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Design Editorial

Código: DED500     Sigla: DED

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design Comunicacao

Ocorrência: 2016/2017 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 28 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Entender, conceber, coordenar, produzir e apresentar um projeto editorial. Obter avançados e sólidos conhecimentos nas áreas do design de publicações e da produção gráfica editorial (jornal, revista, livro), nomeadamente na autoedição com a criação e produção de um livro (livro de artista; livro objeto; fotolivro). Repensar a relação texto-imagem no conceito do objeto livro, libertando-o da função de transmissor de conteúdos (escritos/visuais) e conferindo-lhe a autonomia de objeto artístico e conceptual; pensar e conceber o livro como ‘jóia’ e objeto de culto (edição de autor: limitada, numerada, assinada); utilizar técnicas e tecnologias que estão naturalmente ligadas à concretização de um livro, em contextos de aplicação e conceção novos; introduzir processos de gravação e acabamento (tradicional, inédito, experimental) inerentes à encadernação e conceção da capa, do invólucro e da embalagem do livro. O projeto curricular pode ser desenvolvido em grupo e pensado para suporte digital.

Resultados de aprendizagem e competências

Obter sólidos e adequados conhecimentos em design editorial nomeadamente na gestão, concepção e produção de um projeto editorial.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Tipografia e Tecnologias de Produção Gráfica.

Programa

Componente teórica:
— Introdução: contextualização histórica e fenomenologia tecnológica;
— Intervenientes diretos (designer, escritor, tradutor, revisor, editor, produtor) e indiretos (editor, livreiro, distribuidor, arquivo, biblioteca, papeleira, gráfica, museu, prémio);
— Ciclo conceptual e produtivo de um projeto editorial físico (boletim, jornal, revista, livro);
— Projeto: tema/nome, equipa, público-alvo, conteúdo, deontologia, planificação, orçamentação;
— Produção editorial: livro de estilo, folha de estilo, contrato, revisão ortográfica;
— Parametrização tipográfica: idioma, família tipográfica/fundição, ortotipografia;
— Arquitetura gráfica (formato, grelha, microtipografia, macrotipografia) vs. Narrativa/Poesia visual;
— Edição de imagem: palete cromática, fotografia, ilustração, infografismo;
— Do modelo ao protótipo: suporte, matéria-prima, pré-maqueta, maqueta, mono, provas;
— Referências, recursos, marketing, publicidade e comercialização.

Componente prática:
— Projeto curricular: jornal/revista/livro (individual ou em equipa).

Bibliografia Obrigatória

Bringhurst Robert; Elementos do estilo tipográfico. ISBN: 85-7503-393-X oferta
Hochuli Jost; Designing books. ISBN: 0-907259-08-1
Muller-Brockmann Josef; Sistemas de retículas. ISBN: 968-887-201-6
Parr Martin; The^Photobook. ISBN: 0-7148-4285-0
AMBROSE, Harris; The Layout Book, AVA Publishing, 2007
AAVV; Les 3 révolutions du livre, MAM; Imprimerie nationale (France), 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O docente enquanto orientador, mediador e provocador estimula e proporciona; sessões de reflexão sobre temas, autores, obras, artefactos e sistemas artesanais ou mecânicos; sessões de investigação, desenvolvimento e realização de projetos experimentais, reais e/ou ‘piloto’;sessões coletivas de apresentação, análise, discussão e crítica dos projetos realizados; sessões abertas com a apresentação de obras monográficas, exposição comentada de objetos gráficos, projeção de filmes e visitas de estudo.

Software

Adobe Illustrator
Adobe Photoshop
Adobe InDesign
QuarkXPress

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho de campo 30,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 10,00
Estudo autónomo 20,00
Frequência das aulas 20,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A avaliação é contínua, o que implica a presença sistemática do discente nas aulas. A pontualidade e a assiduidade são registadas em folha própria, fornecida e controlada pelo docente nos primeiros trinta minutos de cada aula. A frequência mínima de assistência (presença nas aulas) é de 80% do total de horas de contacto. As componentes de avaliação são: assiduidade; participação; apontamentos; conceito; destreza manual; técnica pessoal; apresentação visual/oral; atitude e auto-motivação.

Fórmula de cálculo da classificação final

O processo de avaliação é permanente e contínuo, e resulta do somatório das experiências práticas e teóricas demonstradas pelo discente no decorrer do ano letivo, tendo em vista a concretização dos objetivos propostos. O projeto final será apresentado, defendido, exposto, comentado, avaliado e discutido na última semana de aulas.

Melhoria de classificação

Sim, no ano letivo seguinte.
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