Matérias e Técnicas da Pintura
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Artes Plásticas/Pintura |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
AP |
59 |
Plano de estudos oficial 2011 |
2 |
- |
4,5 |
64 |
121,5 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O programa da disciplina pretende iniciar um processo de investigação relativo à evolução pictórica de todas as Escolas e correntes artísticas, através do estudo dos seus materiais e técnicas.
A ausência de um programa arquivístico das práticas e dos métodos utilizados pelos pintores mais ilustrativos da história da arte deve reforçar o interesse em reunir informação detalhada e de fontes diversificadas, privilegiando-se o contacto directo com profissionais de áreas científicas que partilham as mesmas preocupações.
Uma metodologia que contemple as técnicas processuais da pintura não inibe a “originalidade” e a “espontaneidade” da obra artística. Hoje, há sinais claros de que a técnica e a estética se encontram em trajectórias de convergência, que é tão importante quanto a convergência entre a ciência e a técnica.
OBJECTIVOS DA DISCIPLINA
1. Familiarizar o aluno com os materiais e técnicas da pintura utilizadas ao longo da história da arte por artesãos e artistas;
2. Sistematizar procedimentos que proponham práticas racionais no âmbito do ofício da pintura;
3. Introduzir novas referências de estudo que forneçam ao aluno as bases necessárias para a correcta selecção dos materiais disponibilizados no mercado;
4. Transmitir noções elementares colocadas no plano da física e da química aplicada, consideradas pertinentes para um curso superior de pintura;
5. Disponibilizar termos e conceitos técnicos indispensáveis à riqueza de vocabulário, no meio artístico;
6. Sensibilizar o aluno para a conservação de obras de arte, sublinhando as da sua própria produção.
Programa
1. ALQUIMIA E QUÍMICA
1.1 Relação entre ciência, arte e religião nas primeiras civilizações Ocidentais
1.2 Pintura Primitiva e suas práticas empíricas
1.3 Da alquimia à química moderna: Paradigmas científicos na arte da pintura
2. A PINTURA COMO ESTRUTURA LAMINADA
2.1 Cortes estratigráficos: Compreender a pintura na sua perspectiva morfológica
2.2 Suportes rígidos: Madeira, contraplacado e MDF
2.3 Suportes flexíveis: Linho, algodão e poliéster
2.4 Cargas, preparações e isolamentos
3. PIGMENTOS
3.1 Classificação
3.2 O nicho das tintas para artista no contexto da indústria: Dispersão
3.3 Características das partículas
3.4 Tamanho das partículas
3.5 Índices refractivos: Opacidade e transparência
3.6 Adição, subtracção e neutralidade positiva
4. AGLUTINANTES E ADITIVOS
4.1 Óleos essenciais
4.2 Óleos secativos
4.3 Secativos
4.4 Aditivos sintéticos
4.5 Emulsões: Hidrófilas e Lipídicas
5. RESINAS
5.1 Resinas naturais
5.2 Resinas sintéticas
6. PINCÉIS
6.1 Cerdas
6.2 Kolinsky (Marta)
6.3 Sintéticos
6.4 Mistura
7. TÉCNICAS DE PINTURA
7.1 Encáustica
7.2 Fresco (Buon Fresco) e Secco
7.3 Têmpera
7.4 Óleo
7.5 Aguarela
7.6 Acrílico
BIBLIOGRAFIA
CHAET, Bernard – An Artist´s Notebook: Techniques and Materials, New Haven: Rinehart and Winston, 1978.
COOKE, Hereward Lester – Painting Techniques of the Masters, New York: Watson Guptill Publications, 1972.
DOERNER, Max – The Materials of the Artist and their use in Painting, with Notes on the Techniques of the Old Masters, New York: Harvest Inc., 1984.
HILER, Hilaire – Notes on the Techniques of Painting, New York: Watson Guptill Publications, 1969.
MAYER, Ralph – The Artist’s Handbook of Materials and Techniques, London: Yale University School of Art, Faber & Faber, 2001.
WEHLTE, Kurt – The Materials & Techniques of Painting: With a Supplement on Color Theory, New York: Prentice Hall Press, 1975.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas acompanhadas de ensaios e práticas oficinais.
Os alunos devem fazer-se acompanhar, em todas as circunstâncias possíveis, de um caderno pessoal de registo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
A avaliação será contínua até à conclusão do Semestre.
Os alunos não serão submetidos a exame teórico como elemento de avaliação.
O professor considera para avaliação os seguintes parâmetros:
1. Disciplina e comportamento exemplar;
2. Assiduidade e participação oportuna nas aulas teóricas e práticas;
3. Interacção com os colegas, privilegiando o trabalho em equipa;
4. Motivação favorável às práticas da disciplina;
5. Facilidade na apreensão de conceitos e metodologias práticas aplicadas;
6. Eficácia na aplicação dos conhecimentos adquiridos nas suas experimentações plásticas;
7. Aplicação e adaptação de conteúdos a novas situações;
8. Organização e diversidade na procura de soluções para os seus trabalhos;
9. Cumprimento de tarefas e prazos pré-estabelecidos.
Observações
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Quartas-feiras, das 10h30 às 12h30