Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > EAMC302

Estudos de Arte Moderna e Contemporânea II

Código: EAMC302     Sigla: EAMCII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Arte

Ocorrência: 2011/2012 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ciências da Arte e do Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 113 Plano de estudos oficial 2011 3 - 6 64 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade pretende conduzir uma reflexão sobre as práticas artísticas que caracterizam os séculos XX e XXI. Explorando o uso dos termos modernidade e contemporaneidade e tendo como ponto de partida projetos e percursos de artistas, autores e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de abordagens tão diferentes como o Pop, o Minimalismo, a Arte Conceptual e o Pós-modernismo. Estes momentos históricos serão analisados através das técnicas, materiais e temas que os definem, bem como através de um debate alargado às questões culturais, económicas e políticas na sua origem. Pretende-se encorajar uma compreensão alargada da arte e da contemporaneidade.


Objetivos
- Aprofundar as ideias-chave relativas a percursos artísticos desenvolvidos a partir do pós-guerra (II Guerra Mundial) e até aos dias de hoje;
- Contextualizar os valores renovadores e transformadores implicados numa noção alargada de arte;
- Analisar aspetos da contemporaneidade que disseminam o pensamento artístico nos nossos dias;
- Contribuir para novas associações de ideias, através do exercício de leitura interpretativo de obras e de textos de critica de arte moderna e contemporânea.

Programa

1. O contexto artístico entre guerras
2. Uma noção alargada de arte
3. A arte na sua condição pós-medium
4. Arte na esfera pública


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

1. Os materiais didáticos apresentam-se em língua Inglesa e Portuguesa e incidem sobre o registo dos projetos dos artistas em estudo.

2. Serão apresentados excertos de documentação audiovisual que contextualizam as diferentes práticas artísticas em estudo.

3. O programa de cada sessão e os excertos bibliográficos de leitura complementar serão indicados no respetivo sumário.

NOTA: Entende-se esta unidade como uma plataforma de reflexão sensível às atividades e eventos da comunidade artística local e internacional, e sempre que possível disponível para um contacto direto com os seus protagonistas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Obtenção de frequência

Prova Escrita sem consulta.
Duração da prova é de 2 horas

Fórmula de cálculo da classificação final

Valor da classificação do exame final entre 0-20 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Através de Exame Final.

Observações

Bibliografia Geral:

Berman, Marshall (1982), Tudo o que é Sólido Dissolve-se no Ar, Lisboa: Edições 70, 1989
Bertens, Hans, Postmodernism: The Key Figures, ed. Hans Bertens, New York: Routledge, 1995
Buck-Moss, Susan, Dreamworld and Catastrophe. The Passing of Mass Utopia in East and West, Cambridge (Mass.) e Londres: MIT Press, 2000
Cabanne, Pierre (1966), Marcel Duchamp. O Engenheiro do Tempo Perdido, Lisboa: Assírio & Alvim, 1990
Crimp, Douglas (1993), On The Museum’s Ruins, Cambridge (Mass.) e Londres: MIT Press, 1995
Foster, Hal (ed.) The Anti-Aesthetic. Essays on Postmodern Culture, New York: The New Press, 1998
Fundação Serralves, Circa 1968, Porto: Museu de Serralves, 1999
Golderg, Roselee, Performance, Live Art Since the 60s, London: Thames and Hudson, 2004
Hall, Doug, Iluminating Video. An Essential Guide to Video Art, Doug Hall (ed.), San Francisco: Aperture, 1990
Harrison, Charles, Art in Theory 1900-2000: An Anthology of Changing Ideas, Harvey, David (ed.) et al, Cambridge: Blackwell Publishing, 2001
Harvey, David, The Condition of Postmodernity: an Enquiry into Origins of Cultural Change, Cambridge: Blackwell Publishing, 2007
Jones, Caroline, A., Embodied Experience, Technology, and Contemporary Art, Caroline A. Jones (ed.), Cambridge (Mass.) e Londres: MIT Press, 2006
Miessen, Markus, Did Someone say Participate? An Atlas of Spatial Practice, Markus Miessen (ed.) et al, Cambridge (Mass): MIT Press e Frankfurt: Revolver, 2006
Obrist, Hans-Ulrich, Formulas For Now, Hans-Ulrich Obrist (ed.) London: Thames &Hudson, 2008
Phillips, Lisa, The American Century: Art and Culture, 1950–2000, Phillips, Lisa (ed. ) et al, New York: The Whitney Museum of American Art and W.W. Norton & Company, 1999
Roth, Moira and Jonathan D. Katz, Difference/Indifference: Musings on Postmodernism, Marcel Duchamp and John Cage, London, New York: G+A Arts International, 1998
Sennett, Richard, The Conscience of the Eye, New York: Knopff, 1991
Sennett, Richard, The Fall of Public Man, New York: Knopff, 1977
Stangos, Nikos (1974), Concepts of Modern Art. From Fauvism to Postmodernism, Nikos Stangos (ed.), London: Thames and Hudson, 1997
Wallis, Brian, Art After Modernism: Rethinking Representation, Brian Wallis (ed.) and with an introduction, New York: The New Museum of Contemporary Art, 1984


NOTA: Haverá bibliografias específicas conforme os conteúdos programáticos forem introduzidos nas aulas.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 12:26:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias