Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MDIPDE

Projeto/Dissertação/Estágio

Código: MDIPDE     Sigla: PDE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Design

Ocorrência: 2019/2020 - A

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design da Imagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDI 22 Plano de Estudos do MDI_Publicação em DR de 03/11/2016 2 - 54 1080 1458

Docência - Horas

Orientação tutorial: 0,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Português e Inglês para estudantes internacionais

Objetivos





- Aprofundar metodologias de investigação que dotem os estudantes de pensamento crítico sobre projectos de índole visual a realizar ao longo do semestre;
- Investigação e validação da imagem como unidade contemporânea de literacia;
- Desenvolver interesses científicos que se cruzem com projectos de investigação capazes de nos proporcionar uma visão do Mundo a partir de um padrão individual, local, regional ou mundial, congregando um património transmissível da memória individual e coletiva;
- Compreensão de gramáticas relacionada com a imagem no contexto contemporâneo, tanto a nível cultural como tecnológico.





Resultados de aprendizagem e competências





Aptidão para a organização da informação visual geradora de uma campo expandido de conhecimento centrado nas imagens capazes de formar uma produto intelectual de sabedoria.
Resolução de problemas de informação no espaço público no campo da cultura e do mercado.
Ser capaz de desenvolver programas de comunicação visual sustentáveis e funcionais, implementados a partir de conceitos originais e a partir dos quais resultem mensagens, meios e dispositivos visuais numa relação face à qual o Design seja viável como contrato ético com a sociedade.
Adequar e suportar o processo do design visual a uma estrutura operativa, assim sequenciada:Compreender e definir um problema de comunicação segundo objetivos tangíveis e que superem as suas condicionantes.Observar e conhecer os utilizadores no terreno.Sintetizar e equacionar as alternativas para a solução de uma necessidade.Prototipar com esboços, esquemas, modelos ou um storyboard.Realizar e produzir produtos de comunicação visual.





Modo de trabalho

Presencial

Programa





Projecto de Investigação

A demonstração da coerência dos conteúdos programáticos será testada no decorrer do ano lectivo através da análise do projeto de investigação formulado inicialmente. Desta forma, pretende-se discutir o progresso da investigação através de uma calendarização atribuída a cada uma das fases do trabalho.





Bibliografia Obrigatória

CRESWELL, John W. ; Research Design: qualitative & quantitative approaches. Thousand Oaks, age Publications., 1994
GRAY, C., MAILIS, Jullian; Visualizing Research. A guide to the Research Process in Art and Design, shgate Publishing Limited, 2004
HOLLY, Michael Ann; What Is Research in the Visual Arts?: Obsession, Archive, Encounter. Williamstown, Massachusetts: Clark Art Institute, 2009
Graphic Design Theory: Readings from the Field. Nova Iorque:; Armstrong, Helen, 2009. ISBN: Princeton Architectural Press,
Banks, Marcus; Visual Methods in Social Research, SAGE Publications, 2009
Mirzoeff, Nicholas; The Visual Culture Reader, Routledge, 2009
Mitchell, W. J. T; What Do Pictures Want?: The Lives and Loves of Images, The University of Chicago Press, 2005
Rancière, Jacques; The Future of the Image, London and New York: Verso, 2007
Sterling, Bruce; Shaping Things, Massachusetts: The MIT Press, 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem





Neste caso particular, é concedida aos estudantes a responsabilidade de trabalharem o seu tema da forma que julgarem mais apropriada, seguindo a sua opinião, ritmo e até instintos pessoais desde que em ajam de acordo os objetivos da unidade curricular, demonstrando que sabem aplicar conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do ciclo de estudos.
Compete aos orientadores acompanhar o trabalho em curso de forma a evitar que os estudantes se afastem do essencial e se percam em aspetos menores, garantindo que o plano de trabalhos é cumprido. Para isso, os docentes efetuam o acompanhamento da investigação, tanto no formato individual como em grupo, e fomentam apresentações de trabalho regulares onde é incentivada a participação de todos os estudantes.





Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Não se aplica

Fórmula de cálculo da classificação final

Prova pública

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Melhoria de classificação

Não se aplica
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-01-21 às 21:44:41 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais