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Matérias e Técnicas da Pintura

Código: MTP211     Sigla: MTP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Pintura

Ocorrência: 2016/2017 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 57 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Maria Castro de Almeida Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
Vítor Alexandre de Sousa Oliveira 4,00
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2016-09-29.

Campos alterados: Bibliografia Complementar, Bibliografia Obrigatória

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O programa da disciplina pretende iniciar um processo de investigação relativo à evolução pictórica de todas as Escolas e correntes artísticas, através do estudo dos seus materiais e técnicas.
A ausência de um programa arquivístico das práticas e dos métodos utilizados pelos pintores mais ilustrativos da história da arte deve reforçar o interesse em reunir informação detalhada e de fontes diversificadas, privilegiando-se o contacto directo com profissionais de áreas científicas que partilham as mesmas preocupações.
Uma metodologia que contemple as técnicas processuais da pintura não inibe a “originalidade” e a “espontaneidade” da obra artística. Hoje, há sinais claros de que a técnica e a estética se encontram em trajectórias de convergência, que é tão importante quanto a convergência entre a ciência e a técnica.

OBJECTIVOS DA DISCIPLINA

1. Familiarizar o aluno com os materiais e técnicas da pintura utilizadas ao longo da história da arte por artesãos e artistas;

2. Sistematizar procedimentos que proponham práticas racionais no âmbito do ofício da pintura;

3. Introduzir novas referências de estudo que forneçam ao aluno as bases necessárias para a correcta selecção dos materiais disponibilizados no mercado;

4. Transmitir noções elementares colocadas no plano da física e da química aplicada, consideradas pertinentes para um curso superior de pintura;

5. Disponibilizar termos e conceitos técnicos indispensáveis à riqueza de vocabulário, no meio artístico;

6. Sensibilizar o aluno para a conservação de obras de arte, sublinhando as da sua própria produção.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da sua aprendizagem, os alunos serão capazes de:

 

1. Sistematizar procedimentos técnicos de pintura;

2. Aplicar os conhecimentos adquiridos a novas e imprevisíveis situações, no plano das artes visuais;

3. Desenvolver projectos artísticos com os materiais de pintura adequados;

4. Seleccionar com propriedade os materiais de pintura disponibilizados no mercado das artes plásticas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. ALQUIMIA E QUÍMICA

1.1 Relação entre ciência, arte e religião nas primeiras civilizações Ocidentais
1.2 Pintura Primitiva e suas práticas empíricas
1.3 Da alquimia à química moderna: Paradigmas científicos na arte da pintura


2. A PINTURA COMO ESTRUTURA LAMINADA

2.1 Cortes estratigráficos: Compreender a pintura na sua perspectiva morfológica
2.2 Suportes rígidos: Madeira, contraplacado e MDF
2.3 Suportes flexíveis: Linho, algodão e poliéster
2.4 Cargas, preparações e isolamentos


3. PIGMENTOS

3.1 Classificação
3.2 O nicho das tintas para artista no contexto da indústria: Dispersão
3.3 Características das partículas
3.4 Tamanho das partículas
3.5 Índices refractivos: Opacidade e transparência
3.6 Adição, subtracção e neutralidade positiva


4. AGLUTINANTES E ADITIVOS

4.1 Óleos essenciais
4.2 Óleos secativos
4.3 Secativos
4.4 Aditivos sintéticos
4.5 Emulsões: Hidrófilas e Lipídicas


5. RESINAS

5.1 Resinas naturais
5.2 Resinas sintéticas


6. PINCÉIS

6.1 Cerdas
6.2 Kolinsky (Marta)
6.3 Sintéticos
6.4 Mistura


7. TÉCNICAS DE PINTURA

7.1 Encáustica
7.2 Fresco (Buon Fresco) e Secco
7.3 Têmpera
7.4 Óleo
7.5 Aguarela
7.6 Acrílico


BIBLIOGRAFIA

A bibliografia será disponibilizada de acordo com os critérios de exigência dos projectos individuais de cada aluno.

Bibliografia Obrigatória

Ball, Philip; Bright Earth: Art and the Invention of Color, University of Chicago Press, 2003
Baxandall, M. ; Painting and Experience in Fifteenth Century Italy,, Oxford University Press, 1998
Bomford, David; A Closer Look: Conservation of Paintings, Yale University Press, 2009
Bomford, David; Conservation of Paintings: National Gallery Pocket Guide, The National Gallery, 1998
Camille, Michael; The Gothic Idol: Ideology and Image-Making in Medieval Art, Cambridge University Press,, 1989
Chaet, Bernard; An Artist´s Notebook – Techniques and Materials, Rinehart and Holt, 1979
Doerner, Max; The Materials of the Artist and Their Use in Painting: With Notes on the Techniques of the Old Masters, Harcourt Brace Jovanovich, 1984
Edwards, Betty; Color - A course in Mastering the Art of Mixing Colours, Penguin Group, 2004
Hall, Marcia B; Color and Meaning. Practice and Theory in Renaissance Painting, Cambridge University Press,, 1992
Pedrola, Antoni; Materiales; Procedimientos y Técnicas Pictóricas, Ariel, 2004
Smith, Ray; Manual Prático do Artista, Civilização Editores, 2006
Schwabsky, Barry; Vitamin P; New Perspectives in Painting, Phaidon Press, 2002
Stoichita, Victor I; La invención del cuadro: Arte, Artífices y Artificios en los Orígenes de la Pintura Europea, Ed. del Serbal, 2000
Woods, K. W; Making Renaissance Art: Renaissance – Art Reconsidered, Yale University Press, 2006
Wiesman, Majorie E; A Closer Look: Deceptions and Discoveries, Yale University Press, 2010
Hockney, David; Secret Knowledge - Rediscovering the Lost Techniques of the Old Masters, Avery editors, 2001
Mayer, Ralph; The Artist´s Handbook of Materials and Techniques, Faber&Faber, 2001
Turner, Jane; The Dictionary of Art, Oxford University Press, 2003
Humpfrey, P.; Painting in Renaissance Venice, Yale University Press, 1996

Bibliografia Complementar

Chaet, Bernard; An artist’s notebook: techniques and materials . ISBN: 0-03-040726-5
Arasse, Daniel; Histoires de Peintures, Editions Denoël, 2004
Cumming, Laura; A Face to the World: On Self-Portraits, Harper Press, 2009
Elkins, James; Why Art Cannot Be Taught: A Handbook for Art Students, University of Illinois Press, 2001
Franklin, D; Painting in Renaissance Florence 1500-1550, Yale University Press, 2001
Geczy, Adam; Art: Histories, Theories and Exceptions, Berg Publishers, 2008
Honour, Hugh e Fleming, John; ; Historia Mundial del Arte, Akal,, 2004
Harris, Jonathan; ; Art History: The Key Concepts, Routledge, 2006
Meinhardt, Johannes; Abstracção depois da Abstracção, Fundação Serralves, 2005
Pointon, Marcia; History of Art – A Student’s Handbook, Routledge, , 1997
Preziosi, Donald; The Art of Art History – A Critical Anthology, Oxford University Press, 1998
Preziosi, Donald; Rethinking Art History: Meditations on a Coy Science, Yale University Press, 1989
Woods, K. W; Viewing Renaissance Art, Yale University Press, 2007
Welch, Evelyn; Shopping in the Renaissance: Consumer Cultures in Italy – 1400-1600, Yale University Press, 2005
Elkins, James; What Painting Is, Routledge, 2000
Puttfarfen, Thomas; The Discovery of Pictorial Composition: Theories of Visual Order in Painting, 1400-1800, Yale University Press, 2000
Heidegger, Martin; The Origin of the Work of Art, University of Waterloo, 1963
Harrison, Charles; Conceptual Art and Painting, The MIT Press, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas acompanhadas de ensaios e práticas oficinais.
Os alunos devem fazer-se acompanhar, em todas as circunstâncias possíveis, de um caderno pessoal de registo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 25,00
Trabalho laboratorial 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Trabalho de campo 0,00
Trabalho de investigação 0,00
Trabalho laboratorial 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

A avaliação será contínua até à conclusão do Semestre.
Os alunos não serão submetidos a exame teórico como elemento de avaliação.
O professor considera para avaliação os seguintes parâmetros:

1. Disciplina e comportamento exemplar;

2. Assiduidade e participação oportuna nas aulas teóricas e práticas;

3. Interacção com os colegas, privilegiando o trabalho em equipa;

4. Motivação favorável às práticas da disciplina;

5. Facilidade na apreensão de conceitos e metodologias práticas aplicadas;

6. Eficácia na aplicação dos conhecimentos adquiridos nas suas experimentações plásticas;

7. Aplicação e adaptação de conteúdos a novas situações;

8. Organização e diversidade na procura de soluções para os seus trabalhos;

9. Cumprimento de tarefas e prazos pré-estabelecidos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho prático: 75%

Trabalho teórico: 25%

Observações

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Sextas-feiras, das 10h30 às 12h30

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