O curso Arte, Cultura e Empresa na Era Digital resulta de uma parceria entre as Faculdades de Belas Artes, Economia e Letras e o UPTEC (Parque de Ciência e Tecnologia) da Universidade do Porto.
A complexidade e a velocidade das transformações que afetam o setor artístico, cultural e criativo (em particular por via tecnológica) requerem conhecimentos teóricos e ferramentas práticas, assim como espaços para experimentações concretas, que potenciem propostas para novos diálogos com a sociedade, a economia e a política. Trata-se de articular uma formação de nível superior com as exigências do mundo contemporâneo. O programa do curso abordará os desafios do setor artístico, cultural e criativo, através de um figurino inovador, promovendo uma troca efetiva de conhecimentos e experiências. Para isso, contará com um corpo docente especializado, assim como com a participação de convidados externos (académicos e profissionais, nacionais e internacionais). O curso decorrerá num contexto maioritariamente imersivo, nas instalações do UPTEC-Baixa (centro de indústrias criativas).
Destinatários
O curso dirige-se aos profissionais no ativo e a todos os que desejam iniciar uma atividade no domínio das artes, da cultura e da criatividade, individualmente ou em organizações (empresas, associações ou outras instituições públicas e privadas).
Tratando-se de um curso de especialização, profissionalizante, a estrutura de formação, as metodologias de ensino e os métodos de avaliação serão orientados para o envolvimento ativo dos formandos e para a maximização da exploração do contexto imersivo no UPTEC. Para além de conteúdos teóricos, o curso assenta no contacto com profissionais especializados e na aplicação/experimentação em projetos que os formandos desenvolverão ao longo da formação.
O curso apresenta, assim, uma estrutura tripartida em estreita articulação:
Comissão científica
Clara Gonçalves (Diretora executiva do UPTEC )
Heitor Alvelos (FBAUP, Diretor do Doutoramento em Design – Porto)
José Teixeira Coelho (Professor Emérito da USP e coordenador do Grupo de Estudos Humanidades Computacionais, IEA/USP)
Marcos Cuzziol (Gerente Criativo do Itaú Cultural e investigador do IEA da USP)
Módulos
Sem Teóricos I ACC |
Modulo 1: Arte, cultura e criatividade / Art, culture and creativity |
||||||||
Sem Teóricos I CGD |
Módulo 2: Culturas digitais/ Digital Cultures |
||||||||
Sem Teóricos II ESC |
Módulo 1: Economia do sector cultural e criativo/ Economics of the cultural and creative sector |
||||||||
Sem Teóricos II PCD |
Módulo 2: Políticas culturais e desenvolvimento/ Cultural policies and development |
||||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Sem Técnicos I MOC |
Módulo 1: Modelos de organização das atividades culturais e criativas/ Organizational models of the cultural and creative activities |
||||||||
Sem Técnicos I CPAD |
Módulo 2: Criação, produção, agenciamento e direção artística/ Creation, production, agency and artistic direction |
||||||||
Sem Técnicos I ADD |
Módulo 3: Ambientes e dinâmicas digitais/ Digital environments and dynamics |
||||||||
Sem Técnicos II IPD |
Módulo 1: Identidade, planeamento e desenvolvimento estratégico/ Identity, planning and strategic development |
||||||||
Sem Técnicos II PIN |
Módulo 2: Propriedade intelectual e modelos de negócio/ Intellectual property and business models |
||||||||
Sem Técnicos II ICO |
Módulo 3: Imagem e comunicação/ Image and communication |
||||||||
Sem Técnicos II DPJ |
Módulo 4: Desenvolvimento de projeto/ Project development |
Docente Responsável: | Dinis Ribeiro |
Sigla: | ACEED |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Especialização |
Início: | 2018/2019 |
Duração: | 1 Anos |