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CAAD 2

Código: 30307B3     Sigla: 30307B3

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://scopionetwork.com
Unidade Responsável: Desenho (D)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 41 MIARQ 3 - 3 - 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Pedro Leão Ramos Ferreira Neto Regente

Docência - Horas

Teórica: 0,00
Teorico-Prática: 0,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 0,00
Pedro Leão Ramos Ferreira Neto 1,50
Teorico-Prática Totais 2 0,00
Pedro Leão Ramos Ferreira Neto 4,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objectivo da unidade curricular de CAAD II no 2º Semestre (1ºCiclo) é o de aprofundar o desenvolvimento de bases teórico-práticas no universo dos programas informáticos de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico aplicados à Comunicação e Representação de Projecto de Arquitectura (PA), iniciada em CAAD I.  É introduzida uma componente de fotografia, articulada com a componente de fotomontagem e concepção produção de um fotolivro.

 

 

Resultados de aprendizagem e competências

O intuito é o de transmitir os conhecimentos necessários para que o universo analógico e digital sejam combinados e utilizados como veículos de comunicação de projecto, ambos complementares e capazes de promover a comunicação de ideias e aspectos formais e estruturais do projecto. Pretende-se incentivar e explorar a utilização dos diversos suportes, imagens e instrumentos de representação aquando do processo de análise do território, concepção e representação do exercício de projecto de arquitectura, com especial incidência na fotografia, fotomontagem e concepção, produção de um fotolivro.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A estratégia de trabalho adoptada nas aulas práticas orienta os alunos a desenvolverem, paralelamente, exercícios de comunicação de projecto e de fotografia de arquitectura de autoria individual e colectiva, sendo o objecto de estudo o território/programa da disciplina de Projecto 3.

Desenvolver a experiência relativa ao uso de ferramentas informáticas de síntese de Imagem, Fotografia e Design Gráfico para a Comunicação e Representação do Projecto de Arquitectura (PA) concepção e representação de projecto.

Explorar e ter consciência de determinadas propriedades e atributos espaciais ligados à forma como os seus projectos podem ser percepcionados.

Produzir imagens de síntese que integram diversos métodos de representação, suportes e media. utilizados durante o processo de concepção. desenvolvimento de projeto.

Desenvolver a capacidade de comunicação de projeto de arquitetura através de linguagem diagramática e explorar e diversos métodos de “infografia” utilizado para comunicar ideias de projeto de arquitetura

Perceber a função e importância do diagrama na comunicação de projeto de arquitetura e procura de uma linguagem identitária para a comunicação do seu projeto.

Desenvolver a capacidade de comunicação e articulação de diferentes tipos de informação

Incorporar a identidade e coerência gráfica, promover a continuidade do discurso gráfico, utilizar favoravelmente elementos gráficos como a tipografia e a cor.

Ter consciência do “texto” imagético e da sua coerência para a comunicação do projeto, articulação diferentes tipos de informação (texto, desenhos, diagramas, imagens 3D, etc.) e elementos gráficos como a tipografia e a cor.

Construir uma narrative visual de comunicação de Projecto de Arquitectura e do território de intervenção através de um fotolivro. Utilização e exploração significativa do universe da fotografia, bem como da técnica de fotomontagem.

Bibliografia Obrigatória

Adams, Robert et al; New Topographics, Steidl, 2009
Badger, Gerry et al., Ed.; Imprint - Visual Narratives In Books And Beyond Art And Theory Publishing, Art and Theory Publishing, 2013
Bosselman, Peter.; Representation of Places: Reality and Realism in City Design
Birkerts Gunnar; Process and expression in architectural form. ISBN: 0-8061-2645-0
Bobby Peter; High rise. ISBN: 978-1-872771-97-7
Campany, David; Constructing Worlds: Photography and Architecture in the Modern Age, Prestel, 2014
Elwall Robert; Building with light. ISBN: 1-85894-215-2
Esther, Leslie (Ed.); On Photography - Walter Benjamin, Reaktion Books, 2015
Garrida, L. et al., Ed.; REALIDAD Y REPRESENTACIÓN: Coleccionar Paisaje Hoy, Fundacion Foto Colectania, 2004
Janser, Daniela; Seelig, Thomas; Stahe, Urs; Concrete: Photography and Architecture, Scheidegger and Spiess, 2013
Kress, G.; Leeuwen, T.; Reading Images: The Grammar of Visual Design
Lupton, Ellen; Thinking With Type (2nd ed): A Critical Guide for Designers, Princeton Architectural Press, 2004
Neto, Pedro Leão; Design Communication: Traditional Representation Methods and Computer Visualization, in Visual Resources Vol. 19, Routledge, 2003
Neto Pedro Leão 340; Scopio. ISBN: 1647-8266
Neto Pedro Leão; Urban design representation an comunication
Piotrowski, Andrzej; “Le Corbusier and the Representational Function of Photography,” in Camera Constructs: Photography, Architecture and the Modern City, Ashgate, 2012
Pyo, Miyoung; Seonwook, Kim; Architectural and Program Diagrams, Dom, 2011
Rose, Gillian; Visual Methodologies: An introduction to the interpretation of Visual Materials, Sage Publications, 2007
Ruder, Emil; Typography: A manual of Design: A Textbook of Design, Verlag Niggli AG, 7th edition, 2001
Salonen, Emmi; Common Interest: Documents, Design and format solutions for the art, culture, academia and charities, Index Book, 2010
Samain Etienne 340; O fotográfico. ISBN: 85-7359-411-x
Swagerman, A.; Viewbook PhotoStory 2010 yearbook, Viewbook Blurb, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A unidade curricular desenvolve-se através de dois vectores paralelos, um prático e outro teórico-prático. As aulas teórico-práticas têm como objectivo dar aos alunos os conhecimentos necessários para que estes sejam capazes de (i) questionar e problematizar o potencial do universo digital, com especial incidência para a utilização da fotografia conjuntamente com outros media, para a representação e comunicação do espaço, (ii) de combinar criativamente os métodos de representação tradicionais com os digitais e (iii) de desenvolver o exercício de comunicação de projecto de arquitectura que lhes é proposto. As aulas teóricas, que se desenvolvem ao longo de todo o semestre, pretendem fornecer bases teóricas necessárias para o desenvolvimento do exercício de comunicação de projecto de arquitectura e análise crítica do território de intervenção.

 

Ao longo do 2º semestre são convidados docentes de outras instituições de ensino e diversos autores ligados às temáticas da concepção, comunicação, fotografia e representação de arquitectura. Essas sessões serão enquadradas através do Ciclo de Conferencias Debates integrados na Unidade Curricular de CAAD II, com o apoio das Edições scopio.

Software

Photoshop
InDesign - Adobe

Palavras Chave

Humanidades > Artes > Artes visuais > Fotografia
Ciências Tecnológicas > Arquitectura
Humanidades > Artes > Artes visuais > Artes gráficas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Prova oral 5,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 7,00
Frequência das aulas 49,00
Trabalho de campo 10,00
Trabalho de investigação 10,00
Trabalho laboratorial 5,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A condições para obtenção de frequência é a assiduidade. Considera-se que um estudante só poderá obter frequência a CAADII quando, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.

Fórmula de cálculo da classificação final

PA1: Domínio e exploração das potencialidades técnicas de representação e edição dos programas;
PA2: Exploração e coerência dos suportes de representação visual adoptados para analisar, explorar e comunicar o espaço - arquitectura;
PA3: Estrutura e desenvolvimento do projecto de comunicação (a forma como as ideias e o argumento sobre o espaço são expressas através das narrativas visuais e painéis de síntese);
PA4: Assiduidade e participação do aluno nas aulas práticas e teórico-práticas.

MÉTODO DE CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DE CAAD II

TG = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]

TI = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]

 

CF = [0,6TG + 0,4TI]

 

TG = trabalho de grupo (componente de grupo do exercício de CAAD II);

TI = trabalho individual (componente individual do exercício de CAAD II);

CF = classificação final de CAAD II.


A classificação final e as classificações dos trabalhos individual e de grupo estão cotadas com o máximo de 20 valores.

Melhoria de classificação

O aluno terá que refinar e melhorar o seu projecto final e voltar a apresentá-lo presencialmente.

 

Observações

Unidade curricular opcional,onde o critério de seriação é a frequência e/ou aprovação a CAAD I (atempadamente comunicada aos Serviços Académicos).

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