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Concepção e Experimentação Estrutural

Código: 50143C5     Sigla: CEE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia da Construção

Ocorrência: 2021/2022 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://structures.arq.up.pt
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 23 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Humberto Costa de Fernandes Póvoas Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 0,00
Edgar Garcia da Silva Brito 3,00

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

A unidade curricular pretende aproximar os alunos a três tipos de princípios estruturais - estática, materiais e construção - que estiveram na génese conceptual das obras de referência de engenheiros do passado.

Do ponto de vista da estática, o objectivo consiste em desenvolver uma compreensão intuitiva e holística da relação entre forma e estrutura a partir de métodos gráficos e modelos físicos, em que se calcula desenhando.

Os alunos (em grupos de 5 ou 6), deverão desenvolver o projecto de uma estrutura que será posteriormente construída durante o mês de Janeiro. Esta estrutura, obrigatoriamente sem programa ou função, deverá ter a sua génese num princípio ou ideia estrutural, em torno dos três grandes temas da engenharia de estruturas: equilíbrio, superfícies, linhas.

Durante este processo, os alunos deverão questionar e explorar as restrições a que estão sujeitos, tanto técnicas como de processo construtivo, e para cada estrutura deverão produzir três tipos de desenho – concepção, execução e construção.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os alunos desenvolvam um pensamento de síntese entre forma, estrutura, materiais e construção no decorrer do seu método processual de projecto, que esbata os confinamentos disciplinares entre engenharia e arquitectura.

Com estes processos de aprendizagem, baseados no desenho, em referências históricas, modelos e experimentação, os alunos devem ser capazes de desenvolver de uma linguagem comum que promova um diálogo mais informado com os engenheiros e outros profissionais da área da construção.

No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de projectar, explicar e construtir uma estrutura. Sendo um trabalho de grupo, salienta-se a valorização do processo colaborativo entre os alunos, assim como a exigência de um elevado grau de autonomia, essencial para o desenvolvimento e construção dos objectos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

TEORIA

1. Princípios estáticos - massa, gravidade

2. Linhas - arcos, cabos, vigas, pilares

3. Superfícies - paredes, vigas-parede, lajes

4. Equilibrio
 

Bibliografia Obrigatória

DEPLAZES, Andrea ; Constructing Architecture: Materials, Processes, Structures, Birkhauser, 2009
GARGIANI, Roberto; The rhetoric of Pier Luigi Nervi: Forms in reinforced concrete and ferro-cement., EPFL Press, 2016
MOSTAFAVI, Mohsen ; Structure as Space: Engineering and Architecture in the Works of Jürg Conzett and His Partners, AA Publications, 2006
MULLER-BROCKMANN, Josef ; Sistemas de grelhas, Gustavo Gili, 2012
MUTTONI, Aurelio; The Art of Structures: Introduction to the Functioning of Structure in Architecture, EPFL Press, 2012
NERVI, Pier Luigi; Aesthetics and Technology in Buildings, Harvard University Press, 1966
SANDAKER, Bjorn; The Structural Basis of Architecture, Routledge, 2014
SEMPER, Gottfried ; Style in the technical and tectonic arts, or, practical aesthetics, Getty Research Institute, 2004
REICHEL, Alexander ; Support, materialise. Columns, walls, floors, Birkhauser, 2014

Bibliografia Complementar

ADDIS, Bill; Building: 3000 Years of Design Engineering and Construction, Phaidon, 2007
ANGERER, Fred; Surface Structures in Building: Structure and Form, Reinhold Pub. Corp, 1961
BILL, Max; Robert Maillart, Erlenbach, 1949
CARLANA, Michel; Forms of Structures, Electa architectura, 2011
FLURY, Aita; Cooperation: The Engineer and the Architect, Birkhauser, 2012
KIND-BARKAUSAS, Friedbert; Concrete Construction Manual, Birkhauser, 2002
PICON, Antoine; Art de l'Ingenieur: Construction Entrepreneur Inventeur, Centre Georges Pompidou, 1997
POPOVIC, Olga; Conceptual Structural Design: Bridging the Gap between Architects and Engineers, Thomas Telford, 2003
TORROJA, Eduardo; Razón y ser de los tipos estructurales, Ediciones Doce Calles, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Cada aula semanal é dividida em três partes: teoria, exercícios rápidos (estática gráfica, maquetes) e trabalho de grupo. Convidados (arquitectos, engenheiros e construtores) irão dar aulas cujos conteúdos complementam o tronco principal.

Após três anos dedicados a três temas distintos (equilíbrio, superfícies, linhas), o trabalho de grupo deste ano irá consistir em desenhar e construir um objecto que sintetize os princípios dos três anos anteriores.

Cada objecto deverá ter um conceito e ideas claras, sem função ou utilidade.

Para a edição de 2021/22 estão previstas visitas de estudo a obras, serralharias e laboratórios de materiais.

No final do semestre cada grupo deverá entregar um vídeo de 2:00 e um máximo de 15 slides, que explique e faça uma reflexão sintética sobre o projecto e o objecto construído.

Software

Autocad, Illustrator, Indesign, Photoshop, Revit, Rhinoceros, Robot Structural Analysis

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia estrutural
Ciências Tecnológicas > Arquitectura

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 40,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 6,00
Elaboração de projeto 36,00
Frequência das aulas 39,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência


75% presenças


Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação será global e contínua ao longo do semestre. 60% da avaliação corresponde ao trabalho de grupo e 40% ao trabalho individual.

Trabalho de Grupo:
1. Investigação, dinâmica e autonomia - 25%
2. Domínio das ferramentas de projecto - 15%
3. Qualidade do objecto construido e da apresentação final - 20%

Individual:
4. Assiduidade - 5%
5. Qualidade da participação nas aulas - 15%
6. Processo construtivo - 20%

CF = 1+2+3+4+5+6

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação, após avaliação, poderá ser obtida a partir de prova oral que incide nos conteúdos programáticos leccionados na Unidade Curricular.

Observações

Ver página web para mais informações sobre o trabalho de grupo.


De acordo com a evolução que se venha a registar da pandemia provocada pela COVID-19, e em função das orientações que venham a ser emanadas pela Direcção Geral de Saúde, poderão verificar-se alterações ao regime de funcionamento dos tempos lectivos presenciais.

 
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