Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MTP211

Matérias e Técnicas da Pintura

Código: MTP211     Sigla: MTP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Artes Plásticas/Pintura

Ocorrência: 2012/2013 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Artes Plásticas
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Artes Plásticas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
AP 59 Plano de estudos oficial 2011 2 - 4,5 64 121,5

Docência - Horas

Teórica: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 4,00
Vítor Alexandre de Sousa Oliveira 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O programa da disciplina pretende iniciar um processo de investigação relativo à evolução pictórica de todas as Escolas e correntes artísticas, através do estudo dos seus materiais e técnicas.
A ausência de um programa arquivístico das práticas e dos métodos utilizados pelos pintores mais ilustrativos da história da arte deve reforçar o interesse em reunir informação detalhada e de fontes diversificadas, privilegiando-se o contacto directo com profissionais de áreas científicas que partilham as mesmas preocupações.
Uma metodologia que contemple as técnicas processuais da pintura não inibe a “originalidade” e a “espontaneidade” da obra artística. Hoje, há sinais claros de que a técnica e a estética se encontram em trajectórias de convergência, que é tão importante quanto a convergência entre a ciência e a técnica.

OBJECTIVOS DA DISCIPLINA

1. Familiarizar o aluno com os materiais e técnicas da pintura utilizadas ao longo da história da arte por artesãos e artistas;

2. Sistematizar procedimentos que proponham práticas racionais no âmbito do ofício da pintura;

3. Introduzir novas referências de estudo que forneçam ao aluno as bases necessárias para a correcta selecção dos materiais disponibilizados no mercado;

4. Transmitir noções elementares colocadas no plano da física e da química aplicada, consideradas pertinentes para um curso superior de pintura;

5. Disponibilizar termos e conceitos técnicos indispensáveis à riqueza de vocabulário, no meio artístico;

6. Sensibilizar o aluno para a conservação de obras de arte, sublinhando as da sua própria produção.

Programa

1. ALQUIMIA E QUÍMICA

1.1 Relação entre ciência, arte e religião nas primeiras civilizações Ocidentais
1.2 Pintura Primitiva e suas práticas empíricas
1.3 Da alquimia à química moderna: Paradigmas científicos na arte da pintura


2. A PINTURA COMO ESTRUTURA LAMINADA

2.1 Cortes estratigráficos: Compreender a pintura na sua perspectiva morfológica
2.2 Suportes rígidos: Madeira, contraplacado e MDF
2.3 Suportes flexíveis: Linho, algodão e poliéster
2.4 Cargas, preparações e isolamentos


3. PIGMENTOS

3.1 Classificação
3.2 O nicho das tintas para artista no contexto da indústria: Dispersão
3.3 Características das partículas
3.4 Tamanho das partículas
3.5 Índices refractivos: Opacidade e transparência
3.6 Adição, subtracção e neutralidade positiva


4. AGLUTINANTES E ADITIVOS

4.1 Óleos essenciais
4.2 Óleos secativos
4.3 Secativos
4.4 Aditivos sintéticos
4.5 Emulsões: Hidrófilas e Lipídicas


5. RESINAS

5.1 Resinas naturais
5.2 Resinas sintéticas


6. PINCÉIS

6.1 Cerdas
6.2 Kolinsky (Marta)
6.3 Sintéticos
6.4 Mistura


7. TÉCNICAS DE PINTURA

7.1 Encáustica
7.2 Fresco (Buon Fresco) e Secco
7.3 Têmpera
7.4 Óleo
7.5 Aguarela
7.6 Acrílico


BIBLIOGRAFIA

CHAET, Bernard – An Artist´s Notebook: Techniques and Materials, New Haven: Rinehart and Winston, 1978.

COOKE, Hereward Lester – Painting Techniques of the Masters, New York: Watson Guptill Publications, 1972.

DOERNER, Max – The Materials of the Artist and their use in Painting, with Notes on the Techniques of the Old Masters, New York: Harvest Inc., 1984.

HILER, Hilaire – Notes on the Techniques of Painting, New York: Watson Guptill Publications, 1969.

MAYER, Ralph – The Artist’s Handbook of Materials and Techniques, London: Yale University School of Art, Faber & Faber, 2001.

WEHLTE, Kurt – The Materials & Techniques of Painting: With a Supplement on Color Theory, New York: Prentice Hall Press, 1975.


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas acompanhadas de ensaios e práticas oficinais.
Os alunos devem fazer-se acompanhar, em todas as circunstâncias possíveis, de um caderno pessoal de registo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

A avaliação será contínua até à conclusão do Semestre.
Os alunos não serão submetidos a exame teórico como elemento de avaliação.
O professor considera para avaliação os seguintes parâmetros:

1. Disciplina e comportamento exemplar;

2. Assiduidade e participação oportuna nas aulas teóricas e práticas;

3. Interacção com os colegas, privilegiando o trabalho em equipa;

4. Motivação favorável às práticas da disciplina;

5. Facilidade na apreensão de conceitos e metodologias práticas aplicadas;

6. Eficácia na aplicação dos conhecimentos adquiridos nas suas experimentações plásticas;

7. Aplicação e adaptação de conteúdos a novas situações;

8. Organização e diversidade na procura de soluções para os seus trabalhos;

9. Cumprimento de tarefas e prazos pré-estabelecidos.

Observações

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Quartas-feiras, das 10h30 às 12h30
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-09-30 às 06:11:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias