Código: | MDICD | Sigla: | MDICD |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Design de Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Design |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Design da Imagem |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MDI | 13 | Plano Oficial 2011 | 1 | - | 9 | 60 | 243 |
Teorico-Prática: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 4,00 |
João José Gonçalves de Barros Cruz | 4,00 |
Com a UC de Cultura Digital pretende-se dotar os mestrandos de uma visão alargada sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura, fornecendo paralelamente mecanismos de análise e reflexão de forma a estabelecer um posicionamento crítico com características operativas.
No final do semestre os mestrandos possuirão um conhecimento panorâmico sobre a história da cultura digital, sobre os seus intervenientes e sobre o impacto do digital na sociedade e na cultura. Serão capazes de analisar e reflectir sobre as transformações que o digital comporta de forma crítica e operativa.
Na UC de Cultura Digital proceder-se-á a um mapeamento do impacto da sociedade digital na cultura e a sua redefinição face aos novos media, propondo uma ideia de cultura digital com génese social.
Com o advento da era da informação e principalmente com a revolução digital, constatamos um processo geral de desmaterialização propondo novos modelos socioculturais e ruturas em paradigmas instituídos. Mapear ruturas e identificar paradigmas emergentes constituir-se-á como estratégia para reflectir, conceber e propor formas inovadoras de acção capazes de uma recontextualização permanente dos processos de design.
Um conjunto de tópicos predefinido permitirá a problematização destas questões em aula e a sua consolidação através do desenvolvimento de projectos de caráter teórico-prático.
Cultura Digital, Vanguarda Digital, Contra-cultura Digital e Resistência Digital, Tecnologia e Vanguarda, Digital Art, Copyright/Copyleft/Copy-fight, Free Culture, Media Sociais e Imagem participativa.
Exposição, análise e discussão de materiais relevantes de natureza teórica e teórico-prática.
Desenvolvimento individual, ou em grupos de trabalho, de um ou mais projectos , visando problematizar os conteúdos abordados, identificar áreas de acção e propor soluções inovadoras.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 20,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação final ponderará os seguintes factores: assiduidade e participação nas actividades lectivas 20%, realização de trabalhos práticos 50%, trabalho escrito final 30%.