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Matérias e Técnicas da Pintura

Código: MTP211     Sigla: MTP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Pintura

Ocorrência: 2023/2024 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 34 Plano de estudos de LAP_publicaçao em DR de 24/05/2021 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sofia Torres Gonçalves Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Arlindo Jorge Henriques da Silva 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Only if the student is enrolled in the curricular unit of Atelier I - Painting

Objetivos

i.Promover o reconhecimento dos processos e técnicas utilizadas pelos artistas e movimentos artísticos.

ii.Valorizar a importância do bom uso dos materiais e a sua relação com a qualidade e durabilidade das pinturas.

iii.Salientar a relação entre a técnica e a estética, em alguns períodos históricos.

iv.Familiarizar o estudante com um conjunto de possibilidades técnicas que este poderá utilizar nos seus próprios projetos.

 

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deve estar preparado para:

  1. Sistematizar procedimentos técnicos de pintura;
  2. Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas e imprevisíveis situações, no plano das artes visuais;
  3. Desenvolver projetos artísticos com os materiais de pintura adequados;
      4. Selecionar com propriedade os materiais de pintura  
          disponibilizados no mercado das artes plásticas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conteúdos programáticos:

1- Materiais, ferramentas e utensílios da Pintura:
Pigmentos, aglutinantes, solventes e diluentes, cargas, pincéis, espátulas, paleta, outros materiais;

2 - Estratos Pictóricos:
Suportes, encolagem, preparações, manipulação plástica e seus efeitos, resinas e vernizes;

3 - Cuidados para a preservação e conservação dos materiais;


Exercícios:

1. Preparação de suportes flexíveis: Papel 
2. Harmonia Cromática, transparência, opacidade, brilho, luminosidade.
3. Preparação de suportes flexíveis: Tela 
4. Preparação de suportes rígidos: Madeira
5. Têmpera

 

Bibliografia Obrigatória

Smith Ray; Manual Práctico do Artista, 2006
Mayer, Ralph; The artist’s handbook of materials and techniques, 2006
Edwards, Betty; Color - A course in Mastering the Art of Mixing Colours, 2004
Pedrola, Antoni ; Materiales; Procedimientos y Técnicas Pictóricas, 2004
Hockney, David ; Secret Knowledge - Rediscovering the Lost Techniques of the Old Masters, 2001
Doerner, Max ; The Materials of the Artist and Their Use in Painting: With Notes on the Techniques of the Old Masters, 1984
Laranjo, Francisco ; Em torno da ideia de técnica em pintura, 1984
Merrifield, M.P; Medieval and renaissance treatises on the arts of painting, 1999
Perego, F; Dictionnaire des materiaux du peintre, 2005
Philip Ball ; Bright Earth: Art and the Invention of Color, University of Chicago Press, 2003. ISBN: 0226036286
Villarquide, A. ; ). La pintura sobre tela I – historiografia, técnicas y materiales, 2007
Robert Massey; Formulas for Painters, Watson-Guptill Publications, 1967
Mark David Gottsegen; Painter's Handbook: Revised and Expanded, 2006

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas com recurso à disponibilização de material audiovisual, acompanhadas de experimentação prática. 

Organização de um caderno pessoal, onde o estudante regista as etapas e exercícios realizados, numa reflexão personalizada.

A vertente prática será sempre privilegiada no sentido de aproximar o estudante duma componente física, em que este percebe de que modo alguns processos serão mais ou menos importantes para os seus próprios interesses projetuais.

A diversidade de técnicas e materiais dará ao estudante uma noção da amplitude e da importância destes aspetos na pintura, que posteriormente poderá selecionar e aplicar ao seu próprio trabalho, no âmbito de uma pesquisa artística.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho prático ou de projeto 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 15,00
Trabalho laboratorial 40,00
Estudo autónomo 47,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Assiduídade obrigatória a um mínimo de 75% das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Assiduídade e participação: 10%
Resultado dos exercícios: 75%
Caderno pessoal: 15%

Observações

NOTA: Devido à possibilidade de uma nova suspensão de aulas presenciais devido a um novo surto do COVID-19, alguns exercicios e metodologias de ensino poderão sofrer alterações no sentido de cumpri as recomendações da Task-Force da UP e da DGS.
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