Design Editorial
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Design Comunicacao |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Entender, conceber, coordenar, produzir e apresentar um projeto editorial. Obter avançados e sólidos conhecimentos nas áreas do design de publicações e da produção gráfica editorial (jornal, revista, livro), nomeadamente na autoedição com a criação e produção de um livro (livro de artista; livro objeto; fotolivro). Repensar a relação texto-imagem no conceito do objeto livro, libertando-o da função de transmissor de conteúdos (escritos/visuais) e conferindo-lhe a autonomia de objeto artístico e conceptual; pensar e conceber o livro como ‘jóia’ e objeto de culto (edição de autor: limitada, numerada, assinada); utilizar técnicas e tecnologias que estão naturalmente ligadas à concretização de um livro, em contextos de aplicação e conceção novos; introduzir processos de gravação e acabamento (tradicional, inédito, experimental) inerentes à encadernação e conceção da capa, do invólucro e da embalagem do livro. O projeto curricular pode ser desenvolvido em grupo e pensado para suporte digital.
Resultados de aprendizagem e competências
Obter sólidos e adequados conhecimentos em design editorial nomeadamente na gestão, concepção e produção de um projeto editorial.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Tipografia e Tecnologias de Produção Gráfica.
Programa
Componente teórica:
— Introdução: contextualização histórica e fenomenologia tecnológica;
— Intervenientes diretos (designer, escritor, tradutor, revisor, editor, produtor) e indiretos (editor, livreiro, distribuidor, arquivo, biblioteca, papeleira, gráfica, museu, prémio);
— Ciclo conceptual e produtivo de um projeto editorial físico (boletim, jornal, revista, livro);
— Projeto: tema/nome, equipa, público-alvo, conteúdo, deontologia, planificação, orçamentação;
— Produção editorial: livro de estilo, folha de estilo, contrato, revisão ortográfica;
— Parametrização tipográfica: idioma, família tipográfica/fundição, ortotipografia;
— Arquitetura gráfica (formato, grelha, microtipografia, macrotipografia) vs. Narrativa/Poesia visual;
— Edição de imagem: palete cromática, fotografia, ilustração, infografismo;
— Do modelo ao protótipo: suporte, matéria-prima, pré-maqueta, maqueta, mono, provas;
— Referências, recursos, marketing, publicidade e comercialização.
Componente prática:
— Projeto curricular: jornal/revista/livro (individual ou em equipa).
Bibliografia Obrigatória
Bringhurst Robert;
Elementos do estilo tipográfico. ISBN: 85-7503-393-X oferta
Hochuli Jost;
Designing books. ISBN: 0-907259-08-1
Muller-Brockmann Josef;
Sistemas de retículas. ISBN: 968-887-201-6
Parr Martin;
The^Photobook. ISBN: 0-7148-4285-0
AMBROSE, Harris; The Layout Book, AVA Publishing, 2007
AAVV; Les 3 révolutions du livre, MAM; Imprimerie nationale (France), 2002
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O docente enquanto orientador, mediador e provocador estimula e proporciona; sessões de reflexão sobre temas, autores, obras, artefactos e sistemas artesanais ou mecânicos; sessões de investigação, desenvolvimento e realização de projetos experimentais, reais e/ou ‘piloto’;sessões coletivas de apresentação, análise, discussão e crítica dos projetos realizados; sessões abertas com a apresentação de obras monográficas, exposição comentada de objetos gráficos, projeção de filmes e visitas de estudo.
Software
Adobe Illustrator
Adobe Photoshop
Adobe InDesign
QuarkXPress
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
40,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
10,00 |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
20,00 |
Trabalho de campo |
10,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática do discente nas aulas. A pontualidade e a assiduidade são registadas em folha própria, fornecida e controlada pelo docente nos primeiros trinta minutos de cada aula. A frequência mínima de assistência (presença nas aulas) é de 80% do total de horas de contacto. As componentes de avaliação são: assiduidade; participação; apontamentos; conceito; destreza manual; técnica pessoal; apresentação visual/oral; atitude e auto-motivação.
Fórmula de cálculo da classificação final
O processo de avaliação é permanente e contínuo, e resulta do somatório das experiências práticas e teóricas demonstradas pelo discente no decorrer do ano letivo, tendo em vista a concretização dos objetivos propostos. O projeto final será apresentado, defendido, exposto, comentado, avaliado e discutido na última semana de aulas.
Melhoria de classificação
Sim, no ano letivo seguinte.