Cerâmica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
27 |
Plano de estudos oficial 2011 |
2 |
- |
4,5 |
64 |
121,5 |
3 |
4 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
• Conhecer o processo cerâmico;
• Identificar as características dos materiais cerâmicos;
• Complementar o trabalho desenvolvido na UC de Cerâmica e noutras áreas curriculares;
• Explorar as potencialidades expressivas das técnicas cerâmicas estimulando a reflexão crítica sobre a cerâmica actual, potenciando assim os percursos criativos individuais;
• Valorizar as metodologias experimentais associadas ao trabalho em estúdio.
Resultados de aprendizagem e competências
A experiência e estudo da cerâmica no contexto das matérias-primas permite conhecer os processos cerâmico e identificar as características dos seus materiais.
O contacto com os equipamentos cerâmicos e a prática laboratorial promovem a exploração das potencialidades expressivas das técnicas cerâmicas a partir do domínio da utilização dos fornos e da realização de ensaios, exercíciose registos de pastas, fundentes e produtos auxiliares.
As metodologias experimentais associadas ao trabalho em estúdio através de exercícios de modelação, escultura e pintura cerâmica são meios para conhecer os processos cerâmicos, valorizar as metodologias experimentais associadas ao trabalho em estúdio e estimular a reflexão crítica sobre a cerâmica actual.
As aulas teórico-práticas, a utilização de plataformas digitais, os exercícios da componente prática, as visitas de estudo a exposições, ateliers e outras actividades organizadas no exterior permitem complementar as aprendizagno âmbito da sala de aula.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- A cerâmica em contexto: conceitos e géneros;
- Matérias-primas: caracterização geológica;
- Diversos processos de cozedura de esculturas, relevos e outros objectos cerâmicos;
- Prática laboratorial – ensaios / exercícios e registos: pastas, diferentes processos de construãção e modelçao, pintura e corantes, fundentes e produtos auxiliares;
Bibliografia Obrigatória
Jan Peterson, Susan Peterson; The Craft and Art of Clay: A Complete Potter's Handbook, London, United Kingdom: Laurence King Publishing, 2012. ISBN: 9781856697286
Resende, Julio; A cerâmica, Associação de Estudantes - Departamento de Artes Plásticas e Design da ESBAP. - Porto : Associação de Estudantes - Departamento de Artes Plásticas e Design da ESBAP, 1976
Almeida, Ana João; Manual de Iniciação à Cerâmica, Oficinas do Convento, 2018
Bibliografia Complementar
Petrie Kevin;
Ceramic transfer printing. ISBN: 978-1-4081-1328-8
Office National de L.Artisanat Tunisien 340;
Ceramique
Kimball Irmgard Groth;
Terracotas mayas
Machado de Castro 040;
Machado de Castro
Rhodes Daniel;
Arcilla y vidriado para el ceramista. ISBN: 84-329-8557-0
Schwichtenberg Tina;
Vidriado y decorado de ceramica. ISBN: 84-329-8419-1
Hampel Christa;
Creaciones en ceramica. ISBN: 84-342-1925-5
Drake K.;
Ceramica sin torno
Rõttger Ernst;
La ceramique. ISBN: 2-249-20003-3
Charleston Robert J. 340;
World ceramics. ISBN: 0-517-351498
Rada Pravoslav;
The book of ceramics
Woody Elsbeth S.;
Ceramica a mano. ISBN: 84-329-8507-4
Ruprecht Hakon;
Ceramica imaginativa. ISBN: 84-329-8408-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O processo de ensino aprendizagem decorre no espaço da Faculdade, com eventuais saídas de campo e workshops com especialistas convidados. Os métodos de ensino a utilizar podem ser assim resumidos:
• Aulas práticas na sala de aula destinada à UC de Cerâmica.
• Outras aulas teórico-práticas com recurso a meios audiovisuais, textos e outros.
• Utilização de plataformas digitais para a discussão e partilha de informação.
• Visitas de estudo a exposições, ateliers e outras actividades organizadas no exterior.
As aulas da UC de Cerâmica terão uma componente prática realizada a partir das propostas de trabalho de cada estudante permitindo exercitar:
1) A modelação sobre a lastra (pasta à escolha do estudante), com as dimenssões permitidas pelos meios tecnologicos da oficina de cerâmica e o temporelativo às aulas de presença previstas para o Semestre. Exercicio com base na relação de planos, superfícies e texturas;
2) Modelação de uma peça de vulto perfeito, em médio formato;
3) Pintura sobre os trabalhos em chacota ou vidrado cru, com engobes, pigmentos cerâmicos, óxidos e vidrados.
Caderno de campo para registo dos processos e meios utilizados
Palavras Chave
Humanidades > Artes > Artesanato > Cerâmica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
10,00 |
Estudo autónomo |
35,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho de campo |
15,00 |
Total: |
120,00 |
Obtenção de frequência
Participação em 75% das aulas teórico-práticas da UC de Cerâmica.
Os estudantes que atingirem 25% de faltas serão convidados a abandonar a UC.
Fórmula de cálculo da classificação final
20% (2 val) + 10% (1 val) + 10% (1 val) + 60% (16 val) = 100% (20 val)
Observações
Avaliação é distribuída sem exame final.
O processo de avaliação é contínuo. concluido o semestre é realizada a avaliação final que inclui:
- Avaliação continua;
- Um relatório com os trabalhos desenvolvidos, respectivas fichas técnicas, memória descritiva, registos fotográficos das distintas fases de trabalho e das peças concluídas;
- O caderno de campo.
O apoio aos estudantes será realizado às quintas-feiras entre as 11h/13h, na sala de Cerâmica.
A bibliografia apresentada na Ficha Curricular será complementada com outros documentos em suporte de papel.