Desenho e Ilustração
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenho |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
30 |
Plano de estudos oficial 2011 |
2 |
- |
4,5 |
64 |
121,5 |
3 |
4 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Desenho e Ilustração pretende ativar um espaço de criação do desenho direcionado para a ilustração. Tem como objetivos de estudo:
1- Conhecer as diferentes definições de ilustração e os seus campos de atuação;
2 - Explorar diferentes suportes, meios e técnicas segundo as questões da narrativa, da personagem e ambientes;
3 - Abordar de forma criativa e critica os diferentes exercicios de acordo com o publico alvo e meios de divulgação;
4- Trabalhar os diferentes projetos de acordo com os obejtivos especificos dos exercicios. Ou sejam: exploração do desenho e palavra, desenho e imagem, desenho e som tendo presente a diverisdade exploratória de materiais e meios de concretização.
5- Ampliar a autonomia, capacidade de exploração e concretização visual inerente ao campo alargado da ilustração.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes deverão ser capazes de criar narrativas, personagens e atmosferas de acordo com a função e objetivo do projeto. Da mesma forma que deverão demonstrar competencias técnicas e capacidade criativa.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Desenho II
Programa
A ilustração adquire uma linguagem própria onde por vezes o suporte e o contexto ativam a construção de narrativas.
A palavra, o som, o livro, a publicação periódica, o cartaz ou a publicidade potenciam o desenvolvimento da imagens que auxiliam e complementam na interpretação de textos e narrativas, como também, são veículos de experimentação e de construção de imaginários autónomos.
A partir de um conjunto de exercícios, onde são elencados os objetivos especificos, temas, metodologias, materiais, suportes e técnicas, trabalharemos a narrativa visual, a metáfora, a personagem e auto-representação de acordo com o contexto e meios de divulgação.
Bibliografia Obrigatória
Zeegen, Lawrence; The Fundamentals of Illustration, AVA Publishing, 2012. ISBN: ISBN-13: 978-2940411481
Heller, Steven; Illustration: A Visual History, 2008
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As 121,5 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
64 Horas de Contacto Semestral (HCS) distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS (57,5h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos tendo presente a componente b-learning na metodologia de trabalho.
Serão objeto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a unidade curricular estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho de campo |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
40,00 |
Estudo autónomo |
11,50 |
Frequência das aulas |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
121,50 |
Obtenção de frequência
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas. Considera-se a obtenção de frequência a participação no mínimo a 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Cumprimento do plano de trabalho da disciplina, assiduidade e participação na plataforma de ensino ( Moodle)
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Trabalho de estágio/projeto
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Deverá ser articulada de acordo com o estudante e conforme a disponibilide docente.
Melhoria de classificação
Melhoria por frequência no ano seguinte.