Construção da Arquitetura em Madeira
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Tecnologia da Construção |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIARQ |
39 |
MIARQ |
4 |
- |
3 |
- |
81 |
5 |
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
A unidade curricular construção da arquitetura em madeira introduz princípios fundamentais no âmbito dos materiais, em particular sobre a madeira, tendo em conta as suas propriedades e sobre os processos industriais associados à sua transformação. A partir da compreensão do material, da sua proveniência e da sua capacidade de transformação, procura-se que os alunos entendam a sua potencialidade quando utilizado na construção da arquitetura. Por conseguinte, a unidade curricular insere-se na linha de formação do curso MIARQ com o objetivo de iniciar e potenciar o conhecimento dos alunos no contexto dos materiais e sistemas construtivos inserido no âmbito da produção arquitetónica.A sua justificação relaciona-se com o facto de Portugal, considerado como 'país florestal', não utilizar os recursos florestais, na sua maioria, na construção de edifícios. A destruição da floresta portuguesa, que se tornou visível para a opinião pública com os acontecimentos ocorridos em 2017, coloca a questão da urgência no desenvolvimento de um pensamento racional e concreto sobre a potencialidade da floresta portuguesa, sendo que a arquitetura poderá desempenhar um papel preponderante na valorização dos produtos provenientes da nossa floresta.
Para isso, a unidade curricular construção da arquitetura em madeira procura alargar o conhecimento dos alunos relativamente aos materiais, em particular sobre a madeira, para que possam desenvolver a sua capacidade crítica no que diz respeito à sua utilização na produção arquitetónica.
Resultados de aprendizagem e competências
1. compreender a utilização da madeira em diferentes contextos e circunstâncias a partir da leitura de um conjunto de obras significativas do panorama nacional e internacional;
2. adquirir capacidade crítica para avaliar, na sua prática de projeto, as variáveis técnicas da madeira quando inseridos em sistemas e processos construtivos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
As aulas teóricas promovem o cruzamento dos seguintes temas:
1. A tradição, a evolução e o desenvolvimento contemporâneo do uso da madeira nos edifícios;
2. A importância ecológica das florestas e da madeira;
3. As propriedades técnicas da madeira e dos seus materiais derivados;
4. A madeira como material de construção;
5. Preocupações e potencialidades futuras sobre a arquitetura em madeira.
Bibliografia Obrigatória
Paricio Ignacio;
La construcción de la arquitectura
Herzog Thomas;
Timber construction manual. ISBN: 3-7643-7025-4
Kolb Josef;
Systems in timber engineering. ISBN: 978-3-7643-8689-4
Gauzin-Muller Dominique;
Le bois dans la construction. ISBN: 2-281-11117-2
Wachsmann Konrad;
Building the wooden house. ISBN: 3-7643-5134-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Na realização das aulas teóricas, procura-se o cruzamento dos temas expostos no programa da unidade curricular.
Este tempo teórico divide-se em quatro momentos:
1. Através de exposição de matéria científica sobre o material, procura-se a leitura de um conjunto de obras significativas no âmbito da arquitetura, procurando sistematizar soluções construtivas na sua relação com a forma arquitetónica. Na primeira aula teórica, após a apresentação dos objetivos e organização da unidade curricular, é proposto a cada aluno a escolha de uma obra de arquitetura onde a madeira é utilizada de forma preponderante. A partir da análise crítica da obra, pretende-se que o aluno investigue e desenvolva um trabalho teórico, recorrendo ao desenho e escrita, sobre a forma como foi utilizada a madeira na obra esolhida.
2. Prevê-se a monitorização do trabalho individual em desenvolvimento, sensivelmente a meio do semestre.
3. Diferentes convidados, ligados à utilização da madeira no seu trabalho profissional, irão partilhar a sua experiência no terceiro momento letivo previsto.
4. Por fim, encontra-se prevista uma visita a unidade industrial de transformação da madeira que rematará o fim do semestre.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
21,00 |
Trabalho de investigação |
20,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Para a obtenção de frequência, de acordo com a legislação em vigor, a assiduidade a pelo menos 75% dos tempos letivos com contacto é considerada como pré-requisito. A obtenção de frequência requer ainda a entrega do trabalho realizado em cada aula e do trabalho teórico realizado sobre uma obra selecionada pelo estudante, após verificação da pertinência pelo docente da unidade curricular.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é calculada através da soma dos parciais obtidos pela aplicação dos factores de ponderação a cada uma das componentes de avaliação: participação presencial (25%); média dos trabalhos práticos realizados em aula (25%); trabalho escrito sobre obra selecionado (50%).
CF = ( 25% x PP ) + ( 25% x TPA ) + ( 50% x TEO )
CF – Classificação Final PP – Participação Presencial TPA – Trabalho Prático na Aula TEO – Trabalho Escrito sobre Obra
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com a legislação aplicável em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com a legislação aplicável em vigor.