“O cinema é uma invenção sem futuro” - terá dito Lumière, convencido que, após a euforia da sua novidade, o cinema estaria condenado. A frase surge no filme durante um encontro dos protagonistas enquanto discutem a produção de uma versão cinematográfica de Ulisses. Durante o filme o espectador é constantemente desafiado a pensar sobre o “fazer cinema” e o seu propósito, e ao mesmo tempo é colocado perante a complexidade das relações humanas, do amor e da paixão. Um clássico da Nouvelle Vague, a partir do romance de Alberto Moravia, com um elenco improvável composto por Brigitte Bardot, Michael Piccoli, Jack Palance e Fritz Lang. A paisagem mediterrânica e a sua luz resplandescente parecem também concorrer no enredo, sob a música comovente e emblemática de Georges Delerue, que pontua o romantismo trágico da história. Godard procurava um cinema instável, contrário a fórmulas, provocativo e discordante: noutro filme alguém diz “o cinema é um campo de batalha. Amor, ódio, violência, morte. Numa palavra – emoção”.
Ficha Técnica | Filme O desprezo
Realização: Jean-Luc Godard
Argumento: Jean-Luc Godard, a partir de Alberto Moravia
Interpretação: Michel Piccoli, Brigitte Bardot, Jack Palance, Giorgia Moll, Fritz Lang
Fotografia: Raoul Coutard
Montagem: Agnès Guillemot
Música: Georges Delerue
Produção: Georges de Beauregard, Carlo Ponti
98 Mins · M/12
França · 1963
Veja o Trailer AQUI.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
19 de novembro 2022 | 16:00
Cinema de Bairro [Aula Aberta]
Aula Magna, FBAUP
Entrada Gratuita
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
CINEMA DE BAIRRO | PROGRAMA
19 de novembro 2022 | 16h00
O desprezo
Jean-Luc Godard
França · 1963
3 de dezembro 2022 | 16h00
Os Tenenbaums
Wes Anderson
EUA · 2001
17 de dezembro 2022 | 16h00
Sayat Nova - A cor da romã
Sergei Paradjanov
URSS \ Arménia · 1969