Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > PFC01

Práticas de Fotografia e Cinema

Código: PFC01     Sigla: PFC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Artes

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Instituição Responsável: Faculdade de Belas Artes

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDI 18 Plano de Estudos do MDI_Publicação em DR de 03/11/2016 1 - 6 45 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vitor António dos Reis de Almeida Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Susana Cristina Lourenço Félix Marques 1,50
Vitor António dos Reis de Almeida 1,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A UC de Práticas de Fotografia & Cinema possibilita aos estudantes adquirir os saberes e aptidões necessárias para:
— Desenvolver conceptualmente um tema, explorando a especificidade do meio fotográfico e cinematográfico;
— Compreender a relevância e a pertinência multiforme da fotografia e do cinema na cultura, na arte e na sociedade contemporâneas;
— Ensaiar múltiplos formatos de apresentação e disposição da imagem fotográfica e cinematográfica: produção, edição, exposição, publicação;
— Potenciar a iniciação técnica de processos híbridos analógicos e digitais, no tratamento e acesso a documentação em arquivos de imagem.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos são orientados de acordo com os objectivos propostos para a resolução de um projecto e um ensaio escrito cuja premissa é a aprendizagem pela produção de imagens e respectiva fundamentação crítica.
A demonstração da coerência dos conteúdos programáticos é verificada no decorrer do semestre através da análise e avaliação dos projectos em curso, em todas as fases do processo de trabalho.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Os estudantes devem ter conhecimentos básicos e competências no registo e na edição fotográfica e videográfica, pois não  serão leccionados conteúdos  de formação técnica neste âmbito.

Programa

A UC de Práticas de Fotografia e Cinema explora a investigação individual no campo fotográfico e cinematográfico, nas suas múltiplas dimensões contemporâneas, bem como o desenvolvimento de uma prática autoral. É desenvolvido um projecto original ou em contexto integrado para a criação de repertórios visuais de acordo com os seguintes tópicos:
1. Imagem memória/ Imagem arquivo
2. Imagem documental/ Imagem ficcional
3. Imagem palimpsesto: fotografia e cinema
4. Formas de mediação: publicação, exposição ou exibição pública
5. Autoria e/ou apropriação

Bibliografia Obrigatória

Raymond Bellour; Raymond Bellour: Between-the-Images, JRP Ringier, 2011
Karen Beckman; Still Moving: Between Cinema and Photography, 2008
Laurent Guido; Between Still and Moving Images: Photography and Cinema in the 20th Century, John Libbey Publishing, 2012
Erika Balsom; Exhibiting Cinema in Contemporary Art, Amsterdam University Press, 2013
Verna Posever Curtis; Photographic Memory: The Album in the Age of Photography, Aperture, 2011
Tamara Trodd; Screen/Space: The projected image in contemporary art, Manchester University Press, 2011
Andrew V. Uroskie; Between the Black Box and the White Cube: Expanded Cinema and Postwar Art, University Of Chicago Press, 2014

Bibliografia Complementar

RIESER, Martin; The New Screen Media: Cinema/Art/Narrative, BFI Publishing, 2002
Basilico, Stefano; Cut: Film as Found Object in Contemporary Video, Milwaukee Art Museum, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Serão desenvolvidos módulos teórico-práticos no decorrer do semestre em colaboração com especialistas e instituições parceiras relacionadas com o arquivo fotográfico e audiovisual.
O projecto individual a desenvolver por cada estudante é acompanhado num regime tutorial personalizado, que possibilita a aprendizagem de competências técnicas, analíticas e criativas no seu percurso individual.
A par do projecto será elaborado um ensaio escrito e organizado um jornal que explora criticamente conteúdos fotográficos e cinematográficos.

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais
Humanidades > Artes > Artes visuais > Estudos sobre cinema
Humanidades > Artes > Artes visuais > Fotografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 45,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho de campo 27,00
Trabalho de investigação 45,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para a ponderação do valor a atribuir são considerados os seguintes factores:
1.Aquisição, articulação e aplicação de conceitos.
2. Curiosidade científica e tecnológica.
3.Utilização de uma linguagem conceptual e técnica apropriada.
4.Cumprimento dos prazos na entrega das propostas.
5.Assiduidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

Projecto — 70% [14/ 20 valores]
Ensaio crítico — 30% [6/20 valores]

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-03-29 às 16:24:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias