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Docentes


8.ª edição 2023.2024

Docentes do curso
Clara Pimenta do Vale — FAUP
Joaquim Moreno — FAUP
Joaquim Teixeira — FAUP
José Amorim Faria — FEUP
Nuno Valentim — FAUP
Pedro Alarcão — FAUP
Rodrigo Coelho — FAUP
Rui Fernandes Póvoas — FAUP
Teresa Ferreira — FAUP

Docentes convidados
Aníbal Costa — RISCO/UA
Dario Álvarez — UV
Delgado Rodrigues
Eduarda Moreira da Silva — UCP
Helena Cruz — LNEC
Hugo Pires
João Mascarenhas Mateus — CIAUD/FAUL
João Viegas — LNEC
Joaquim Caetano — MH
José Aguiar — FAUL
Lino Tavares
Luís Bravo Pereira
Luís Fontes
Maria Fernandes — MC/DGPC
Miguel Angel de la Iglesia Santamaria — UV
Rosário Veiga — LNEC
Vasco Freitas — FEUP

CIAUD Centro de investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design
DGPC Direcção Geral do Património Cultural
FAUP Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
FEUP Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
LNEC Laboratório Nacional de Engenharia Civil
MC Ministério da Cultura
MH  Mural da História
RISCO/UA Unidade de Investigação/Departamento de Engenharia Civil/Universidade de Aveiro
UCP Universidade Católica Portuguesa
UV Universidad de Valladolid


Unidades curriculares

Metodologias de Projecto

Docentes responsáveis:
Pedro Alarcão — FAUP
Nuno Valentim — FAUP

Objetivos da UC e competências a adquirir:
É objetivo desta disciplina identificar as questões específicas e a complexidade do projeto em contexto patrimonial, nomeadamente o entendimento do papel da história da arquitetura e da cidade na elaboração das propostas de intervenção.
Não se pretende defender um conceito de especialização profissional no domínio das tecnologias de edificação do património arquitetónico, mas relevar a importância da capacidade de interpretação e conhecimento dos factos históricos preexistentes para atuar sobre eles.
O aumento de quantidade e complexidade de informação sobre o contexto preexistente exige níveis superiores de rigor e qualidade na metodologia do projeto.
Esta unidade curricular tem como principal objetivo o desenvolvimento de um processo de projeto caraterizado por uma permanente avaliação da relação entre a fundamentação teórica e o suporte desenhado, quer analítico, quer propositivo.
Pretende-se a experimentação de métodos de projeto orientados pela procura de legitimação das opções teóricas selecionadas para dar resposta a uma obra, um programa e um lugar específicos. Considera-se que a investigação teórica não deve ser entendida, apenas, como uma etapa analítica que antecede o desenho, mas como um processo paralelo e complementar do próprio processo de desenho.
Isto é, pretende-se que a investigação histórica e teórica faça parte do próprio exercício de projeto-análise e proposta.


Seminário de investigação

Docente responsável:
Joaquim Teixeira — FAUP

Objetivos da UC e competências a adquirir:
O Seminário de Investigação funciona como opção alternativa à unidade curricular de Metodologias de Projecto, e tem como objetivo central o desenvolvimento de competências de investigação por parte do estudante, visando, designadamente, facilitar uma sua possível futura integração num programa de doutoramento em Arquitectura.


Teoria e História da Reabilitação Arquitectónica*

Docente responsável:
Teresa Ferreira — FAUP

* também disponível como UC isolada

Objetivos da UC e competências a adquirir:
Projeto e intervenções de arquitetura são hoje compreendidos numa complexa tessitura de valores de ‘património’ entrelaçando a paisagem, marca do artifício do homem, e o território construído pela urbanização e o edificado. A unidade curricular tem por objetivo contribuir para formar competências específicas que habilitem à intervenção em programas diversificados de conservação e restauro, reabilitação e reconversão do edificado, de transformação, inclusive de reconstrução e de projeto novo.
O âmbito da unidade curricular inclui a problematização da condição histórica do conceito de ‘monumento’ e da atribuição de um valor de ‘património’ à luz do saber e da crítica do tempo; a transmissão de conhecimentos no domínio da teoria e história da reabilitação, e de métodos de investigação do edificado; a apresentação de estudo de casos e identificação de problemas associados a ciclos de vida e metamorfose dos edifícios, no tempo longo; e a formação de competências de juízo crítico e tomada de decisões de projeto e de intervenção de arquitetura, informadas por princípios disciplinares de referência, e pautadas pela noção da responsabilidade cultural e social do arquiteto no complexo sistema de relações institucionais, que este tipo de intervenções implicam.


Teorias de Reabilitação da Cidade

Docentes responsáveis:
Rodrigo Coelho — FAUP
Joaquim Moreno — FAUP

* também disponível como UC isolada

Objectivos da UC e competências a adquirir:
Pretende-se que os alunos desenvolvam conhecimentos, ferramentas e competências sobre as temáticas abordadas, nomeadamente: sobre caracterização tipo-morfológica da cidade e sobre construção da sua história; sobre a necessidade de se saber identificar e avaliar os factos urbanos que representam o nosso património para se saber objectivar e definir estratégias de intervenção; sobre defesa da identidade das cidades europeias como defesa da reabilitação do património urbano; sobre a reflexão crítica relativamente aos conceitos de cidade global, cidade europeia, cidade americana, cidade oriental, etc.
Deste modo, propõe-se que os alunos adquiram a capacidade crítica e expositiva de relacionar a prática da arquitectura e da preservação patrimonial com as transformações mais vastas da cultura, da sociedade e da cidade em que esta se desenvolve. Através da interpretação de textos e projectos complexos e da sua explicitação em aula, pretende-se desenvolver a capacidade de síntese disciplinar e incutir hábitos de estudo e debate que fomentem a autonomia intelectual necessária ao ofício do arquitecto.


Legislação e gestão do património arquitectónico

Docente responsável:
Rui Fernandes Póvoas — FAUP

Docente convidado:
Lino Tavares

também disponível como UC isolada

Objetivos da UC e competências a adquirir:
Aprofundar o desenvolvimento de competências para identificar contextos de interesse patrimonial;
Aprofundar a habilitação para ler e avaliar o Património numa perspetiva multidimensional evolutiva;
Aprofundar a habilitação para a análise crítica e análise comparativa de normativos internacionais e nacionais, quer na perspetiva histórica quer na sua aplicabilidade;
Aprofundar a habilitação para aplicar metodologias transdisciplinares de investigação arqueológica na intervenção arquitetónica;
Habilitar para o desenho de projetos de trabalho, de planeamento e intervenção de ordenamento e valorização, induzindo a Paisagem Cultural.


Materiais e técnicas de revestimentos antigos

Docente responsável:
Clara Pimenta do Vale — FAUP

Docentes convidados:
Eduarda Moreira da Silva — UCP
Hugo Pires
Joaquim Caetano — MH
José Aguiar — FAUL
Luís Bravo Pereira
Luís Fontes
Rosário Veiga — LNEC

também disponível como UC isolada

Objetivos da UC e competências a adquirir:
Constitui objectivo central desta unidade curricular a abordagem da múltipla e diversificada temática relevante para uma adequada intervenção em revestimentos de edifícios antigos, dotando desta forma o aluno de um conjunto de competências que lhe possibilite um diálogo frutuoso com os técnicos e conservadores envolvidos em acções de conservação ou restauro de edifícios com valor patrimonial.


Materiais e técnicas tradicionais de construção

Docente responsável:
Clara Pimenta do Vale — FAUP

Docentes convidados:
Delgado Rodrigues
Helena Cruz — LNEC
João Mascarenhas Mateus — CIAUD/FAUL
João Viegas — LNEC
José Aguiar — FAUL
Vasco Freitas — FEUP

também disponível como UC isolada

Objetivos da UC e competências a adquirir:
Constitui objetivo central desta unidade curricular a abordagem da múltipla e diversificada temática de natureza construtiva e técnica relevante para uma adequada intervenção arquitetónica em edifícios antigos.


Intervenções em estruturas de edifícios antigos

Docente responsável:
Rui Fernandes Póvoas — FAUP

Docentes convidados:
Aníbal Costa — RISCO/UA
José Amorim Faria — FEUP

também disponível como UC isolada

Objetivos da UC e competências a adquirir:
A unidade curricular tem como objetivo fundamental proporcionar uma abordagem qualitativamente informada dos princípios e métodos por que se deve reger o processo de intervenção em estruturas de alvenaria e de madeira de edifícios antigos. Complementarmente, são também tratados os problemas específicos associados à recuperação de elementos e estruturas de ferro, aço e betão, dado o relevo que estas estruturas já assumem no contexto do património arquitetónico moderno.
Trata-se, portanto, de dotar o estudante com um conjunto de competências direcionadas para a intervenção em sistemas estruturais caraterísticos de edifícios antigos, que possibilitem um desenvolvimento científica e tecnologicamente informado do projeto arquitetónico de reabilitação ou restauro de um edifício com valor patrimonial.
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