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Cultura Digital

Código: MDICD     Sigla: MDICD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design de Comunicação

Ocorrência: 2013/2014 - 1S (de 09-09-2013 a 07-02-2014)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Mestrado em Design da Imagem

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MDI 13 Plano Oficial 2011 1 - 9 60 243

Docência - Horas

Teorico-Prática: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 4,00
João José Gonçalves de Barros Cruz 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Com a UC de Cultura Digital pretende-se dotar os mestrandos de uma visão alargada sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura, fornecendo paralelamente mecanismos de análise e reflexão de forma a estabelecer um posicionamento crítico com características operativas. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final do semestre os mestrandos possuirão um conhecimento panorâmico sobre a história da cultura digital, sobre os seus intervenientes e sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura. Serão capazes de analisar e reflectir sobre as transformações que o digital comporta de forma crítica e operativa.   

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Na UC de Cultura Digital proceder-se-á a um mapeamento do impacto da sociedade digital na cultura e a sua redefinição face aos novos media, propondo uma ideia de cultura digital com génese social.

Com o advento da era da informação e principalmente com a revolução digital, constatamos um processo geral de desmaterialização propondo novos modelos socioculturais e ruturas em paradigmas instituídos. Mapear ruturas e identificar paradigmas emergentes constituir-se-á como estratégia para reflectir, conceber e propor formas inovadoras de acção capazes de uma recontextualização permanente dos processos de design.

Um conjunto de tópicos predefinido permitirá a problematização destas questões em aula e a sua consolidação através do desenvolvimento de projectos de caráter teórico-prático.

Cultura Digital, Vanguarda Digital, Contra-cultura Digital e Resistência Digital, Tecnologia e Vanguarda, Digital Art, Copyright/Copyleft/Copy-fight, Free Culture, Media Sociais e Imagem participativa.

Bibliografia Obrigatória

Gere Charlie; Digital culture. ISBN: 1-86189-143-1 24.00

Bibliografia Complementar

Nicholas Negroponte; Being Digital, Coronet Books, 1995. ISBN: 0-340-64930-5
Lawrence Lessig; Free Culture, The Nature and Future of Creativity, Penguin Books, 2004. ISBN: 1-59420--006-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição, análise e discussão de materiais relevantes de natureza teórica e teórico-prática.

Desenvolvimento individual, ou em grupos de trabalho, de um ou mais projectos , visando problematizar os conteúdos abordados, identificar áreas de acção e propor soluções inovadoras.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação final ponderará os seguintes factores: assiduidade e participação nas actividades lectivas 20%, realização de trabalhos práticos 50%, trabalho escrito final 30%.

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