Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > SDI211

Seminário de Design I

Código: SDI211     Sigla: SDI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Design de Comunicação

Ocorrência: 2013/2014 - 1S (de 09-09-2013 a 15-07-2014) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Design
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Design de Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DC 11 Licenciatura em Design de Comunicação 3 - 4,5 64 121,5
4

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os estudantes devem ser capazes de analisar criticamente, avaliar e sintetizar ideias novas e complexas; Comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a área em que são especializados; Promover, em contexto académico e ou profissional, o progresso tecnológico, social ou cultural. 



Resultados de aprendizagem e competências

O objectivo da unidade curricular é fornecer os instrumentos conceptuais para avaliar de forma crítica a complexidade crescente da actividade projectual. Pretende-se reforçar a capacidade para problematizar e debater os desafios que o Design enfrenta, bem como promover a aquisição de competências de âmbito estratégico ao nível da abordagem ao projecto. Desenvolvimento de capacidades comunicativas a nível oral e escrito.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Investigação aplicada num projecto prático na área do turismo

Apresentação do trabalho desenvolvido por etapas de investigação na aula e comentadas pelos colegas com moderação do docente.

Revisão da literatura. Definição do conceito. Metodologia. Trabalho de campo. Resultados. Análise/ Discussão. Conclusões

Bibliografia Obrigatória

los Carteles - su historia y su lenguage. 5a ed. méxico; BARNICoAT, John, 2002. ISBN: editorial Gustavo Gili

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A partilha de conhecimento será transversal e não hierárquica. A quantidade de informação relevante ditará que os participantes na unidade curricular assumam não só o papel de informadores mútuos, mas também um papel de filtragem contínua e recíproca. O professor será, acima de tudo, moderador e condutor de um processo de aprendizagem individual, simultaneamente apoiado em investigação própria e em partilha de experiências. 

 

 

Software

Indesign

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Exige-se como pré-requisito o cumprimento da assiduidade (de acordo com os critérios definidos pela Universidade do Porto, tal exige a presença a um mínimo de 75% das aulas previstas).

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação na aula 30%; Desenvolvimento do projecto 30%; Qualidade do trabalho escrito 40%.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 08:28:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias