Estudos de Arte Moderna e Contemporânea II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Arte |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
113 |
Plano de estudos oficial 2011 |
3 |
- |
6 |
64 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade pretende conduzir uma reflexão sobre as práticas artísticas que caracterizam os séculos XX e XXI. Explorando o uso dos termos modernidade e contemporaneidade e tendo como ponto de partida projetos e percursos de artistas, autores e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de abordagens tão diferentes como o Pop, o Minimalismo, a Arte Conceptual e o Pós-modernismo. Estes momentos históricos serão analisados através das técnicas, materiais e temas que os definem, bem como através de um debate alargado às questões culturais, económicas e políticas na sua origem. Pretende-se encorajar uma compreensão alargada da arte e da contemporaneidade.
Objetivos
- Aprofundar as ideias-chave relativas a percursos artísticos desenvolvidos a partir do pós-guerra (II Guerra Mundial) e até aos dias de hoje;
- Contextualizar os valores renovadores e transformadores implicados numa noção alargada de arte;
- Analisar aspetos da contemporaneidade que disseminam o pensamento artístico nos nossos dias;
- Contribuir para novas associações de ideias, através do exercício de leitura interpretativo de obras e de textos de critica de arte moderna e contemporânea.
Programa
1. O contexto artístico entre guerras
2. Uma noção alargada de arte
3. A arte na sua condição pós-medium
4. Arte na esfera pública
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
1. Os materiais didáticos apresentam-se em língua Inglesa e Portuguesa e incidem sobre o registo dos projetos dos artistas em estudo.
2. Serão apresentados excertos de documentação audiovisual que contextualizam as diferentes práticas artísticas em estudo.
3. O programa de cada sessão e os excertos bibliográficos de leitura complementar serão indicados no respetivo sumário.
NOTA: Entende-se esta unidade como uma plataforma de reflexão sensível às atividades e eventos da comunidade artística local e internacional, e sempre que possível disponível para um contacto direto com os seus protagonistas.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Obtenção de frequência
Prova Escrita sem consulta.
Duração da prova é de 2 horas
Fórmula de cálculo da classificação final
Valor da classificação do exame final entre 0-20 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica.
Melhoria de classificação
Através de Exame Final.
Observações
Bibliografia Geral:
Berman, Marshall (1982), Tudo o que é Sólido Dissolve-se no Ar, Lisboa: Edições 70, 1989
Bertens, Hans, Postmodernism: The Key Figures, ed. Hans Bertens, New York: Routledge, 1995
Buck-Moss, Susan, Dreamworld and Catastrophe. The Passing of Mass Utopia in East and West, Cambridge (Mass.) e Londres: MIT Press, 2000
Cabanne, Pierre (1966), Marcel Duchamp. O Engenheiro do Tempo Perdido, Lisboa: Assírio & Alvim, 1990
Crimp, Douglas (1993), On The Museum’s Ruins, Cambridge (Mass.) e Londres: MIT Press, 1995
Foster, Hal (ed.) The Anti-Aesthetic. Essays on Postmodern Culture, New York: The New Press, 1998
Fundação Serralves, Circa 1968, Porto: Museu de Serralves, 1999
Golderg, Roselee, Performance, Live Art Since the 60s, London: Thames and Hudson, 2004
Hall, Doug, Iluminating Video. An Essential Guide to Video Art, Doug Hall (ed.), San Francisco: Aperture, 1990
Harrison, Charles, Art in Theory 1900-2000: An Anthology of Changing Ideas, Harvey, David (ed.) et al, Cambridge: Blackwell Publishing, 2001
Harvey, David, The Condition of Postmodernity: an Enquiry into Origins of Cultural Change, Cambridge: Blackwell Publishing, 2007
Jones, Caroline, A., Embodied Experience, Technology, and Contemporary Art, Caroline A. Jones (ed.), Cambridge (Mass.) e Londres: MIT Press, 2006
Miessen, Markus, Did Someone say Participate? An Atlas of Spatial Practice, Markus Miessen (ed.) et al, Cambridge (Mass): MIT Press e Frankfurt: Revolver, 2006
Obrist, Hans-Ulrich, Formulas For Now, Hans-Ulrich Obrist (ed.) London: Thames &Hudson, 2008
Phillips, Lisa, The American Century: Art and Culture, 1950–2000, Phillips, Lisa (ed. ) et al, New York: The Whitney Museum of American Art and W.W. Norton & Company, 1999
Roth, Moira and Jonathan D. Katz, Difference/Indifference: Musings on Postmodernism, Marcel Duchamp and John Cage, London, New York: G+A Arts International, 1998
Sennett, Richard, The Conscience of the Eye, New York: Knopff, 1991
Sennett, Richard, The Fall of Public Man, New York: Knopff, 1977
Stangos, Nikos (1974), Concepts of Modern Art. From Fauvism to Postmodernism, Nikos Stangos (ed.), London: Thames and Hudson, 1997
Wallis, Brian, Art After Modernism: Rethinking Representation, Brian Wallis (ed.) and with an introduction, New York: The New Museum of Contemporary Art, 1984
NOTA: Haverá bibliografias específicas conforme os conteúdos programáticos forem introduzidos nas aulas.