O que é a arte computacional? Como é que ela nos envolve em relações artísticas inéditas, tornando-nos em parte das obras e em seus agentes transformadores?
Este livro reflete sobre como a computação causa uma mudança ontológica que promove o dinamismo, causalidade e cognição a componentes centrais na arte, nas práticas artísticas e na estética. A arte computacional é mais conceptual do que perceptual; é performativa, experiêncial, situada, experimental, criativa e intersubjetiva. É instável, generativa e irredutível, e possui um potencial transformador único. Arte e Computação analisa a computação enquanto ferramenta, material, meio e arte, e o desenvolvimento de experiências estéticas baseadas no nosso envolvimento e sintonia com a essência computacional da arte.
What is computational art? How does it involve us in unprecedented aesthetic relationships, making us part of works and even transforming them?
This book looks at how computation causes an ontological shift that turns dynamics, causality, and cognition into central components of art, artistic practices, and aesthetics. Computational art is more conceptual than perceptual; it is performative, experiential, situated, experimental, creative, and intersubjective. Computational art is unstable, generative, and irreducible, and as such, it has unique transformative potential. Art and Computation calls attention to computation as a tool, material, medium, and art. It calls for developing aesthetic experiences predicated on our engagement with and attunement to the computational core of art.
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25 de maio 2022 | 16h00
Aula Magna da FBAUP
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Miguel Carvalhais investiga as práticas criativas com sistemas computacionais, como estes são lidos, e como a descoberta e interpretação procedimentais são fundamentais para a criação de significado e para a experiência estética. A sua prática artística abarca música, arte sonora, performance, audiovisuais, e instalações sonoras. É professor auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e dirige a Crónica, editora de música experimental e arte sonora, e a conferência xCoAx (sobre computação, comunicação, estética e X). É o autor de “Art and Computation” (2022) e “Artificial Aesthetics: Creative Practices in Computational Art and Design” (2016). http://carvalhais.org
Miguel Carvalhais studies creative practices with computational systems, how these are read, and how procedural discovery and interpretation are paramount for the creation of meaning and the aesthetic experience. His artistic practice spans computer music, sound art, live performance, audiovisuals, and sound installations. He is an assistant professor at the Faculty of Fine Arts of the University of Porto and runs the Crónica label for experimental music and sound art, and the xCoAx conference (on computation, communication, aesthetics and x). He’s the author of “Art and Computation” (2022) and “Artificial Aesthetics: Creative Practices in Computational Art and Design” (2016). http://carvalhais.org