Você está em: Início > Notícias > Conferência + Workshop| Imagens Extraterritoriais: Explorando as Fronteiras entre o Artístico e o Académico, por Maayan Amir

Dias 27 e 28 de setembro 2023, Auditório do Pavilhão Sul

A Faculdade de Belas Artes da U.Porto irá acolher a artista convidada Maayan Amir para uma conferência, a decorrer no dia 27 de setembro, pelas 15h00 e um workshop, no dia 28 de setembro, pelas 9h00. Os eventos terão lugar no Auditório do Pavilhão Sul da faculdade.

A investigação centra-se na exploração das ligações intricadas e disparidades entre imagens e a lei em jurisdições extraterritoriais. Concentro-me em abordar as lacunas no nosso conhecimento visual e em compreender como são geradas em relação ao material visual utilizado como prova. Além disso, alargo e amplio a exploração do potencial extraterritorial da arte.

Este workshop abordará o conceito de extraterritorialidade, visto como resultado do encontro entre diferentes sistemas legais, políticas e tecnologias de governação, que permitem a sua coexistência e produzem regimes complexos de representação. Com base em exemplos de como uma lógica extraterritorial de representação é útil para dar conta de certos aspectos das culturas visuais contemporâneas, neste encontro atravessaremos as fronteiras entre a investigação artística e académica para discutir metodologias possíveis e imaginar outras abordagens possíveis. Durante a palestra, apresentarei a minha pesquisa sobre o tema e mostrarei obras de arte criadas no âmbito de Exterritory, um projeto artístico de longa duração coordenado pela artista Ruti Sela e por mim. Originado do desejo de oferecer uma imagem que transcenda os regimes fronteiriços discriminatórios arbitrários, o projeto foi iniciado em 2010, quando projetamos obras de vídeo de artistas do Médio Oriente nas velas de barcos que navegavam nas águas extraterritoriais do Mediterrâneo, com o objetivo de criar uma imagem de arte exposta num espaço neutro, sem quaisquer restrições nacionais de qualquer tipo.

Coordenação: Domingos Loureiro

FBAUP / i2ADS

BIO

Artista e professora na Universidade Ben-Gurion do Negev, em Israel. Nas últimas décadas, a minha arte e pesquisa têm-se centrado numa investigação multidisciplinar nos campos jurídico, político e visual. Uma parte significativa destes esforços foi realizada no âmbito do projeto artístico colaborativo Exterritory (2009–em curso, em conjunto com Ruti Sela), que recebeu amplo reconhecimento (incluindo um prémio da UNESCO) e envolveu parceiros, exposições e comissões no Extremo Oriente, África, Europa, América do Norte e além. Concebido como uma projeção de uma compilação de vídeos de artistas do Médio Oriente nas velas de barcos, com o objetivo de utilizar as águas extraterritoriais como espaço de encontro que oferece uma suspensão dos regimes fronteiriços da região, o meu trabalho tem-se centrado numa análise prática e teórica interdisciplinar de fenómenos extraterritoriais em contextos locais e globais, com o objetivo de destilar a lógica da representação extraterritorial. Consistindo na criação de obras de arte, colaborações científicas e experimentação com tecnologias avançadas, intervenções tecno-estéticas, eventos públicos e publicações, o projeto levou-me não apenas a aderir a uma busca comprometida pelo poder extraterritorial da arte, mas também a embarcar num estudo aprofundado das fissuras entre a imagem e a lei no contexto de jurisdições extraterritoriais. As nossas obras são apresentadas internacionalmente em diversas exposições e locais, incluindo a Bienal de Sydney, Bienal de Istambul, Bienal de Berlim, Manifesta, Trienal do New Museum, Museu Stedelijk, Centre Pompidou; Art in General, Tate Modern, Jeu de Paume, entre muitos outros. Maayan Amir (Israel)