Código: | V504 | Sigla: | V |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Artes Plásticas |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Artes Plásticas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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AP | 32 | Plano de estudos oficial 2011 | 3 | - | 4,5 | 64 | 121,5 |
4 |
Docente | Responsabilidade |
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Teresa Maria Castro de Almeida | Regente |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
Teresa Maria Castro de Almeida | 4,00 |
Analisar, entender e usar as diversas funções do vidro nas diferentes técnicas utilizadas, nomeadamente o vitral, a fusão o slumping, o vidro laminado.
Desenvolver os conhecimentos adquiridos na aplicação a conteúdos específicos.
Usar a disponibilidade da transparência do vidro, nos diferentes campos da sua actuação.
Saber distinguir, seleccionar e fazer uso dos múltiplos meios de representação e modos da técnica das várias aplicações da técnica do vidro.
Entender o vidro como tecnologia flexível, especulativa e concretizadora de obras de arte contemporâneas.
Os estudantes compreendem a utilização do vidro enquanto material plástico para a realização e concretização de obras de arte contemporâneas no desenvolvimento de trabalhos individuais de cariz criativo e inovador.
As competências adquiridas pelos estudantes visam a compreensão e concretização das diversas técnicas apreendidas aplicando-as aos trabalhos individuais com originalidade e rigor, onde se conciliam conhecimentos tecnológicos. Assim, os estudantes apreendem os conhecimentos técnicos que o material oferece dentro do âmbito das oficinas. Esses conhecimentos são depois englobados nos trabalhos desenvolvidos nos projetos de atelier (Pintura, Escultura e Multimédia)
Os estudantes aprendem também a trabalhar em grupo, num trabalho colaborativo de utilização dos equipamentos disponíveis nas oficinas.
Os estudantes compreendem a utilização e aplicação do vidro nas suas várias componentes, aliadas às artes plásticas, arquitetura, design e arte publica
As funções do vidro e os seus diferentes campos de representação na arte contemporânea
Panorama do Vitral na História da Pintura
Identificação das diferentes técnicas: o vitral,a fusão, o slumping, o vidro laminado
Conhecimento dos materiais utilizáveis e dos utensílios
técnica do vitral clássico
As especificidades da pintura do vitral como arte de fogo,aplicação de grisalhas e esmaltes vítreos
O caso específico do vitral na pintura monumental
O vitral e a sociedade. O seu desempenho
A cor específica do vitral
Tiffany
Serigrafia s/ vidro
O vitral e a arquitectura
Projectar um vitral para um espaço da faculdade
Gravura, lapidação, foscagem sobre vidro
técnica do vidro laminado
Projectos tridimensionais
Relação entre pintura e escultura em vidro
Emprego de corantes em resinas na aplicação do vidro laminado
técnica da fusão e slumping
Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros
Fusão completa e parcial
Elaboração de moldes
Realização de seminários/workshops
As aulas são práticas onde os estudantes começam primeiramente por elaborar exercícios de aprendizagem: corte de vidro, pintura s/vidro (a grisalha e esmalte); fusão parcial e fusão total; realização de moldes de gesso cerâmico e sílica; slumping; Gravura e lapidação; vidro laminado, serigrafia em vidro. Em seguida os estudantes devem adquirir conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros.
Serão realizados pelo menos 3 trabalhos onde serão aplicadas 3 diferentes técnicas das aprendidas anteriormente nos exercícios realizados. Assim poderão optar por:
- Trabalho de vitral clássico onde devem contar os seguintes itens:
As especificidades da pintura do vitral como arte de fogo, aplicação de grisalhas e esmaltes vítreos. Pintura com a luz
O caso específico do vitral na pintura monumental
O vitral e a sociedade, o seu desempenho
A cor específica do vitral
Planificação de um vitral clássico: cartão, corte dos vidros, pintura e montagem com a calha de chumbo e soldagem.
- Trabalho de fusão parcial e/ou total
Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar
A cor na fusão
- Trabalho de slumping
Preparação dos moldes
Conhecimentos teórico/práticos das curvas de recozimento e da compatibilidade dos vidros. Materiais compatíveis. O estudante deve ser estar apto para conseguir elaborar uma curva de recozimento adequada ao trabalho que está a realizar
Os estudantes podem integrar mais de que uma técnica no mesmo trabalho, nomeadamente, gravura e lapidação; vidro laminado, serigrafia em vidro
O último trabalho é a realização de um trabalho teórico/prático: Elaboração de um projecto teórico/prático em vidro e de uma maqueta para um espaço na Faculdade.
Este trabalho deve contar os seguintes itens:
Vidro e a arquitectura
Vidro e o espaço público
Conhecimento do património histórico da arte do vitral e da arte do vidro
Serão por vezes ainda realizadas atividades extracurriculares, nomeadamente visitas de estudo, demostração de técnicas realizadas por artistas convidados, seminários e workshops.
Para todos os trabalhos acima citados os estudantes devem conseguir:
Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Capacidade de compreensão e realização das diferentes técnicas propostas no vidro.
Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista
Assiduidade e pontualidade.
Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 10,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 0,00 |
Frequência das aulas | 0,00 |
Total: | 0,00 |
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos nas aulas. Assim, considera-se como limite para a obtenção de frequência a participação a 3/4 das aulas dadas.
A avaliação é contínua, respeita o calendário programado e os seguintes itens:
Cumprimento dos objectivos da disciplina.
Cumprimento rigoroso e adequado do plano de trabalho proposto, atendendo ao seu grau de compreensão e desenvolvimento.
Capacidade de observar e entender no domínio das diferentes aplicações do vidro.
Conhecimento do património histórico do vidro/vitral.
Interesse na participação dos workshops.
Capacidade de organização e sistematização do trabalho.
Envolvimento e capacidade de produção.
Capacidade de reflexão e autocrítica.
Capacidade de finalizar os trabalhos dentro da data prevista.
Assiduidade e pontualidade.