Dispositivos Visuais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Design |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Unidade Curricular de Dispositivos Visuais tem como objetivos principais dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos em que a imagem, fixa e em movimento, assume um papel determinante para o desenvolvimento dos projectos de investigação.
A disciplina divide-se entre a exploração do suporte tecnológico, inseparável à captação de imagens, e métodos de investigação aliados à construção do espírito crítico pela análise, compreensão e discussão de exemplos no contexto da área de experimentação e reflexão em torno de projectos específicos. Esta abordagem associada a uma perspetiva informada e integradora sobre a relação dos dispositivos visuais com a prática da investigação e projectual.
Resultados de aprendizagem e competências
- Compreender a complexidade histórica e cultural dos dispositivos visuais;
- Ser capaz de problematizar os regimes de visibilidade e de enunciação das imagens por uma perspetiva crítica dos meios visuais;
- Desenvolver conhecimentos sobre métodos de investigação e de experimentação para a realização de projetos que envolvem a produção e a difusão da imagem (fixa ou em movimento).
Modo de trabalho
Presencial
Programa
As aulas estão divididas em duas partes, a primeira expositivas/debate e a segunda, de aplicação prática dos conhecimentos teóricos e em sintonia com os projectos de investigação dos discentes.
— Contextualização histórica dos dispositivos visuais;
— Perspectiva crítica e taxonómica;
— Métodos de investigação;
— Análise de imagens;
— Exposição de projectos sustentados por aparatos visuais;
— Manipulação de imagens;
— Finalização de projectos;
— Suportes de apresentação.
Bibliografia Obrigatória
Jonathan Crary;
Techniques of the observer. ISBN: 0-262-53107-0
Vilém Flusser;
Ensaio sobre a fotografia
André Parente (Org.); Imagem-Máquina: A Era das Tecnologias do Virtual, 34, 1993. ISBN: 978-85-85490-27-0
Mangueira, Camila; A Mobilidade Fotográfica. In Novas Formas do Audiovisual, Estação das Letras e das Cores, 2016. ISBN: 978-8568552483
Machado, Arlindo; El Paisaje Mediático, Libros de Rojas, 2000. ISBN: 9S0-29-oSHz-z
Machado, Arlindo; Arte e Mídia, Jorge Zahar, 2007. ISBN: 978-8571109797
Raymond Bellour;
Between the images. ISBN: 978-3-03764-144-6
Nöth, Winfried; Bishara, Nina; Self-Reference in the Media, Mouton de Gruyter, 2007. ISBN: 978-3-11-019464-7
Virilio, Paul; The Vision Machine: Perspectives. ISBN: ISBN 978-0253209016
Bibliografia Complementar
Jacques Aumont;
L. image. ISBN: 2-09-190706-5
Baitello, Norval; O Pensamento Sentado, 2012. ISBN: 978-85-7431-509-6
Bellour, Raymond; A Querela dos Dispositivos, 2008. ISBN: 2177-8566
Walter Benjamin;
Sobre arte, técnica, linguagem e política. ISBN: 972-708-1770
Gilles Deleuze;
A^imagem-movimento. ISBN: 972-37-0958-9 20.00
Dubois, Philippe; Cinema, Vídeo, Godard, Cosac Naify, 2011. ISBN: 978-8575033524
Vilém Flusser; Los Gestos: Fenomenologia y Comunicación, Herder, 1994. ISBN: 84-254-1832-1
Fontcuberta, Joan; A Câmera de Pandora: A Fotografi@ Depois da Fotografia, G. Gilli, 2014. ISBN: 978-85-65985-06-2
Bruce Hanington;
Universal methods of design. ISBN: 978-1-63159-748-0
Hoelzl, Ingrid and Marie, Rémi; Softimage: towards a new theory of the digital image. ISBN: 978-1783205035
Huhtamo, Erkki and Parikka, Jussi; Media archaeology: approaches, applications and implications. ISBN: 978-0520262744
Rosalind E. Krauss;
A^voyage on the north sea. ISBN: 0-500-28207-2
Lister, Martin; The Photographic Image In Digital Culture, Routledge, 2013. ISBN: 978-0-415-53527-4
Mangueira, Camila, Fabrício Fava, and Miguel Carvalhais; Digital Image as a Semiotic Agent, Journal of Science and Technology of the Arts, 2020. ISBN: 1646-9798
Lev Manovich;
The^language of new media. ISBN: 0-262-63255-1
Marshall McLuhan;
Os^ meios de comunicação como extensões do homem. ISBN: 85-316-0258-0
Janet H. Murray;
Hamlet on the Holodeck. ISBN: 0-262-63187-3
Nicholas Mirzoeff;
The visual culture reader. ISBN: 0-415-14133-8
Nöth, Winfried and Santaella, Lucia; Imagem: Cognição, Semiótica, Mídia, Iluminuras, 2015. ISBN: 978-8573210569
Nöth, Winfried; Máquinas Semióticas, Galáxia, 2001. ISBN: 1982-2553
Santaella, Lucia; Linguagens Líquidas na era da Mobilidade. ISBN: 978-8534927659
Xavier, Ismail. ; O Discurso Cinematográfico, Paz e Terra, 2005. ISBN: 85-219-0676-5
Youngblood, Gene; Expanded Cinema. ISBN: 9780525472636
Siegfried Zielinski;
Deep time of the Media. ISBN: 978-0-262-74032-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina prevê a realização de aulas expositivas para a discussão de textos e a análise de casos e projetos visuais específicos. Serão realizados exercícios de teor crítico e criativo e a produção de projetos que possam colaborar com a apreensão dos conteúdos e o desenvolvimento das pesquisas em curso. Procura-se desta forma oferecer autonomia criativa, tanto a nível conceptual como de realização, numa tentativa de desenvolver experiências originais e inovadoras.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
30,00 |
Frequência das aulas |
20,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
Frequência de 75% das aulas do semestre.
Fórmula de cálculo da classificação final
Compreende a média entre a participação nas aulas e os trabalhos propostos para a disciplina.
Provas e trabalhos especiais
--
Avaliação especial (TE, DA, ...)
--
Melhoria de classificação
--
Observações
--