Código Oficial: | PA25 |
Sigla: | DEA |
Descrição: | O Programa Doutoral em Educação Artística (pdEA) é um doutoramento conjunto entre a Universidade do Porto e a Universidade de Lisboa, através das suas Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. |
A UC pretende desenvolver competências e conhecimentos avançados nos diferentes campos da Educação Artística, cruzando as componentes de investigação, de criação e de reflexão crítica sobre práticas e políticas educativas nas suas relações com o artístico. Durante o semestre, pretende-se que a produção de um pré-projecto individual de investigação seja matéria de discussão, cruzando os interesses individuais, com a sua formalização e discussão inter-pares.
Os estudantes deverão ser capazes de:
Identificar o campo ontológico e epistemológico da EA, situando o campo e a disciplina na contemporaneidade como o resultado de inscrições históricas diferenciadas;
Desenvolver posicionamentos analíticos e críticos face às actuais agendas e políticas educativas e de investigação que enquadram a educação artística, a nível nacional e internacional;Aprofundar e estruturar conhecimentos avançados no domínio das metodologias e práticas de investigação em educação artística;
A UC estrutura-se de forma a promover as seguintes competências:
Compreensão sistemática de projectos, políticas e agendas de investigação em Educação Artística num âmbito internacional;
Análise crítica de quadros metodológicos inovadores adequados à compreensão da complexidade das situações educacionais, artísticas e sociais;
Produção de soluções criativas para o desenho de projectos inovadores adequados à compreensão da complexidade das realidades a abordar.
A unidade curricular visa fornecer aos doutorandos um conjunto de ferramentas e competências estruturais que lhes permitam investigar e produzir conhecimento no âmbito de problemáticas relacionadas com as artes e o ensino artístico.
Em Seminário I propõe-se que o grupo de doutorandos acompanhe os temas propostos para diálogo e que participe no questionamento das abordagens apresentadas a partir dos referenciais adquiridos ao longo das sessões e das leituras.
Correspondendo a uma modalidade de Seminário, esperam-se sessões cujo diálogo no interior do grupo favoreça igualmente as preocupações pessoais de investigação e a apreensão crítica da diversidade de olhares que sobre um mesmo tema ou problema pode sempre ser gerada. Nesta medida, sob a temática “Tensões e contradições da contemporaneidade em educação artística”, o espaço de Seminário procura sobretudo realizar discussões circulares a propósito das injunções produzidas pela sociedade contemporânea. Para o efeito, o Seminário procura colocar-se num espaço de análise crítica dos modos de pensar e ver a educação na interrelação com a arte, assumindo justamente a crise dos lugares abertos (e limitados) pela contemporaneidade para uma educação artística crítica, cidadã e culturalmente plural.
A UC prolonga e consolida os estudos da UC Educação Artística I, no sentido de se aprofundarem as competências e conhecimentos avançados nos diferentes campos da Educação Artística, cruzando as componentes de investigação, de criação e de reflexão sobre a prática educativa no contexto artístico.
Os estudantes deverão ser capazes de:
Identificar e situar o seu problema de investigação no campo epistemológico da EA;
Identificar e explicitar autores, teorias e conceitos que funcionam como ponto de partida na construção e consolidação do seu problema de investigação;
Estruturar um estado da arte relativo ao seu problema de investigação e destacar as singularidades da investigação a realizar;
Compreender as tensões, proximidades e afastamentos do seu problema de investigação face a políticas e agendas nacionais e internacionais no campo da educação artística e face ao próprio campo epistemológico da educação artística;
Estruturar os objectivos da investigação e o seu planeamento metodológico;
Construir, discutir, estruturar e apresentar publicamente o projecto de tese.
Os objetivos da UC são re-enquadrados a partir das necessidades dos doutorandos, nomeadamente a partir do campo de problematização configurado nos pré-projectos desenvolvidos em EA1. O objectivo principal é concretizar o projecto de Tese DEA com particular foco nas metodologias e práticas de investigação.
Esta UC visa propiciar conhecimentos aprofundados, capacidade de análise crítica e o domínio de ferramentas e competências estruturais que capacite os estudantes para o trabalho de investigação e de produção de conhecimento, a partir dos seus problemas de investigação.
Pretende-se que cada doutorando:
- aprofunde questões epistemológicas e metodológicas avançadas e inerentes à investigação e construção do conhecimento científico, com especial ênfase para os paradigmas e os métodos de pesquisa que têm sido privilegiados no campo educativo e/ou artístico;
- produza conhecimentos interdisciplinares e originais, cruzando as áreas de saber estruturantes da EA;
- adquira capacidade de compreender e de debater projetos de investigação.
- capacidade de sintetizar, situar, discutir e apresentar o estado do seu projecto de investigação.
- Capacidade de elaboração e apresentação de um Relatório final da prática de investigação no qual constem, de um modo claro, as fases do trabalho já desenvolvido, a inscrição teórica, a sua pertinência e articulação com o plano de elaboração da tese definido, e um cronograma da investigação futura.
A UC de Seminário de Escrita Científica tem por objectivo trabalhar competências de escrita que permitam aos estudantes enfrentar a escrita da tese, mas também a publicação de papers ou capítulos de livros, a partir dos seus projectos de investigação. Assim, os estudantes deverão adquirir as seguintes competências:
- Pesquisar bases de dados internacionais de revistas, jornais e editoras que publicam nos campos temáticos que enquadram o projecto de cada estudante;
- Compreender as regras de publicação, referenciação e edição adequadas às diferentes plataformas de publicação pesquisadas;
- Estruturar um artigo ou um capítulo a partir do projecto de investigação.
PI II é um espaço de discussão dos trabalhos de investigação em curso, já numa fase avançada da mesma e coincidindo quase com o término da escrita da tese. Deste modo, as sessões organizam-se em torno dos problemas de escrita e de construção da própria tese, bem como de uma síntese, explicação e argumentação dos principais pontos já trabalhados pelos estudantes no âmbito das suas pesquisas. Espaço de questionamento, necessariamente crítico, a UC convida os estudantes a exporem o seu trabalho, quer nas discussões em aula, quer no Encontro Internacional sobre Práticas de Investigação em Educação Artística. Este encontro, de âmbito internacional, conta com a presença de especialistas convidados que assistem e comentam os trabalhos de investigação dos doutorandos. Deste modo, cumpre-se um ciclo absolutamente essencial na vida do jovem investigador: o debate aberto e construtivo em torno dos seus objetos de pesquisa, e o confronto desse mesmo trabalho em arenas de divulgação específicas, como é o caso de uma conferência.