Cultura Visual I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Design Comunicacao |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Compreender os fenómenos e sistemas de percepção, julgados num campo de representação mediática.
As imagens assim representadas com um conjunto de sinais visuais, através dos quais se estabelece uma cadeia de comunicação, revelando uma das suas mais importantes dimensões : a visualidade;
Nesta unidade curricular, os alunos vão desenvolver novas capacidades de visão , compreensão e análise de um universo visual contemporâneo. Capaz de potenciar outras áreas do curso e fundamente experimentar e adquirir outras valências de literacia visual, na perspectiva de uma sólida cultura visual;
Desenvolver uma plataforma de conhecimentos que vá desenvolvendo processos/sistemas e grelhas de análise dos objectos e princípios visuais pelo quais são formados;
Na continuidade destes objectivos o aluno:
1. Ficará habilitado a interpretar as imagens com instrumentos capazes de identificar os contextos em que são geradas e das correlações de outras áreas do saber que contribuem para a visualidade;
2. Adquirirá conhecimento suficiente para entender a relação das imagens com os seus produtores, públicos num plano específico das artes visuais e do design;
3. Valorizará os avanços e transformações dos objectos visuais e meios de comunicação que contribuam para a emancipação ética e cultural dos públicos a quem as imagens se destinam no uso da sua história pessoal e colectiva (memória);
4. Saberá encontrar um plano de visualidade equilibrado entre criador e consumidor das imagens que possa potenciar o desenvolvimento intelectual e o saber.
Programa
1. Práticas de olhar: Images, poder e política
Representação
O mito da veracidade da fotografia
Imagens e Ideologia
Como negociamos o significado das imagens
O valor das imagens
Ícones da imagem
2. Os Observadores produzem significado
A intenção dos produtores de significado
Estética e gosto
Leitura de Imagens como Ideologia
Codificar e descodificar
Apropriação e leituras opostas
Reapropriação e contra-bricolage
3. Espectadorismo, Poder e Conhecimento
Psicoanálise e o espetador da imagem
O Olhar (gaze)
As mudanças no conceito de Gaze
Discurso e gaze
Poder/conhecimento e panopticismo
O gaze e o exotic
4. A reprodução e tecnologias visuais
Realismo e a história da perspectiva
O Realismo e tecnologias visuais
A reprodução de imagens
A reprodução de Imagens e a Política
Tecnologias visuais e femenologia
A Imagem Digital
O espaço virtual e imagens interactivas
5. A Cultura do consumidor e a fabricação do Desejo
Sociedade de Consumo
A cultura da comodidade e o fetichismo da comodidade
Endereçando o consumidor
As Imagens e o Texto
Inveja, Desejo e Glamour
Sensação de pertença e diferença
Bricolage e contra-brocolage
As Marcas
As práticas anti-publicidade
Bibliografia Obrigatória
FLUSSER, Vilém; Ensaio sobre a fotografia: para uma filosofia da técnica, Lisboa, Relógio D?Água, 1998
DEBRAY, Régis; Vie et mort de l?image. Une histoire du regard en Occident, Paris, Gallimard, 1992
Baudrillard, Jean ; A Sociedade de Consumo, Lisboa: Edições 70 - 2.ª Edição, 2007. ISBN: ISBN 9789724414089
Arnheim, R. ; Visual Thinking., Berkeley/Los Angeles: University of California Press. , 1969
Benjamin, Walter; Sobre a Arte, Técnica, Linguagem e Política, Lisboa: Relógio d?água, 1992
LÉVI-STRAUSS, Claude; A Via das Máscaras,, Lisboa, Presença, 1981
Gervereau, Laurent ; Ver, Compreender, Analisar as Imagens, Lisboa; Editçoes 70, 2007. ISBN: ISBN 9789724412863
BOAS, Franz, Race; Language and Culture, Nova Iorque, Macmillan, 1940
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, expositivas com discussão participada a partir de repertórios visuais de imagens fixas e/ou em movimento.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
38,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Fórmula de cálculo da classificação final
Active participation and class attendance. From the topics proposed and approved by the teacher, students will develop two projects which include experimentally graphic objects and / or narratives.