e dinâmica.

Campo Escultório e Contemporaneidade

MECEC - ECTS Campo Escultórico e Contemporaneidade pretende abordar epistemologicamente e ontologicamente os campos de implementação da escultura a partir dos anos 60 do século passado até ao momento presente, promovendo o conhecimento da expansão deste âmbito disciplinar que, desde então, não tem cessado de motivar enormes alterações paradigmáticas, não só no seu próprio seio, como no campo mais alargado das artes plásticas e visuais.
Através de alguns autores e das suas obras que protagonizaram diferentes acontecimentos do período em causa, contribuindo para a construção da narrativa histórica deste período, bem como através de textos críticos que contribuiram para a análise e compreensão dos fenómenos a ele implicados, Campo Escultórico e Contemporaneidade, promove uma visão esclarecida sobre as alterações paradigmáticas ocorridas neste contexto, auxiliando à compreensão do pensamento e da acção artísticos, dos seus meios, dos seus processos operativos, dos seus intervenientes e das suas linguagens, patrocinando a aquisição e/ou consolidação dos conceitos inerentes às questões acima enunciadas, desenvolvendo assim um olhar critico sobre a actividade escultórica do período em causa.

Como resultado final, a Unidade Curricular fomenta o desenvolvimento de métodos de investigação, de organização e gestão de conhecimentos adquiridos de modo a fornecer um conjunto de ferramentas capazes de contribuir para alicerçar a operatividade dos projetos artísticos individuais, bem como permita o desenvolvimento de um ensaio teórico, analítico e crítico de carácter inovador.

Desenho e Levantamento do Lugar

EPDLL - ECTS

- Contribuir para optimizar as competências do desenho na recolha de informação e análise de conteúdos;

- ajudar a formar imagens e conceitos adequados à realização de diferentes exercícios e projectos;

- contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia de projecto;

- promover a reflexão e espírito critico;

- promover atitudes de participação activa e fomentar a cooperação entre os alunos, e entre estes e as diferentes unidades curriculares.

Desenho e Projecto

EPDP - ECTS

Contribuir para optimizar as competências do desenho nas diferentes fases da formalização de um problema prático (projecto);

Contribuir para o desenvolvimento de uma metodologia de projecto / desenvolvimento projectual;

Ajudar a formar imagens e conceitos adequados que suportem o desenvolvimento e a formalização do projecto;

Promover o espírito critico;

Promover atitudes de participação activa e fomentar a cooperação entre alunos (respectivas vertentes académicas e práticas profissionais), assim como entre os alunos e as diferentes unidades curriculares.

 

Metodologias de Projecto e de Investigação (I)

ADEPMMII - ECTS A prática de investigação conducente ao trabalho de projeto engloba diversas fases, cada uma delas com tempos e objectivos próprios. Pretende-se preparar os estudantes para uma prática de investigação tendo em conta os seguintes pontos: Identificar e formular o problema da investigação (tema da investigação); Estruturar um projeto de investigação a partir da formulação do tema; Demonstrar a relevância da investigação para a produção de conhecimento nas áreas das Artes Plásticas, nomeadamente a Escultura, e Design para o Espaço Público assim como a sua aplicabilidade em campos disciplinares complementares; formar conceitos adequados que suportem o desenvolvimento do trabalho de investigação e a sua articulação com a componente projetual; Desenvolver competências de pesquisa: identificar diferentes fontes e técnicas para recolha de informação; Promover o espírito crítico, não só a partir de leitura e interpretação de textos mas também a partir de discussões e apresentações colectivas.

Projecto / Dissertação / Estágio

EPPDE - ECTS

Aprofundar, através de investigação e elaboração de projecto os conhecimentos e competências nas áreas previstas nos objectivos do Ciclo de Estudos.

Desenvolver temas pertinentes a uma ou outra área de especialização que possam constituir um contributo para a área respetiva.

Enquadrar os interesse científicos e profissionais de cada estudante na investigação de carácter teórico e teóorico-ptrático em curso bem como nas práticas profissionais actuais.

 

Metodologias de Projecto e de Investigação (II)

ADEPMMIII - ECTS Esta Unidade Curricular pretende dar continuidade ao programa de "Metodologias de Projeto e de Investigação I" assegurando assim o apoio aos estudantes, quer da componente escrita, quer da componente projetual (projetos em curso ou a desenvolver). Pretende-se assim reflectir e debater sobre os pontos de situação da dissertação desenvolvendo as seguintes competências:  consolidar o trabalho de investigação e respectivo campo de atuação; discutir e afinar as metodologias utilizadas, estado actual da investigação (pontos de situação) e suas etapas futuras; Acompanhar e discutir a bibliografia utilizada assim como partilhar diferentes fontes e técnicas para recolha e análise de informação; Acompanhar a articulação da componente teórica com a componente projetual incluindo o acompanhamento ao desenvolvimento e execução dos projetos em curso; Continuar a promover o espírito crítico a partir de discussões e apresentações coletivas.
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