Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > CV302

Cultura Visual I

Código: CV302     Sigla: CVI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design Comunicacao

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 27 Plano de estudos oficial 2011 3 - 3 30 81
4
DC 75 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 3 30 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Compreender os fenómenos e sistemas de percepção, julgados num campo de representação mediática.
As imagens assim representadas com um conjunto de sinais visuais, através dos quais se estabelece uma cadeia de comunicação, revelando uma das suas mais importantes dimensões : a visualidade;
Nesta unidade curricular, os alunos vão desenvolver novas capacidades de visão , compreensão e análise de um universo visual contemporâneo. Capaz de potenciar outras áreas do curso e fundamente experimentar e adquirir outras valências de literacia visual, na perspectiva de uma sólida cultura visual;
Desenvolver uma plataforma de conhecimentos que vá desenvolvendo processos/sistemas e grelhas de análise dos objectos e princípios visuais pelo quais são formados;

Na continuidade destes objectivos o aluno:
1. Ficará habilitado a interpretar as imagens com instrumentos capazes de identificar os contextos em que são geradas e das correlações de outras áreas do saber que contribuem para a visualidade;
2. Adquirirá conhecimento suficiente para entender a relação das imagens com os seus produtores, públicos num plano específico das artes visuais e do design;
3. Valorizará os avanços e transformações dos objectos visuais e meios de comunicação que contribuam para a emancipação ética e cultural dos públicos a quem as imagens se destinam no uso da sua história pessoal e colectiva (memória);
4. Saberá encontrar um plano de visualidade equilibrado entre criador e consumidor das imagens que possa potenciar o desenvolvimento intelectual e o saber.

Programa

1. Práticas de olhar: Images, poder e política
Representação
O mito da veracidade da fotografia
Imagens e Ideologia
Como negociamos o significado das imagens
O valor das imagens
Ícones da imagem

2. Os Observadores produzem significado
A intenção dos produtores de significado
Estética e gosto
Leitura de Imagens como Ideologia
Codificar e descodificar
Apropriação e leituras opostas
Reapropriação e contra-bricolage

3. Espectadorismo, Poder e Conhecimento
Psicoanálise e o espetador da imagem
O Olhar (gaze)
As mudanças no conceito de Gaze
Discurso e gaze
Poder/conhecimento e panopticismo
O gaze e o exotic

4. A reprodução e tecnologias visuais
Realismo e a história da perspectiva
O Realismo e tecnologias visuais
A reprodução de imagens
A reprodução de Imagens e a Política
Tecnologias visuais e femenologia
A Imagem Digital
O espaço virtual e imagens interactivas

5. A Cultura do consumidor e a fabricação do Desejo
Sociedade de Consumo
A cultura da comodidade e o fetichismo da comodidade
Endereçando o consumidor
As Imagens e o Texto
Inveja, Desejo e Glamour
Sensação de pertença e diferença
Bricolage e contra-brocolage
As Marcas
As práticas anti-publicidade

Bibliografia Obrigatória

FLUSSER, Vilém; Ensaio sobre a fotografia: para uma filosofia da técnica, Lisboa, Relógio D?Água, 1998
DEBRAY, Régis; Vie et mort de l?image. Une histoire du regard en Occident, Paris, Gallimard, 1992
Baudrillard, Jean ; A Sociedade de Consumo, Lisboa: Edições 70 - 2.ª Edição, 2007. ISBN: ISBN 9789724414089
Arnheim, R. ; Visual Thinking., Berkeley/Los Angeles: University of California Press. , 1969
Benjamin, Walter; Sobre a Arte, Técnica, Linguagem e Política, Lisboa: Relógio d?água, 1992
LÉVI-STRAUSS, Claude; A Via das Máscaras,, Lisboa, Presença, 1981
Gervereau, Laurent ; Ver, Compreender, Analisar as Imagens, Lisboa; Editçoes 70, 2007. ISBN: ISBN 9789724412863
BOAS, Franz, Race; Language and Culture, Nova Iorque, Macmillan, 1940

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, expositivas com discussão participada a partir de repertórios visuais de imagens fixas e/ou em movimento.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 38,00
Total: - 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Active participation and class attendance. From the topics proposed and approved by the teacher, students will develop two projects which include experimentally graphic objects and / or narratives.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 08:28:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias