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Desenho e Ilustração

Código: DI211     Sigla: DI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=2098
Unidade Responsável: Desenho
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 30 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5
3
4

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sílvia Patricia Moreno Simões Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Sílvia Patricia Moreno Simões 3,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Desenho e Ilustração pretende ativar um espaço de criação do desenho direcionado para a ilustração. Tem como objetivos de estudo:

1- Conhecer as diferentes definições de ilustração e os seus campos de atuação;

2 - Explorar diferentes suportes, meios e técnicas segundo  as questões da narrativa, da personagem e ambientes;

3 - Abordar de forma criativa e critica os diferentes exercicios de acordo com o publico alvo e meios de divulgação;

4- Trabalhar os diferentes projetos de acordo com os obejtivos especificos dos exercicios. Ou sejam: exploração do desenho e palavra, desenho e imagem, desenho e som tendo presente a diverisdade exploratória de materiais e meios de concretização.

5- Ampliar a autonomia, capacidade de exploração e concretização visual inerente ao campo alargado da ilustração.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão ser capazes de criar narrativas, personagens e atmosferas de acordo com a função e objetivo do projeto. Da mesma forma que deverão demonstrar competencias técnicas e capacidade criativa.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Desenho II

Programa

A ilustração adquire uma linguagem própria onde por vezes o suporte e o contexto ativam a construção de narrativas.
A palavra, o som, o livro, a publicação periódica, o cartaz ou a publicidade potenciam o desenvolvimento da imagens que auxiliam e complementam na interpretação de textos e narrativas, como  também, são veículos de experimentação e de construção de imaginários autónomos.

A partir de um conjunto de exercícios, onde são elencados os objetivos especificos, temas, metodologias, materiais, suportes e técnicas, trabalharemos  a narrativa visual, a metáfora, a personagem e auto-representação de acordo com o contexto e meios de divulgação.

Bibliografia Obrigatória

Zeegen, Lawrence; The Fundamentals of Illustration, AVA Publishing, 2012. ISBN: ISBN-13: 978-2940411481
Heller, Steven; Illustration: A Visual History, 2008

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As 121,5 Horas de Trabalho Semestral (HTS) nesta disciplina são organizadas da seguinte maneira:
64 Horas de Contacto Semestral (HCS)  distribuídas por:
Aulas teóricas de apresentação e explanação dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas de:
Concretização, desenvolvimento e exploração dos exercícios/conteúdos.
Análise, critica e avaliação dos resultados obtidos.
As restantes HTS (57,5h) são utilizadas no desenvolvimento e aprofundamento da prática implicada, a partir dos enunciados específicos para e exploração de conteúdos tendo presente a componente b-learning na metodologia de trabalho.

Serão objeto de estudo visitas a exposições e locais de interesse para a unidade curricular estando ainda aberta à participação em seminários, workshops, etc.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho de campo 30,00
Trabalho prático ou de projeto 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 40,00
Estudo autónomo 11,50
Frequência das aulas 40,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 121,50

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática dos alunos a todas as aulas. Considera-se a obtenção de frequência a participação no mínimo a 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Cumprimento do plano de trabalho da disciplina, assiduidade e participação na plataforma de ensino ( Moodle)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Deverá ser articulada de acordo com o estudante e conforme a disponibilide docente.

Melhoria de classificação

Melhoria por frequência no ano seguinte.
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