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Animação I

Código: AI500     Sigla: AI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design de Comunicação

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 16 Plano de estudos oficial 2011 3 - 4,5 64,5 121,5
4
DC 22 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 4,5 64,5 121,5
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Iniciação à animação - Regras básicas para elaborar um projecto de filme, incluindo o desenvolver de uma narrativa, a elaboração de um "story-board" e de mapas de programação.
Aprendizagem técnica e tecnológica da animação. Regras básicas para elaborar um projecto de filme, incluindo o desenvolvimento de uma narrativa, de um imaginário, de especificidades de personagens, da expressão animada segundo três aspectos essenciais: duração, movimento e metamorfose.
Primeira aproximação à história e análise da animação em cinema e video, as convenções e a gramática, os géneros, técnicas e as estruturas narrativas.
As diversas aplicações da animação: Filme de autor, efeitos especiais, genéricos de filmes, institucionais, documentário.
Desenvolvimento de projectos acentuando-se a componente de produção e pós-produção\edição digital.

Procura-se obter do aluno uma atitude criativa , crítica e consciente das potencialidades e limites dos media utilizados, assim como dos elementos constituintes da video-cinematografia na área da expressão animada.


Tendo como princípio que a animação é um trabalho colectivo com um objectivo comum é estimulado o trabalho de equipa e por conseguinte a distribuição de funções; ao mesmo tempo a partilha de esforços e a afirmação da individualidade.

Programa

Para além de aulas de carácter expositivo serão desenvolvidos exercícios e projectos práticos de modo a que o aluno tome contacto e experimente aspectos fundamentais na aproximação ao discurso do cinema e video animado.

1. Concepção e realização
Iniciação à escrita cinematográfica, do guião à planificação.
Organização da pré-produção, edição, produção e
pós-produção.

2. Aspectos técnicos e tecnológicos
A aprendizagem da câmara, a luminância e a crominância
A escala de planos, os movimentos no espaço e os movimentos ópticos
Filmagem em stop motion ou frame a frame
Registo e tratamento sonoro
Manuseamento de sistemas de edição video e audio
A edição como técnica narrativa video-cinematográfica
Continuidade na acção, no espaço e no tempo
Estudo e caracterização de figuras e movimentos que as
caracterizam.

3. Análise do video e do cinema
Plano sequência
Cenografia e iluminação
Mise-en-scéne
Figuração e figura animada
Continuidade, campo e contra-campo
Montagem, Pontuação
Estrutura narrativa (paralela, em mosaico, linear e não-linear, sincrónica e assincrónica)

4. Introdução à história da animação em video e cinema
Visionamento e análise de diferentes técnicas de filmes de animação.
A experiência da imagem-movimento e a experiência da imagem-tempo.
A narrativa visual e a narrativa sonora
O imaginário fílmico e a expressão animada.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

Participação efectiva nos trabalhos individuais e de equipa.
Produção de trabalhos práticos (objectos fílmicos) e teórico-práticos (guião, planificação, storyboard) baseados em temas propostos ou opcionais.

Observações

O número de aulas programado torna impossível um trabalho mais elaborado e sofistificado, ou seja, a perspectiva curricular será sempre de iniciação na aprendizagem da animação e na cultura video-cinematográfica.
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