Código: | 200206 | Sigla: | 200206 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitectura e construção |
OFICIAL | Desenho |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Desenho (D) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 170 | MIARQ | 2 | - | 6 | - | 162 |
Desenvolver a prática do desenho - a singularidade da sua expressão e adequação individual (modos, técnicas, códigos e sistemas de representação) - no sentido de favorecer uma livre e eficaz construção de imagens na relação estreita com a concepção figural do projecto de arquitectura.
Domínio, através do desenho "à mão levantada", da representação gráfica e plástica de formas, volumes e espaços. Domínio instrumental dos meios e dos processos de representação. Domínio metodológico e crítico dos diferentes sistemas de representação e figuração. Domínio da medida, da escala, das expressões e da composição das imagens desenhadas. Capacidade de registo, análise, concepção e comunicação da arquitectura. Competências no âmbito da concepção imagética e projectual. Capacidade para desenvolver criticamente processos autónomos e pessoais de pesquisa e projectação.
Conteúdos temáticos e faseamento
O programa processa-se segundo quatro fases. As três primeiras fases incidem sobre a produção, a análise e o estudo das relações complementares entre desenho e projecto, segundo um progressivo aprofundamento das imagens do real, das imagens do desenho, da imaginação e da concepção arquitectural. A 4ª fase incide sobre processos de ilustração, composição e comunicação de um projecto.
Temas e matérias de estudo:
1. Análise do real. Representações e figurações de um lugar.
Os sistemas de representação e as figuras da concepção arquitectural. Campo, sujeito e representação. Instrumentos técnicos e pensamento visual.
Desenvolvimento das atitudes e das estratégias acerca das imagens a produzir. A natureza expressiva e compositiva das imagens. Enquadrar, medir. Noção de análise e de "levantamento" de um sítio. Estudo das relações existentes entre os modos do desenho e as diferentes estratégias de construção das imagens.
2. Desenho dos desenhos.
Ver, comparar e estudar a produção dos fenómenos de repetição e de cópia de imagens oriundas do universo do desenho. Estudo da produção e da significação das imagens, da história e da cultura do desenho de arquitectura. A expressão: variantes técnicas, gráficas e plásticas.
3. Desenho do imaginário.
Desenvolver a capacidade de produzir e construir processos de desenho que respondam à solicitação de imagens não directamente decorrentes da experiência perceptiva do mundo real. Trata-se de elaborar processos e atitudes, instrumentais e mentais, sobre a conceptualidade das imagens típicas do projecto. Em especial: a perspectiva. Verosimilhança e virtualidade das imagens. Estudos de luz/sombra. Processos de projecto e de ilustração.
4. Desenho de comunicação:
Comunicação: economia e eficácia; composição e montagem. Intenção expressiva e exigência objectiva do desenho de arquitectura. Processos de composição final de imagens, no sentido de comunicar formal e expressivamente imagens do projecto.
O programa será desenvolvido de acordo com o tipo de aula teórico-prática. As sessões teóricas destinam-se a enquadrar as matérias, os temas, os exemplos e os fundamentos dos exercícios práticos a desenvolver em cada fase de trabalho e estudo.
As fichas de trabalho definem o enquadramento teórico e prático de cada fase, bem como o regime dos exercícios e os parâmetros de avaliação e crítica.
Os exercícios constituem o referente didáctico, por excelência, a partir do qual se promove o debate individual e colectivo. Privilegia-se o contacto constante e permanente entre o docente e o aluno, sujeitos implicados na interacção de saberes e de expectativas, de questões e de respostas. Os pontos de situação e as sessões de avaliação constituem momentos fundamentais de todo processo.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | |
Total: | 0,00 |
Para a obtenção da frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas.
No final de cada fase, a avaliação será o resultado dos desenvolvimentos comparados das respostas dos estudantes, tendo como referência os parâmetros definidos nas fichas de trabalho. É obrigatório a apresentação de um caderno de desenho (diário gráfico) no qual se dará cumprimento ao desenvolvimento de exercícios livres e específicos. O caderno de desenho perfaz 25% do total da classificação em cada fase.
É obrigatório a apresentação de um caderno de desenho (diário gráfico) no qual se dará cumprimento ao desenvolviment de exercícios livres e específicos. O caderno de desenho perfaz 25% do total da classificação em cada fase.
A falta dos estudantes nas avaliações, quando não devidamente justificada, implica uma ponderação negativa da classificação.
O cálculo da classificação pressupõe a progressão dos níveis de exigência dos exercícios, bem como a perspectiva temporal e a síntese das aprendizagens. A classificação final, considerada a assiduidade e o aproveitamento global do aluno, será a média ponderada das três classificações previstas para o ano lectivo, (final 1ª semestre 25 % + finais de Março 25% + fim do 2º semestre 50%).
De acordo com a legislação aplicável.
Precedências: Desenho I, Projecto I.