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Cursos

Licenciatura em Design de Comunicação

Dados Gerais

Código Oficial: 9070
Sigla: DC

Diplomas

  • Licenciatura em Design de Comunicação (240 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Desenho I

DES01 - ECTS

Compreender o desenho como veículo que opera, se relaciona e se equaciona, entre perceção e representação.
Introduzir e desenvolver as competências do Desenho como instrumento operativo de conhecimento e de reconhecimento.
Conhecer e aplicar terminologias básicas do desenho.
Sensibilizar o estudante para a importância do património e história do Desenho.

Fotografia

FOTO01 - ECTS

— Conhecimento técnico sobre o funcionamento de máquinas fotográficas analógicas e digitais;
— Aptidão para registar fotografias sabendo aplicar noções de profundidade de campo e velocidade de obturação;
— Adquirir competências relativas à revelação de negativos e ampliação de fotografias;
— Dominar competências técnicas de iluminação em estúdio;
— Aprofundar técnicas de edição de imagem fotográfica;
— Entendimento sobre a história da fotografia e a sua relação com o design de comunicação;
— Aprofundar o pensamento crítico sobre a fotografia na contemporaneidade.
— Explorar a fotografia como um elemento de comunicação alargado em projetos de comunicação visual. 

História da Arte I

HA101 - ECTS

INTRODUÇÃO: Esta disciplina destina-se a fornecer aos alunos dos vários cursos da FBAUP um espaço de reflexão comum sobre a arte, enquanto componente de sistemas culturais que se foram modificando ao longo dos tempos e que diferem nas várias civilizações que lhes deram origem. Deste modo, o programa da disciplina será estruturado à volta de grandes temáticas, capazes de suscitar o confronto e o diálogo entre alunos com experiências e motivações muito diferentes. A disciplina cobre um longo período histórico, que deu origem a magníficas produções artísticas que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da consciência ocidental. A abordagem será simultaneamente histórica e temática, pretendendo fornecer aos alunos os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte medieval, tanto no seu contexto sócio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal. Procurar-se-á fomentar o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios, e desenvolver as capacidades de entendimento das imagens, fornecendo aos alunos utensílios para observar e interpretar o objecto artístico. O confronto com obras de arte, temas e questões essenciais à história da arte, permitirá a cada aluno tecer a sua própria base de reflexão. A partir de algumas obras maiores e de outras menos divulgadas da história da arte ocidental, procurar-se-á dotar os alunos de uma linguagem crítica comum, dando especial relevo à importância do contexto histórico e cultural e da análise formal, de modo a que estas obras permitam igualmente compreender certas práticas contemporâneas. 

OBJECTIVOS: 
Distinguir e identificar as realizações artísticas da Idade Média e os seus antecedentes. Conhecer as suas características estético-formais. Caracterizar o contexto socio-económico, político, religioso, cultural e mental do surgimento e desenvolvimento de cada um dos estilos artísticos deste período. Identificar e caracterizar algumas das obras de arte exemplificadoras de cada estilo artístico. Aprofundar o conhecimento através de leituras especializadas.

Conhecer os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte medieval, tanto no seu contexto sócio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal. Desenvolver o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios. Desenvolver as capacidades de entendimento das imagens; obter competências para observar e interpretar o objecto artístico.

Introdução ao Design

ID01 - ECTS

No final da UC de Introdução ao Design os estudantes deverão ter:

1 - A autonomia na investigação e experimentação de diferentes gramáticas da comunicação visual, a partir da abordagem laboratorial aos processos e à análise e crítica dos resultados;

2 - As competências necessárias para responderem a exercícios que questionem os meios de comunicação, assim como as suas estratégias da criação, transformação e transmissão de conteúdos;

3 - O conhecimento de ferramentas essenciais para a construção de uma gramática gráfica e comunicativa;

4 - O reconhecimento e aplicação de diferentes metodologias na concretização de projetos tendo por base uma abordagem especulativa do Design de Comunicação, assim como o simulacro em contextos reais;

5 – O conhecimento prático e pensamento crítico alicerçado na história da comunicação visual e nas práticas do Design contemporâneo;

6 - A compreensão do papel do Design na sociedade.

Introdução às Ferramentas Digitais

INFD01 - ECTS Fornecer um enquadramento histórico e sociocultural das ferramentas digitais na atual prática do Design de Comunicação (gráfico e digital media);
Adquirir competências teórico-práticas sobre autoria gráfica digital que alicercem uma compreensão científica e técnica dos princípios fundamentais e promovam a prática do Design de Comunicação;
Criar, promover e refinar metodologias de trabalho para conceção e produção de projetos de design sustentados por ferramentas digitais.

Desenho II

DSII01 - ECTS

Fortalecer a acuidade percetiva e visual na relação com as diferentes tipologias do Desenho.
Desenvolver competências de entendimento, manipulação e seleção nos diferentes modos de fazer e meios de representação do desenho.
Fornecer o saber e a segurança de uma tecnologia.
Conhecer e aplicar as terminologias básicas do desenho.
Sensibilizar o aluno para a importância do património e história do desenho.

Geometria

GEO01 - ECTS

Nesta Unidade Curricular, com o estudo desta ciência, a Geometria, pretende-se:
- incentivar as capacidades lógico-dedutivas do estudante, construindo uma atitude analítica e fortalecendo o caráter sintético relativamente ao mundo dos objetos e dos espaços, a partir da consciência e exploração do corpo no espaço.

Partindo do pressuposto da Geometria como estrutura do Desenho, o estudante deverá:
- adquirir o conhecimento que lhe permitam utilizar os sistemas projetivos de representação geométrica rigorosa como base do conhecimento e do entendimento das formas dos objetos e dos espaços e da sua inter-relação.

História da Arte II

HA102 - ECTS
Introdução: Esta unidade curricular destina-se a fornecer aos estudantes dos vários cursos da FBAUP um espaço de reflexão comum sobre a arte, enquanto componente de sistemas culturais que se foram modificando ao longo dos tempos e que diferem nas várias civilizações que lhes deram origem. Deste modo, o programa da UC será estruturado à volta de grandes temáticas, capazes de suscitar o confronto e o diálogo entre estudantes com experiências e motivações muito diferentes. A unidade curricular cobre um longo período histórico, que deu origem a magníficas produções artísticas que tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da consciência ocidental.
A abordagem será simultaneamente histórica e temática, pretendendo fornecer aos estudantes os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte do Renascimento, tanto no seu contexto socio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal. Procurar-se-á fomentar o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios, e desenvolver as capacidades de entendimento das imagens, fornecendo aos estudantes utensílios para observar e interpretar o objecto artístico. O confronto com obras de arte, temas e questões essenciais à história da arte, permitirá a cada um tecer a sua própria base de reflexão. A partir de algumas obras maiores e de outras menos divulgadas da história da arte ocidental, procurar-se-á dotar os estudantes de uma linguagem crítica comum, dando especial relevo à importância do contexto histórico e cultural e da análise formal, de modo a que estas obras permitam igualmente compreender certas práticas contemporâneas.
 
 
Objectivos: Distinguir e identificar as realizações artísticas do Renascimento e os seus antecedentes. Conhecer as suas características estético-formais. Caracterizar o contexto socio-económico, político, religioso, cultural e mental do surgimento e desenvolvimento deste estilo artístico. Identificar e caracterizar algumas das obras de arte exemplificadoras do Renascimento nas suas várias fases. Aprofundar o conhecimento através de leituras especializadas.
Conhecer os instrumentos de análise fundamentais para o estudo e apreciação da arte do Renascimento, tanto no seu contexto socio-histórico original, como quanto à sua importância e significado universal. Desenvolver o interesse pela leitura de textos da época e de estudos e ensaios. Desenvolver as capacidades de entendimento das imagens; obter competências para observar e interpretar o objecto artístico.
 

Projeto 1

PJ101 - ECTS

A unidade curricular (UC) de Projeto 1 visa a consolidação dos métodos de trabalho relacionados com comportamentos do Design na sua perspetiva comunicacional, passando pelo escrutínio e desenvolvimento de matérias basilares para a produção de objetos gráficos, tais como o texto ou os pictogramas.

A escrita, a caligrafia, a tipografia bem como as imagens de síntese são pensadas como matérias para o desenvolvimento da comunicação gráfica da mensagem, em suportes de comunicação diversos.

Serão articulados exercícios em continuidade com o semestre anterior, assumidos aqui numa perspetiva focada tanto nos processos de composição como nos elementos-chave que os compõem. Serão desenvolvidos os princípios básicos da caligrafia e da tipografia para adquirir aptidões conceptuais e técnicas para progredir com solidez artística e científica em subdisciplinas da área do Design, como o Design Tipográfico, Pictografia e Iconografia, ou ainda Design Editorial.

Propõe-se uma reflexão acerca dos princípios de desenvolvimento da tipografia para suportes e propósitos editoriais, as suas características e condicionantes.

Vídeo

VI01 - ECTS


Iniciação à teoria e prática dos media audiovisuais na perspetiva da conceção e realização. Aprendizagem técnica e tecnológica da vídeo-cinematografia percorrendo as diferentes fases que caracterizam a conceção, realização audiovisuais: pré-produção, produção e pós-produção. Aproximação à história e análise dos media no cinema e vídeo, convenções e gramática, géneros e estruturas narrativas. Procura-se obter do estudante uma atitude criativa, crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da cinematografia. Tendo como princípio de que o vídeo é um trabalho coletivo com um objetivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.


Estética

EST01 - ECTS

Fornecer os instrumentos conceptuais capazes de potenciar o exercício de uma reflexão crítica e informada que tenha como objecto primeiro a criação e recepção das obras de arte. O contacto com um percurso temático historicamente orientado —o qual percorre o pensamento de alguns dos principais agentes da reflexão estética do passado e da contemporaneidade— deverá potenciar a autonomia crítica e a interiorização da intrínseca interdependência entre a dimensão de produção e recepção artísticas e o discurso conceptual; e, de um modo mais lato, a intrínseca interdependência entre as representações de mundo privilegiadas por uma dada época, cultura ou artista, e o modo como a arte é pensada, produzida e experienciada. Neste sentido, pensar a arte será, antes do mais, entendido como uma investigação sobre o próprio pensamento, isto é, sobre os instrumentos culturais de representação do real. Procuraremos identificar qual a especificidade das linguagens de representação artísticas face a outras formas de pensar e experienciar o mundo. Genericamente, o problema da Representação colocar-se-á segundo uma dupla dimensão: 1) Qual a representação de mundo privilegiada por uma dada época, cultura ou indivíduo? Isto é, de forma simplificada, qual a resposta fornecida à questão o que é o mundo?; ou ainda, qual o modo privilegiado de representar o mundo? 2) Qual a representação de arte privilegiada por uma da época, cultura ou indivíduo? Isto é, de forma simplificada, qual a resposta fornecida à questão o que é a arte? Se normalmente é em função de uma resposta, pelo menos implícita, à questão o que é o mundo? que se define a resposta à questão o que é a arte?, também é possível pensar que em algumas épocas, práticas ou pensadores é em função da segunda que se define a primeira. É disto exemplo o modo como a representação de mundo produzida pela arte num determinado período histórico-cultural condiciona activamente a própria transformação do mundo —estejam ou não os agentes conscientes disso. Parece-nos possível pensar a história da arte e a história da estética, enquanto reflexão temática, como resultado de um processo de interacção entre uma —múltipla— representação de mundo e uma —igualmente múltipla— representação de arte. Esta interacção desenvolve-se em duas vertentes principais: a) — A da adequação —ou inadequação— da representação artística a uma subjacente, mas nem sempre consciente representação de mundo. Segundo esta concepção, a arte imita a vida. É este o óbice maior à noção de representação mimética, que durante largo tempo estruturou e condicionou a arte ocidental: tratar-se-ia sempre de uma representação de segundo grau, isto é, da representação de uma representação. b) — A adequação do mundo a uma determinada representação artística de mundo — isto é, o desejo de fazer do mundo uma obra de arte. Este é o desejo que animou ao longo, pelo menos, do último século, as vanguardas artísticas socialmente comprometidas. Segundo este modelo, que é o da modernidade, não é a arte que imita a vida, é a vida que imita a arte. No entanto, a pretensão várias vezes formulada de adequar o mundo a uma representação ideal inspirou algumas das mais terríveis experiências políticas do século XX. Isto torna claro o carácter extremamente problemático da relação entre arte e realidade, adquirindo um papel central a noção de representação: é a partir dela que um e outro conceito se definem. Torna-se, por isso, pertinente interrogar a arte a partir da noção de representação, segundo as variáveis acima referidas. O equacionar destas variáveis permitirá uma focalização das nossas análises, desenhando um percurso dirigido, tendente a proporcionar uma compreensão da arte enquanto fenómeno cultural histórica e culturalmente situado.

História e Teoria da Comunicação

HTC201 - ECTS Esta UC pretende debater com a população discente alguns momentos históricos na comunicação humana desde o advento da humanidade e dar a conhecer os principais modos teóricos de ver a comunicação desde o início do século XX da nossa era.

Ilustração

ILST01 - ECTS

Metodologias de Projeto e Investigação em Design

MPID01 - ECTS

No final deste UC os estudantes deverão ser capazes de:

  • Investigar no sentido de compreender as características, os objetivos e os diversos contextos de um determinado projeto;
  • Compreender diferentes modelos de investigação e propostas metodológicas, articulando esse conhecimento com aplicações de carácter prático em projetos de design;
  • Desenvolver capacidades de problematização, de exploração, de recolha e análise de dados; 
Desenvolver competências de apresentação de projetos de design.

Produção Gráfica

PG01 - ECTS Conhecer, entender, produzir, coordenar e avaliar a produção gráfica de um serviço/projeto de design de comunicação.

A produção gráfica é a última fase de qualquer projeto de design gráfico. Por outro lado é a área responsável de pôr à disposição do utilizador/consumidor o artefacto idealizado e produzido. Como tal, é nesta fase que se define a qualidade do projeto, que vai influenciar todas as decisões tomadas durante o processo.

Assim, nesta unidade curricular pretende-se demonstrar aos discentes tanto as capacidades de optimização de resultados como as possibilidades criativas que tem em si mesma as tecnologias de produção. Também é necessário assinalar a diferença processual que implica o uso das tecnologias analógico-mecânicas e digitais.

Projeto 2

PJ201 - ECTS

Desenvolver e compreender o design de sistemas de identidade, corporativos e institucionais, desde a sua origem até à suas manifestações actuais. Desenvolver projectos de identidade a partir de diversos programas, fins e media em que o design de sistemas de identidade se desenvolve actualmente. Compreender conceitos estruturais de design de comunicação, de design de identidade e consolidar a cultura de projecto em design, desenvolvendo uma abordagem crítica à sua prática.

Antropologia

ANT01 - ECTS

A antropologia, de pendor holístico e vocacionada para o estudo da alteridade, permite uma compreensão mais alargada do agir humano. Assim sendo, ao longo da formação, os estudantes irão lidar com um conjunto diversificado de ferramentas teóricas e conceptuais que lhes permitirão investigar e compreender, de uma forma muito mais abrangente, os fenómenos socioculturais contemporâneos, bem como adquirir conhecimentos e competências que lhes darão um entendimento mais alargado dos fenómenos resultantes de complexos processos históricos, sociais e culturais, que não se compaginam com explicações “naturalizadas” simplistas e altamente redutoras.

Design de Produto

DP101 - ECTS

Edição e Curadoria em Design

ECD101 - ECTS

No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:

  • Investigar e organizar exposições.
  • Investigar e organizar publicações.
  • Concretização de projetos de investigação em design através de edição e curadoria.
  • Conhecimento operativo de  edição e curadoria contemporânea e das suas histórias.

História do Design

HD102 - ECTS

Objectivos: Os alunos alcançarão um conhecimento operativo e crítico da história do design gráfico.

Introdução à Programação

INTP01 - ECTS

No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de conceber, desenhar e implementar artefactos digitais interativos recorrendo a programação gráfica.

Concretamente: 

  • Conceber a estrutura de um programa ou algoritmo;
  • Desenhar ou otimizar recursos digitais adequados ao meio ou à tecnologia elegida;
  • Programar segundo uma abordagem funcional ou orientada a objetos;
  • Adaptar-se a outras linguagens ou ambientes de programação;
  • Conhecer a história e a evolução da estética computacional através dos seus principais designers, artistas e praticantes.

 A UC tem por objetivo transversal explorar o código como um recurso para a criação ou personalização de ferramentas para diferentes contextos de design de comunicação: gráficos e impressão, animação e vídeo, e aplicações interativas.

Laboratório de Fotografia

LF500 - ECTS — Aprofundar o conhecimento tecnológico relativamente à reprodução de imagens fotográficas;
— Conhecer o funcionamento de técnicas de impressão fotográfica;
— Aprender a revelar negativos no contexto de fotografia analógica a preto e branco;
— Realizar a impressão de provas de contacto;
— Explorar processos alternativos de impressão fotográfica;
— Ampliar fotografias no contexto de fotografia analógica a preto e branco;
— Aprender técnicas de manipulação fotográfica em contexto de laboratório;
— Desenvolver hábitos de reflexão sobre análise de fotografias.

Narrativas Ilustradas

NI01 - ECTS
A unidade curricular de Narrativas Ilustradas, prevê a consolidação dos métodos de trabalho relacionados com a imagem ilustrada, experimentados em anos anteriores, assumidos aqui numa perspetiva de autor, incentivando a investigação pessoal para a pesquisa de um registo próprio.

Serão exploradas narrativas para a construção de um trabalho final ilustrado que pressuponha a maquete de uma possível publicação.

Esta unidade curricular entende-se como um espaço de reflexão, onde a imagem ilustrada será preponderante na construção de uma sequência visual, sendo esta linear ou fragmentada. Pretende-se identificar os contextos sociais e culturais onde a imagem ilustrada protagonize o seu universo narrativo.

Práticas do Desenho

PD500 - ECTS

Trabalhar a autonomia e prática do Desenho como meio reflexivo, expressivo e comunicante; Desenvolver a ideia do desenho como objecto artístico, numa perspectiva próxima das investigações produzidas nas áreas de Pintura, Multimédia, Escultura, trabalhando as suas similitudes e diferenças; Prosseguir a ideia do caráter “projetual” do Desenho nas suas possíveis e diferentes vertentes; Trabalhar numa “simulação” da investigação de ateliê, numa responsabilização das estratégias metodológicas escolhidas; Desenvolver o discurso crítico do trabalho produzido através do debate de ideias e da elaboração de textos Aprofundar conhecimentos e valias do Desenho e da sua História, fundamentalmente no que se refere ao Desenho Contemporâneo. 

Projeto 3

PJ301 - ECTS
  • entender, conceber, coordenar, produzir, gerir e apresentar um projeto editorial autóctone, autoral, autónomo e independente;
  • repensar o conceito do objeto impresso, libertando-o da mera função de transmissor de conteúdos, escritos ou visuais, conferindo-lhe pertinência tanto como objeto artístico como emissor crítico;
  • criar, reciclar e inovar utilizando recursos e tecnologias sustentavelmente limitadas.

Técnicas de Animação

TA101 - ECTS

Iniciação à prática do cinema de animação - da construção mais elementar às técnicas tradicionais, em cruzamento com estratégias contemporâneas e meios digitais. Introdução à prática da animação percorrendo a pré-produção, produção e pós-produção. Aproximação à história e experiência da animação - convenções e gramática, géneros, técnicas e estruturas narrativas. Filmagem em "stop motion" e "frame a frame": animação de sombras em silhueta, areia, recortes, plasticina, desenho, pixilação, rotoscopia, etc. Registo e edição vídeo e aúdio. Procura-se obter do aluno uma atitude criativa, crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da expressão artística em animação. Tendo como princípio de que a animação é um trabalho coletivo com um objetivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Cultura Visual

CV01 - ECTS

Desenho de Tipos

DT101 - ECTS O objetivo da UC de Desenho de Tipos é conceber, desenhar e produzir um tipo de letra digital funcional para utilização em projetos de design de comunicação:

  • Conhecer e compreender a evolução, estrutura e proporções formais do sistema de escrita latina;
  • Desenvolver competências na teoria do traço, acuidade no desenho, proporções e composição tipográfica;
  • Desenvolver competências de desenho e materialização tipográfica, com instrumentos analógicos e digitais;
  • Desenvolver e avaliar tipos de letra digitais funcionais para projetos de Design de Comunicação;

Desenhos do Corpo

DSC500 - ECTS

Esta unidade curricular de caráter teórico-prático tem como assunto exclusivo o estudo do corpo humano, na sua complexidade visual, morfológica e como imagem, tendo como instrumento para esse estudo o desenho, nas suas variadas estratégias.
Trata-se, não de produzir desenhos “autónomos” e autorais cujo pretexto é a figura humana, mas, antes pelo contrário, de sobrevalorizar as competências do desenho como meio para entender, organizar e comunicar o conhecimento.
No cruzamento entre as “velhas” e “novas” anatomias pretende-se sistematizar, aprofundar e desenvolver competências no âmbito do estudo do corpo e das suas diferentes representações, de desenvolver e enquadrar capacidades gráficas de tratamento do desenho, problematizando as questões implicadas nessa seleções, assim como desenvolver conhecimentos sobre os conceitos implicados tais como representação, imagem, figura, corpo e modelo.

Design de Produto

DP101 - ECTS

Esta Unidade Curricular visa introduzir os conceitos, problemáticas associadas ao Design de Produto, oferecendo um conjunto de ferramentas básicas. Estas ferramentas procuram apetrechar os estudantes com conhecimentos e aptidões capazes de assegurar competências de base para prosseguimento de estudos neste domínio.

Sensibilizar para o domínio do Design de Produto nas vertentes social, artesanal, industrial, comercial;

  • Dominar conceitos de base e articular os princípios de Design;
  • Adquirir referenciais no plano diacrónico e sincrónico;
  • Adquirir hábitos de pesquisa, organização e aplicação de dados;
  • Potenciar as capacidades de análise e de síntese no estudo dos artefactos e na compreensão dos meios e dos fins;
  • Identificar problemas e soluções no domínio da conceção, da produção e comercialização.

Design Editorial

DE01 - ECTS

Através de uma sucessão de projectos de edição, dá-se a oportunidade para produzir projectos auto-propostos, desenvolvidos com relativa autonomia sob orientação do docente. A ênfase será dada ao design e edição preferindo, pela economia e rapidez, tecnologias de print-on-demand.

Gravura: Técnicas de Relevo e Serigrafia

GTRS500 - ECTS

Aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal de obra gráfica original através das técnicas de relevo e permeográficas, com percurso oficinal sobre os procedimentos históricos mais relevantes (xilogravura, linogravura, serigrafia).

Estudantes alargam o entendimento das fronteiras da auto edição e seus recursos tecnológicos de produção, quer dentro de uma prática individual, quer seja enquanto recursos formais, tecnológicos ou enquanto elementos de uma linguagem crítica. Estudantes adquirem uma capacidade de decisão tecnológica para a correcta implementação das ideias artísticas, e apresentação junto de especialistas e público em geral.

Estudantes desenvolvem práticas experimentais e de pesquisa com base na reactualização dos processos de impressão historicamente empregues em contextos de produção gráfica original. A variedade de estratégias de investigação e concretização -ensaios tecnológicos, experimentação artística, consulta de manuais- proporciona uma consolidação oficinal de um espectro de procedimentos gráficos. Estudantes adquirem as competências metodológicas relativas à prática oficinal de modo a alargar o seu próprio repertorio técnico e implementar ideias de crescente grau de complexidade.

Estudantes compreendem como a experimentação e verificação dos mecanismos explícitos e implícitos das tecnologias a trabalhar, ajudam a compreender o contexto histórico, social e técnico da gravura num campo expandido. É pela prática que estudantes compreendem o contexto histórico, social e técnico, aprendem a respeitar as tradições gráficas na sua relação com a produção oficinal, no sentido da eficiência dos resultados de forma integrada com a prática expressiva e crítica individual

Laboratório de Animação

LA01 - ECTS

Aprofundamento na aprendizagem da animação convencional ou experimental e afirmação de um discurso autoral. Iniciação às regras básicas de elaboração de um projeto de fílmico: guião, narrativa, imaginário, personagens e expressão animada. Percorrendo as três fases essenciais que caracterizam a conceção e realização de uma animação: pré-produção, produção e pós-produção. Aproximação a contextos de trabalho de carácter profissional e artístico, na produção de storyboards, animatics, character design, art direction e mapas de produção.
Procura-se obter do aluno uma atitude criativa, crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da expressão artística em animação. Tendo como princípio de que a animação é um trabalho coletivo com um objetivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Modelação e Animação 3D

MA3D211 - ECTS

- Introdução às técnicas e tecnologias de modelação e animação 3D;

- Enquadramento da modelação e animação 3D nas práticas artísticas.

Narrativas Ilustradas

NI01 - ECTS
A unidade curricular de Narrativas Ilustradas, prevê a consolidação dos métodos de trabalho relacionados com a imagem ilustrada, experimentados em anos anteriores, assumidos aqui numa perspetiva de autor, incentivando a investigação pessoal para a pesquisa de um registo próprio.

Serão exploradas narrativas para a construção de um trabalho final ilustrado que pressuponha a maquete de uma possível publicação.

Esta unidade curricular entende-se como um espaço de reflexão, onde a imagem ilustrada será preponderante na construção de uma sequência visual, sendo esta linear ou fragmentada. Pretende-se identificar os contextos sociais e culturais onde a imagem ilustrada protagonize o seu universo narrativo.

Projeto 4

PJ104 - ECTS A unidade curricular de Projeto 4 desenvolve uma perspectiva crítica sobre os vários meios em que o design de comunicação contemporâneo atua, sobre as formas como estes meios se complementam e intersectam, e como dão origem a fenómenos de remediação e à emergência de meios híbridos. Estudando a cultura de convergência contemporânea e a forma como ela se centra no computacional, Projeto 4 desenvolve-se a partir de um modelo conceptual que diferencia os meios das tecnologias que os suportam, que olha para os seus contextos de acesso e de utilização e estuda as suas influências temporais e espaciais. Pensando o trabalho do designer num contexto pós-digital, esta unidade curricular investiga as formas como a computação favorece o desenvolvimento de estruturas não-lineares e de regimes de leitura que conduzem à emergência de experiências estéticas e comunicacionais singulares. Dando sequência a competências desenvolvidas nas anteriores unidades curriculares, Projeto 4 promove a literacia dos meios computacionais, introduz metodologias de projeto e documentação para o design computacional, e desenvolve experiências com a criação de narrativas interativas e multimeios.

Visualização da Informação

VI101 - ECTS

A Unidade Curricular dedica-se ao estudo da visualização de informação e da infografia como áreas de transformação de dados em conhecimento acedido visualmente, abordando a sua capacidade aglutinadora na associação de processos visuais e criação de diagramas de visualização.

Por esse motivo, se assume a “visualização de informação como um mapeamento entre dados discretos e representação visual” (Manovich, 2011) em contextos estáticos e dinâmicos.

O leitmotiv da U.C. incide na apresentação e visualização de dados aplicando princípios de design e perceção humana em storytelling através da produção visual de informação. 

Pretende-se que no final da U.C. os estudantes consigam produzir visualizações interativas, sabendo tratar e analisar convenientemente bases de dados:

 

  • Compreender a infografia enquanto veículo de informação gráfica representativa de dados quantitativos e qualitativos;
  • Aprender a comunicar eficientemente utilizando uma representação visual de dados: Mapas, gráficos, animação, interatividade;
  • Aplicar de forma criteriosa a gramática visual apreendida na estruturação e composição de um projeto infográfico;
  • Reconhecer e aplicar os mecanismos de representação visual mais adequados decorrentes da tipologia de conteúdos e respetiva natureza dos dados;
  • Conhecer e utilizar ferramentas e bibliotecas de visualização (Tableau, dimple.js e D3.js) com aplicabilidade no contexto impresso e Web.

Web Design

WD101 - ECTS O objetivo da UC de Web Design é conceber, desenhar e publicar páginas da Web:
  • Compreender a arquitetura e funcionamento da Web;
  • Adquirir e desenvolver conhecimentos teóricos e práticos sobre o Web Design;
  • Desenvolver competências de gestão de projetos de Web Design desde a conceção até à implementação e publicação online;
  • Fomentar uma cultura de prática e reflexão crítica sobre Web Design;

Design de Jogos

DJ01 - ECTS

A unidade curricular de Design de Jogos, no âmbito do Design de Comunicação, pretende desenvolver os conhecimentos e competências dos estudantes no design de sistemas de jogo, enquanto desenvolve uma discussão focada sobre a relação destes media com a cultura e sociedade e os seus impactos societais. Seguindo um caráter projetual, no final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer os contextos da produção de jogos e o papel do designer de jogos;
  • Prototipar, testar e iterar sistemas trabalhando com elementos formais e dramáticos do jogo, e concebendo dinâmicas de sistemas de jogo;
  • Conceber a ação, experiência e retórica de jogo.

Design de Produto

DP101 - ECTS

Design e Movimento

DM101 - ECTS

Esta UC explora as narrativas de design visual na interseção da composição com a experiência do utilizador. Os tópicos incluem gráficos em movimento, composição digital, e design de interação.


No final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:

  • Conceber, estruturar, e desenhar narrativas lineares e não-lineares; 

  • Desenhar e produzir composições dinâmicas para comunicação;

  • Animar elementos ou adicionar dinamismo às componentes de um sistema digital;

  • Executar composições e manipular tipografia num ambiente dinâmico;
  • Compreender o ambiente e desenhar a informação gráficos ou visualizações para a experiência espacial.

Design e Som

DS101 - ECTS

Esta é uma unidade curricular introdutória ao som no design que pretende dotar os estudantes de conhecimentos básicos sobre um universo expressivo que, apesar de certamente muito familiar, é ainda largamente desconhecido — de um ponto técnico e teórico — para os estudantes. Assim, a unidade curricular assume-se como fundamentalmente teórico-prática, desenvolvendo competências técnicas em simultâneo com o conhecimento crítico do campo.

Design Editorial

DE01 - ECTS

Através de uma sucessão de projectos de edição, dá-se a oportunidade para produzir projectos auto-propostos, desenvolvidos com relativa autonomia sob orientação do docente. A ênfase será dada ao design e edição preferindo, pela economia e rapidez, tecnologias de print-on-demand.

Edição e Curadoria em Design

ECD101 - ECTS

No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:

  • Investigar e organizar exposições.
  • Investigar e organizar publicações.
  • Concretização de projetos de investigação em design através de edição e curadoria.
  • Conhecimento operativo de  edição e curadoria contemporânea e das suas histórias.

Fotografia e Edição

FE01 - ECTS

A UC de Fotografia e Edição tem como principais objetivos possibilitar aos estudantes adquirir saberes e aptidões concetuais e necessários para:

— Caracterizar a especificidade de um projeto editorial na área da fotografia;
— Identificar formatos de publicação fotográfica  ao nível da seleção, sequência, circulação e divulgação, no contexto nacional e no contexto internacional.
— Compreender o livro como meio de montagem: formatos, planos, cadernos, técnicas de impressão, seleção, sequência e encadernação
— Perceber o contributo da História das publicações para a historiografia do meio fotográfico.

Gestão em Design

GD402 - ECTS

Em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e a empresa Everythink, esta Unidade Curricular tem como objetivos gerais dotar os estudantes de competências base para a gestão de projetos integrados em equipas alargadas e multidisciplinares considerando a análise financeira. 

Outros objetivos da Unidade Curricular, passam por sensibilizar os estudantes para a criação de projetos próprios, apresentando ferramentas de apoio ao desenho de modelos e estratégias de negócio (respetivamente, da introdução ao "Business Model Canvas", à propriedade intelectual), culminando em técnicas e ferramentas de comunicação empresarial e apresentação em público.

Gravura: Técnicas de Relevo e Serigrafia

GTRS500 - ECTS

Aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal de obra gráfica original através das técnicas de relevo e permeográficas, com percurso oficinal sobre os procedimentos históricos mais relevantes (xilogravura, linogravura, serigrafia).

Estudantes alargam o entendimento das fronteiras da auto edição e seus recursos tecnológicos de produção, quer dentro de uma prática individual, quer seja enquanto recursos formais, tecnológicos ou enquanto elementos de uma linguagem crítica. Estudantes adquirem uma capacidade de decisão tecnológica para a correcta implementação das ideias artísticas, e apresentação junto de especialistas e público em geral.

Estudantes desenvolvem práticas experimentais e de pesquisa com base na reactualização dos processos de impressão historicamente empregues em contextos de produção gráfica original. A variedade de estratégias de investigação e concretização -ensaios tecnológicos, experimentação artística, consulta de manuais- proporciona uma consolidação oficinal de um espectro de procedimentos gráficos. Estudantes adquirem as competências metodológicas relativas à prática oficinal de modo a alargar o seu próprio repertorio técnico e implementar ideias de crescente grau de complexidade.

Estudantes compreendem como a experimentação e verificação dos mecanismos explícitos e implícitos das tecnologias a trabalhar, ajudam a compreender o contexto histórico, social e técnico da gravura num campo expandido. É pela prática que estudantes compreendem o contexto histórico, social e técnico, aprendem a respeitar as tradições gráficas na sua relação com a produção oficinal, no sentido da eficiência dos resultados de forma integrada com a prática expressiva e crítica individual

Laboratório de Fotografia

LF500 - ECTS — Aprofundar o conhecimento tecnológico relativamente à reprodução de imagens fotográficas;
— Conhecer o funcionamento de técnicas de impressão fotográfica;
— Aprender a revelar negativos no contexto de fotografia analógica a preto e branco;
— Realizar a impressão de provas de contacto;
— Explorar processos alternativos de impressão fotográfica;
— Ampliar fotografias no contexto de fotografia analógica a preto e branco;
— Aprender técnicas de manipulação fotográfica em contexto de laboratório;
— Desenvolver hábitos de reflexão sobre análise de fotografias.

Laboratório de Vídeo

LV211 - ECTS Em Laboratório de Vídeo pretende-se um aprofundamento nas práticas audiovisuais contemporâneas e à história do cinema e video. O desenvolvimento de projetos é orientado, por um lado, para uma especialização na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, e para a experimentação autoral num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica. Serão desenvolvidas abordagens de complementaridade curricular, nomeadamente na aproximação aos genéricos cinematográficos, grafismos cinemáticos (motion graphics) e publicidade institucional. Procura-se obter do aluno uma atitude criativa, crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia. Tendo como princípio que os audiovisuais operam num âmbito de trabalho coletivo com um objetivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Narrativas Ilustradas

NI01 - ECTS
A unidade curricular de Narrativas Ilustradas, prevê a consolidação dos métodos de trabalho relacionados com a imagem ilustrada, experimentados em anos anteriores, assumidos aqui numa perspetiva de autor, incentivando a investigação pessoal para a pesquisa de um registo próprio.

Serão exploradas narrativas para a construção de um trabalho final ilustrado que pressuponha a maquete de uma possível publicação.

Esta unidade curricular entende-se como um espaço de reflexão, onde a imagem ilustrada será preponderante na construção de uma sequência visual, sendo esta linear ou fragmentada. Pretende-se identificar os contextos sociais e culturais onde a imagem ilustrada protagonize o seu universo narrativo.

Práticas do Desenho

PD500 - ECTS

Trabalhar a autonomia e prática do Desenho como meio reflexivo, expressivo e comunicante; Desenvolver a ideia do desenho como objecto artístico, numa perspectiva próxima das investigações produzidas nas áreas de Pintura, Multimédia, Escultura, trabalhando as suas similitudes e diferenças; Prosseguir a ideia do caráter “projetual” do Desenho nas suas possíveis e diferentes vertentes; Trabalhar numa “simulação” da investigação de ateliê, numa responsabilização das estratégias metodológicas escolhidas; Desenvolver o discurso crítico do trabalho produzido através do debate de ideias e da elaboração de textos Aprofundar conhecimentos e valias do Desenho e da sua História, fundamentalmente no que se refere ao Desenho Contemporâneo. 

Projeto 5

PJ105 - ECTS

Reconhecer e aplicar abordagens e métodos de projeto orientados ao Design da Interação, dedicando particular atenção ao Design Centrado na Pessoa no campo interdisciplinar da Somaestética.

Num contexto computacional interactivo e wearable, destacam-se os assuntos relacionados com o design emocional, relação corpo-mente e as respectivas fenomenologias inerentes à 'embodied cognition' e somaestética. 


Com um carácter essencialmente laboratorial e em estreita articulação com a UC de Gestão em Design (assumindo esta uma parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), a UC P5 foca-se na aquisição de competências metodológicas e processuais para o desenvolvimento de soluções em media interativos trabalhando sobre projetos com perfil especulativo e disruptivo e/ou linear e procedimental.

Publicação Digital

PD01 - ECTS O objetivo da UC de Publicação Digital (PD01) é compreender, conceber e desenvolver um discurso e uma prática crítica em torno de artefactos editoriais que se integrem no atual ecossistema de comunicação e publicação digital: conhecer e compreender a evolução dos meios de comunicação editorais; desenvolver competências críticas de análise e implementação de artefactos e estratégias editorais contemporâneas.
 

Técnicas de Animação

TA101 - ECTS

Iniciação à prática do cinema de animação - da construção mais elementar às técnicas tradicionais, em cruzamento com estratégias contemporâneas e meios digitais. Introdução à prática da animação percorrendo a pré-produção, produção e pós-produção. Aproximação à história e experiência da animação - convenções e gramática, géneros, técnicas e estruturas narrativas. Filmagem em "stop motion" e "frame a frame": animação de sombras em silhueta, areia, recortes, plasticina, desenho, pixilação, rotoscopia, etc. Registo e edição vídeo e aúdio. Procura-se obter do aluno uma atitude criativa, crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da expressão artística em animação. Tendo como princípio de que a animação é um trabalho coletivo com um objetivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Desenho de Tipos

DT101 - ECTS O objetivo da UC de Desenho de Tipos é conceber, desenhar e produzir um tipo de letra digital funcional para utilização em projetos de design de comunicação:

  • Conhecer e compreender a evolução, estrutura e proporções formais do sistema de escrita latina;
  • Desenvolver competências na teoria do traço, acuidade no desenho, proporções e composição tipográfica;
  • Desenvolver competências de desenho e materialização tipográfica, com instrumentos analógicos e digitais;
  • Desenvolver e avaliar tipos de letra digitais funcionais para projetos de Design de Comunicação;

Desenhos do Corpo

DSC500 - ECTS

Esta unidade curricular de caráter teórico-prático tem como assunto exclusivo o estudo do corpo humano, na sua complexidade visual, morfológica e como imagem, tendo como instrumento para esse estudo o desenho, nas suas variadas estratégias.
Trata-se, não de produzir desenhos “autónomos” e autorais cujo pretexto é a figura humana, mas, antes pelo contrário, de sobrevalorizar as competências do desenho como meio para entender, organizar e comunicar o conhecimento.
No cruzamento entre as “velhas” e “novas” anatomias pretende-se sistematizar, aprofundar e desenvolver competências no âmbito do estudo do corpo e das suas diferentes representações, de desenvolver e enquadrar capacidades gráficas de tratamento do desenho, problematizando as questões implicadas nessa seleções, assim como desenvolver conhecimentos sobre os conceitos implicados tais como representação, imagem, figura, corpo e modelo.

Design de Produto

DP101 - ECTS

Esta Unidade Curricular visa introduzir os conceitos, problemáticas associadas ao Design de Produto, oferecendo um conjunto de ferramentas básicas. Estas ferramentas procuram apetrechar os estudantes com conhecimentos e aptidões capazes de assegurar competências de base para prosseguimento de estudos neste domínio.

Sensibilizar para o domínio do Design de Produto nas vertentes social, artesanal, industrial, comercial;

  • Dominar conceitos de base e articular os princípios de Design;
  • Adquirir referenciais no plano diacrónico e sincrónico;
  • Adquirir hábitos de pesquisa, organização e aplicação de dados;
  • Potenciar as capacidades de análise e de síntese no estudo dos artefactos e na compreensão dos meios e dos fins;
  • Identificar problemas e soluções no domínio da conceção, da produção e comercialização.

Design Editorial

DE01 - ECTS

Através de uma sucessão de projectos de edição, dá-se a oportunidade para produzir projectos auto-propostos, desenvolvidos com relativa autonomia sob orientação do docente. A ênfase será dada ao design e edição preferindo, pela economia e rapidez, tecnologias de print-on-demand.

Gravura: Técnicas de Relevo e Serigrafia

GTRS500 - ECTS

Aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal de obra gráfica original através das técnicas de relevo e permeográficas, com percurso oficinal sobre os procedimentos históricos mais relevantes (xilogravura, linogravura, serigrafia).

Estudantes alargam o entendimento das fronteiras da auto edição e seus recursos tecnológicos de produção, quer dentro de uma prática individual, quer seja enquanto recursos formais, tecnológicos ou enquanto elementos de uma linguagem crítica. Estudantes adquirem uma capacidade de decisão tecnológica para a correcta implementação das ideias artísticas, e apresentação junto de especialistas e público em geral.

Estudantes desenvolvem práticas experimentais e de pesquisa com base na reactualização dos processos de impressão historicamente empregues em contextos de produção gráfica original. A variedade de estratégias de investigação e concretização -ensaios tecnológicos, experimentação artística, consulta de manuais- proporciona uma consolidação oficinal de um espectro de procedimentos gráficos. Estudantes adquirem as competências metodológicas relativas à prática oficinal de modo a alargar o seu próprio repertorio técnico e implementar ideias de crescente grau de complexidade.

Estudantes compreendem como a experimentação e verificação dos mecanismos explícitos e implícitos das tecnologias a trabalhar, ajudam a compreender o contexto histórico, social e técnico da gravura num campo expandido. É pela prática que estudantes compreendem o contexto histórico, social e técnico, aprendem a respeitar as tradições gráficas na sua relação com a produção oficinal, no sentido da eficiência dos resultados de forma integrada com a prática expressiva e crítica individual

Laboratório de Animação

LA01 - ECTS

Aprofundamento na aprendizagem da animação convencional ou experimental e afirmação de um discurso autoral. Iniciação às regras básicas de elaboração de um projeto de fílmico: guião, narrativa, imaginário, personagens e expressão animada. Percorrendo as três fases essenciais que caracterizam a conceção e realização de uma animação: pré-produção, produção e pós-produção. Aproximação a contextos de trabalho de carácter profissional e artístico, na produção de storyboards, animatics, character design, art direction e mapas de produção.
Procura-se obter do aluno uma atitude criativa, crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da expressão artística em animação. Tendo como princípio de que a animação é um trabalho coletivo com um objetivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Modelação e Animação 3D

MA3D211 - ECTS

- Introdução às técnicas e tecnologias de modelação e animação 3D;

- Enquadramento da modelação e animação 3D nas práticas artísticas.

Narrativas Ilustradas

NI01 - ECTS
A unidade curricular de Narrativas Ilustradas, prevê a consolidação dos métodos de trabalho relacionados com a imagem ilustrada, experimentados em anos anteriores, assumidos aqui numa perspetiva de autor, incentivando a investigação pessoal para a pesquisa de um registo próprio.

Serão exploradas narrativas para a construção de um trabalho final ilustrado que pressuponha a maquete de uma possível publicação.

Esta unidade curricular entende-se como um espaço de reflexão, onde a imagem ilustrada será preponderante na construção de uma sequência visual, sendo esta linear ou fragmentada. Pretende-se identificar os contextos sociais e culturais onde a imagem ilustrada protagonize o seu universo narrativo.

Design de Jogos

DJ01 - ECTS

A unidade curricular de Design de Jogos, no âmbito do Design de Comunicação, pretende desenvolver os conhecimentos e competências dos estudantes no design de sistemas de jogo, enquanto desenvolve uma discussão focada sobre a relação destes media com a cultura e sociedade e os seus impactos societais. Seguindo um caráter projetual, no final desta UC os estudantes deverão ser capazes de:

  • Conhecer os contextos da produção de jogos e o papel do designer de jogos;
  • Prototipar, testar e iterar sistemas trabalhando com elementos formais e dramáticos do jogo, e concebendo dinâmicas de sistemas de jogo;
  • Conceber a ação, experiência e retórica de jogo.

Design de Produto

DP101 - ECTS

Design e Som

DS101 - ECTS

Esta é uma unidade curricular introdutória ao som no design que pretende dotar os estudantes de conhecimentos básicos sobre um universo expressivo que, apesar de certamente muito familiar, é ainda largamente desconhecido — de um ponto técnico e teórico — para os estudantes. Assim, a unidade curricular assume-se como fundamentalmente teórico-prática, desenvolvendo competências técnicas em simultâneo com o conhecimento crítico do campo.

Design Editorial

DE01 - ECTS

Através de uma sucessão de projectos de edição, dá-se a oportunidade para produzir projectos auto-propostos, desenvolvidos com relativa autonomia sob orientação do docente. A ênfase será dada ao design e edição preferindo, pela economia e rapidez, tecnologias de print-on-demand.

Edição e Curadoria em Design

ECD101 - ECTS

No final desta UC os estudantes deverão saber/ser capazes de:

  • Investigar e organizar exposições.
  • Investigar e organizar publicações.
  • Concretização de projetos de investigação em design através de edição e curadoria.
  • Conhecimento operativo de  edição e curadoria contemporânea e das suas histórias.

Fotografia e Edição

FE01 - ECTS

A UC de Fotografia e Edição tem como principais objetivos possibilitar aos estudantes adquirir saberes e aptidões concetuais e necessários para:

— Caracterizar a especificidade de um projeto editorial na área da fotografia;
— Identificar formatos de publicação fotográfica  ao nível da seleção, sequência, circulação e divulgação, no contexto nacional e no contexto internacional.
— Compreender o livro como meio de montagem: formatos, planos, cadernos, técnicas de impressão, seleção, sequência e encadernação
— Perceber o contributo da História das publicações para a historiografia do meio fotográfico.

Gravura: Técnicas de Relevo e Serigrafia

GTRS500 - ECTS

Aprendizagem sólida dos métodos que assistem a uma produção oficinal de obra gráfica original através das técnicas de relevo e permeográficas, com percurso oficinal sobre os procedimentos históricos mais relevantes (xilogravura, linogravura, serigrafia).

Estudantes alargam o entendimento das fronteiras da auto edição e seus recursos tecnológicos de produção, quer dentro de uma prática individual, quer seja enquanto recursos formais, tecnológicos ou enquanto elementos de uma linguagem crítica. Estudantes adquirem uma capacidade de decisão tecnológica para a correcta implementação das ideias artísticas, e apresentação junto de especialistas e público em geral.

Estudantes desenvolvem práticas experimentais e de pesquisa com base na reactualização dos processos de impressão historicamente empregues em contextos de produção gráfica original. A variedade de estratégias de investigação e concretização -ensaios tecnológicos, experimentação artística, consulta de manuais- proporciona uma consolidação oficinal de um espectro de procedimentos gráficos. Estudantes adquirem as competências metodológicas relativas à prática oficinal de modo a alargar o seu próprio repertorio técnico e implementar ideias de crescente grau de complexidade.

Estudantes compreendem como a experimentação e verificação dos mecanismos explícitos e implícitos das tecnologias a trabalhar, ajudam a compreender o contexto histórico, social e técnico da gravura num campo expandido. É pela prática que estudantes compreendem o contexto histórico, social e técnico, aprendem a respeitar as tradições gráficas na sua relação com a produção oficinal, no sentido da eficiência dos resultados de forma integrada com a prática expressiva e crítica individual

Laboratório de Fotografia

LF500 - ECTS — Aprofundar o conhecimento tecnológico relativamente à reprodução de imagens fotográficas;
— Conhecer o funcionamento de técnicas de impressão fotográfica;
— Aprender a revelar negativos no contexto de fotografia analógica a preto e branco;
— Realizar a impressão de provas de contacto;
— Explorar processos alternativos de impressão fotográfica;
— Ampliar fotografias no contexto de fotografia analógica a preto e branco;
— Aprender técnicas de manipulação fotográfica em contexto de laboratório;
— Desenvolver hábitos de reflexão sobre análise de fotografias.

Laboratório de Vídeo

LV211 - ECTS Em Laboratório de Vídeo pretende-se um aprofundamento nas práticas audiovisuais contemporâneas e à história do cinema e video. O desenvolvimento de projetos é orientado, por um lado, para uma especialização na aprendizagem técnica e tecnológica audiovisuais, e para a experimentação autoral num sentido mais amplo da cultura video-cinematográfica. Serão desenvolvidas abordagens de complementaridade curricular, nomeadamente na aproximação aos genéricos cinematográficos, grafismos cinemáticos (motion graphics) e publicidade institucional. Procura-se obter do aluno uma atitude criativa, crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia. Tendo como princípio que os audiovisuais operam num âmbito de trabalho coletivo com um objetivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Narrativas Ilustradas

NI01 - ECTS
A unidade curricular de Narrativas Ilustradas, prevê a consolidação dos métodos de trabalho relacionados com a imagem ilustrada, experimentados em anos anteriores, assumidos aqui numa perspetiva de autor, incentivando a investigação pessoal para a pesquisa de um registo próprio.

Serão exploradas narrativas para a construção de um trabalho final ilustrado que pressuponha a maquete de uma possível publicação.

Esta unidade curricular entende-se como um espaço de reflexão, onde a imagem ilustrada será preponderante na construção de uma sequência visual, sendo esta linear ou fragmentada. Pretende-se identificar os contextos sociais e culturais onde a imagem ilustrada protagonize o seu universo narrativo.

Práticas do Desenho

PD500 - ECTS

Trabalhar a autonomia e prática do Desenho como meio reflexivo, expressivo e comunicante; Desenvolver a ideia do desenho como objecto artístico, numa perspectiva próxima das investigações produzidas nas áreas de Pintura, Multimédia, Escultura, trabalhando as suas similitudes e diferenças; Prosseguir a ideia do caráter “projetual” do Desenho nas suas possíveis e diferentes vertentes; Trabalhar numa “simulação” da investigação de ateliê, numa responsabilização das estratégias metodológicas escolhidas; Desenvolver o discurso crítico do trabalho produzido através do debate de ideias e da elaboração de textos Aprofundar conhecimentos e valias do Desenho e da sua História, fundamentalmente no que se refere ao Desenho Contemporâneo. 

Publicação Digital

PD01 - ECTS O objetivo da UC de Publicação Digital (PD01) é compreender, conceber e desenvolver um discurso e uma prática crítica em torno de artefactos editoriais que se integrem no atual ecossistema de comunicação e publicação digital: conhecer e compreender a evolução dos meios de comunicação editorais; desenvolver competências críticas de análise e implementação de artefactos e estratégias editorais contemporâneas.
 

Técnicas de Animação

TA101 - ECTS

Iniciação à prática do cinema de animação - da construção mais elementar às técnicas tradicionais, em cruzamento com estratégias contemporâneas e meios digitais. Introdução à prática da animação percorrendo a pré-produção, produção e pós-produção. Aproximação à história e experiência da animação - convenções e gramática, géneros, técnicas e estruturas narrativas. Filmagem em "stop motion" e "frame a frame": animação de sombras em silhueta, areia, recortes, plasticina, desenho, pixilação, rotoscopia, etc. Registo e edição vídeo e aúdio. Procura-se obter do aluno uma atitude criativa, crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da expressão artística em animação. Tendo como princípio de que a animação é um trabalho coletivo com um objetivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

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