Código: | TFV500 | Sigla: | TFV |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Artes Plásticas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 14 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 |
Analisar, entender e usar as diversas funções do vidro e nas diferentes técnicas utilizadas, nomeadamente as técnicas de kilncasting: casting e pâte de verre.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Usar a disponibilidade da transparência do vidro, nos diferentes campos da sua actuação.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica das várias aplicações da técnica do vidro.
Entender o vidro como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas
Os estudantes compreendem a utilização do vidro enquanto material plástico para a realização e concretização de obras de arte contemporâneas no desenvolvimento de trabalhos individuais de cariz criativo e inovador.
As competências adquiridas pelos estudantes visam a compreensão e concretização das diversas técnicas apreendidas aplicando-as aos trabalhos individuais com originalidade e rigor, onde se conciliam conhecimentos tecnológicos. Assim, os estudantes apreendem os conhecimentos técnicos que o material oferece dentro do âmbito das oficinas. Esses conhecimentos são depois englobados nos trabalhos desenvolvidos nos projetos de atelier (Pintura, Escultura e Multimédia)
Os estudantes aprendem também a trabalhar em grupo, num trabalho colaborativo de utilização dos equipamentos disponíveis nas oficinas.
Os estudantes compreendem a utilização e aplicação do vidro nas suas várias componentes, aliadas às artes plásticas, arquitetura, design e arte publica
As funções do vidro e os seus diferentes campos de representação na arte contemporânea
Panorama da arte em vidro na História da Pintura
Técnica da fusão e do slumping
Aperfeiçoamento do conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros
Elaboração de moldes
A técnica do kiln-casting
principais artistas e obras
Definição e conceitos
Projectos tridimensionais
O pâte de verre
Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros
Elaboração de moldes
Colocação do vidro
Peças com talco e sem talco (exercícios)
Granulometrias
Realização de projectos de pequenas dimensões
O casting
Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros
Concepção de moldes
Secagem dos moldes
Colocação do vidro
Realização de projectos de pequenas dimensões
vidro e o espaço
Realização de um projecto de relação entre o vidro e espaço
Realização de seminários e de workshops
Os estudantes começam primeiramente por elaborar exercícios de aprendizagem: realização de moldes de gesso e sílica (técnica livre) para peças de pâte de verre , peças com talco e sem talco; estudo das diferentes granulometrias, peças ocas e maciças; moldes para casting (moldes abertos e moldes fechados), técnica da cera perdida. Em seguida os estudantes devem adquirir conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros (noção dos conhecimentos de COE).
Pare além destas novas técnicas, serão desenvolvidos exercícios de fusão e slumping num nível mais avançado tendo em consideração os conhecimentos adquiridos no primeiro nível (Vitral)
Serão realizados pelo menos 2 trabalhos onde serão aplicadas as duas técnicas aprendidas anteriormente nos exercícios realizados.
Técnica de pâte de verre
A fragilidade do vidro
Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar
casting
A variação da cor no vidro
Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar
Os estudantes podem integrar mais de que uma técnica no mesmo trabalho, nomeadamente: fusão e slumping
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 40,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 10,00 |
Frequência das aulas | 40,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 40,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos nas aulas. Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 3/4 das aulas dadas.
A avaliação é contínua, respeita o calendário programado e os seguintes itens:
Cumprimento dos objectivos da disciplina.
Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Capacidade de observar e entender no domínio das diferentes aplicações do vidro.
Conhecimento do património histórico do vidro/vitral.
Interesse na participação dos workshops.
Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.
Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.
Assiduidade e pontualidade.
Tipo de avaliação:
A avaliação é contínua
Condições de Frequência:
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos nas aulas. Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 3/4 das aulas dadas.
Atendendo à situação em que nos encontramos e as modificações necessárias devido ao COVID-1, o plano de trabalho, e data de avaliação foi alterado apresentando em seguida a nova planificação:
Aulas Práticas presenciais na faculdade de 27 de maio a 8 de julho
Aulas presenciais na oficina de vidro no horário da aula. A sala é a mesma, mas dependendo do número de estudantes poderá ser necessário realizar turnos.
Os turnos e respetivos horários serão determinados no dia 20 na aula zoom.
9-20 de julho
Finalização dos trabalhos práticos e limpeza da mesa de trabalho.
A última fornada é no dia 8, os estudantes que colocarem peças neste dia podem na semana seguinte verem os resultados. Esta semana é de limpeza da mesa de trabalho. Todos os estudantes devem levantar os trabalhos desenvolvidos até ao dia 20.
20 de julho
Data limite de entrega do relatório
23 de julho
14.00-18.00 – Avaliação por zoom
Trabalhos e opções:
Nenhum estudante é prejudicado na avaliação pela opção tomada.
A avaliação final contém os seguintes itens:
O relatório final deve conter:
Índice e bibliografia
Sinopse sobre os trabalhos desenvolvidos: motivação e conceito;
Artistas de referência;
Ideias, desenhos dos dois trabalhos que seriam realizados com as respetivas técnicas;
Fotografias da realização e evolução do trabalho prático, para uma melhor compreensão.
Fichas técnicas com temperaturas e fornos utilizados (podem utilizar a ficha técnica disponibilizada na aula)