Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > News > CULTURAS PARALELAS | as relações entre arte bruta e arte contemporânea em debate na FBAUP

News

CULTURAS PARALELAS | as relações entre arte bruta e arte contemporânea em debate na FBAUP

18 e 19 de novembro 2022

O Centro de Arte Oliva associa-se à Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) para um seminário de dois dias – Culturas Paralelas - em que se vão debater as relações entre arte bruta e arte contemporânea.

Que relações podemos estabelecer entre a chamada arte bruta/outsider e outros géneros marginais e a produção artística contemporânea do sistema artístico instituído? Que barreiras existem entre as artes, os seus sistemas e culturas de avaliação e de validação? Que juízos estéticos e críticos determinam as nossas conceções dos processos artísticos? Serão algumas das questões abordadas.


A abertura de Culturas Paralelas está marcada para as 10h00 na sexta-feira, dia 18 de novembro de 2022, na Aula Magna da FBAUP, com alocução de Lúcia Almeida Matos, diretora da FBAUP, seguida de Andreia Magalhães, diretora do Centro de Arte Oliva.

Seguem-se várias conferências durante a manhã: a conferência "Finding new grounds”, com a intervenção de Charlotte Laubard, professora e diretora do Departamento de Artes Visuais da HEAD - Geneva School of Art and Design; a conferência “Nonconformers: agency, inclusion and labels of self-taught artists” com Lisa Slominski, curadora independente, escritora e produtora cultural sediada em Londres e pelas 12h00am, a conferência “La casa encendida, A space for coexistence”, com intervenção de Lucía Casani, diretora de La Casa Encendida de Madrid.

Para a tarde, estão reservadas várias mesas redondas: pelas 2h30pm, a mesa redonda com a intervenção de António Gaeta, uma das raras curadoras do país com um profundo conhecimento da arte bruta/outsider e o artista visual Mattia Denisse com moderação de Andreia Magalhães; pelas 3h45pm, a mesa redonda com Alhures e Insíto, moderada por Daniel Costa.

O evento contempla ainda a exibição do filme "A casa, a verdadeira e a seguinte, ainda está por fazer", com a presença da realizadora Sílvia das Fadas, e início previsto para as 4h30pm.

 

O programa estende-se até sábado, dia 19 de novembro, desta vez, nas três oficinas da FBAUP. É o momento de os participantes serem colocados perante situações de descoberta e invenção de meios que estão ao seu dispor, seja um corpo ressonante ou o espaço em volta.

O evento culmina com uma visita guiada por Andreia Magalhães à exposição no Centro de Arte Oliva, com partida do autocarro da FBAUP às 02h30pm, com número limitado a 25 participantes.

A entrada é gratuita e requer inscrição prévia através do formulário disponível aqui.

Mais informações e Programa completo 
 

Recommend this page Top
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2023-02-07 at 23:59:03 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal