Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 50140C5

Construção da Arquitetura em Madeira

Código: 50140C5     Sigla: CAM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia da Construção

Ocorrência: 2018/2019 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 39 MIARQ 4 - 3 - 81
5

Língua de trabalho

Português e inglês

Objetivos

A unidade curricular construção da arquitetura em madeira introduz princípios fundamentais no âmbito dos materiais, em particular sobre a madeira, tendo em conta as suas propriedades e sobre os processos industriais associados à sua transformação. A partir da compreensão do material, da sua proveniência e da sua capacidade de transformação, procura-se que os alunos entendam a sua potencialidade quando utilizado na construção da arquitetura. Por conseguinte, a unidade curricular insere-se na linha de formação do curso MIARQ com o objetivo de iniciar e potenciar o conhecimento dos alunos no contexto dos materiais e sistemas construtivos inserido no âmbito da produção arquitetónica.A sua justificação relaciona-se com o facto de Portugal, considerado como 'país florestal', não utilizar os recursos florestais, na sua maioria, na construção de edifícios. A destruição da floresta portuguesa, que se tornou visível para a opinião pública com os acontecimentos ocorridos em 2017, coloca a questão da urgência no desenvolvimento de um pensamento racional e concreto sobre a potencialidade da floresta portuguesa, sendo que a arquitetura poderá desempenhar um papel preponderante na valorização dos produtos provenientes da nossa floresta.

Para isso, a unidade curricular construção da arquitetura em madeira procura alargar o conhecimento dos alunos relativamente aos materiais, em particular sobre a madeira, para que possam desenvolver a sua capacidade crítica no que diz respeito à sua utilização na produção arquitetónica. 

Resultados de aprendizagem e competências

1. compreender a utilização da madeira em diferentes contextos e circunstâncias a partir da leitura de um conjunto de obras significativas do panorama nacional e internacional;

2. adquirir capacidade crítica para avaliar, na sua prática de projeto, as variáveis técnicas da madeira quando inseridos em sistemas e processos construtivos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

As aulas teóricas promovem o cruzamento dos seguintes temas:

1. A tradição, a evolução e o desenvolvimento contemporâneo do uso da madeira nos edifícios;
2. A importância ecológica das florestas e da madeira;
3. As propriedades técnicas da madeira e dos seus materiais derivados;
4. A madeira como material de construção;
5. Preocupações e potencialidades futuras sobre a arquitetura em madeira.

Bibliografia Obrigatória

Paricio Ignacio; La construcción de la arquitectura
Herzog Thomas; Timber construction manual. ISBN: 3-7643-7025-4
Kolb Josef; Systems in timber engineering. ISBN: 978-3-7643-8689-4
Gauzin-Muller Dominique; Le bois dans la construction. ISBN: 2-281-11117-2
Wachsmann Konrad; Building the wooden house. ISBN: 3-7643-5134-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Na realização das aulas teóricas, procura-se o cruzamento dos temas expostos no programa da unidade curricular.
Este tempo teórico divide-se em quatro momentos:
1. Através de exposição de matéria científica sobre o material, procura-se a leitura de um conjunto de obras significativas no âmbito da arquitetura, procurando sistematizar soluções construtivas na sua relação com a forma arquitetónica. Na primeira aula teórica, após a apresentação dos objetivos e organização da unidade curricular, é proposto a cada aluno a escolha de uma obra de arquitetura onde a madeira é utilizada de forma preponderante. A partir da análise crítica da obra, pretende-se que o aluno investigue e desenvolva um trabalho teórico, recorrendo ao desenho e escrita, sobre a forma como foi utilizada a madeira na obra esolhida.
2. Prevê-se a monitorização do trabalho individual em desenvolvimento, sensivelmente a meio do semestre.
3. Diferentes convidados, ligados à utilização da madeira no seu trabalho profissional, irão partilhar a sua experiência no terceiro momento letivo previsto.
4. Por fim, encontra-se prevista uma visita a unidade industrial de transformação da madeira que rematará o fim do semestre.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 21,00
Trabalho de investigação 20,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência, de acordo com a legislação em vigor, a assiduidade a pelo menos 75% dos tempos letivos com contacto é considerada como pré-requisito. A obtenção de frequência requer ainda a entrega do trabalho realizado em cada aula e do trabalho teórico realizado sobre uma obra selecionada pelo estudante, após verificação da pertinência pelo docente da unidade curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é calculada através da soma dos parciais obtidos pela aplicação dos factores de ponderação a cada uma das componentes de avaliação: participação presencial (25%); média dos trabalhos práticos realizados em aula (25%); trabalho escrito sobre obra selecionado (50%).

CF = ( 25% x PP ) + ( 25% x TPA ) + ( 50% x TEO )
CF – Classificação Final  PP – Participação Presencial  TPA – Trabalho Prático na Aula TEO – Trabalho Escrito sobre Obra 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com a legislação aplicável em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com a legislação aplicável em vigor.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 10:48:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias