Código: | 30318B3 | Sigla: | 30318B3 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
CNAEF | Arquitetura e urbanismo |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Arquitectura (A) |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIARQ | 51 | MIARQ | 3 | - | 3 | 54 | 81 |
Verifica-se hoje, entre os estudantes, uma notória dificuldade em identificar, observar, anotar e reter, com rapidez e eficiência, muitos dos factos e formas estruturantes na composição de uma obra arquitectónica. De modo a complementar a percepção fugaz potenciada pela celeridade dos meios de difusão de imagens arquitectónicas correntes na internet, perdendo-se o processo lento de apreensão e o hábito de “estudo de projecto”, interessa, enquanto objectivo pedagógico, fomentar a capacidade de concentrar o olhar sobre os factos relevantes de uma imagem, de um desenho ou de um comentário, com acuidade e eficácia. Consequentemente, o objectivo da UC é ajudar a criar e desenvolver a capacidade de observar, destacar e compreender (e representar, pelo desenho rápido), os significantes arquitectónicos essenciais à análise de projecto.
A UC permitirá não somente o conhecimento aprofundado de um conjunto de obras de arquitectura de referência, mas sobretudo apurar a capacidade de analisar, com rapidez e precisão, e de registar através do desenho, o que de outro modo não passa de uma sucessão de imagens, mais ou menos impressivas. Trata-se de questionar os modos de olhar e, ainda, de aprofundar a acuidade de observação e análise, essencial para a compreensão e memorização de uma obra de arquitectura.
A partir de um conjunto de casos singulares de edifícios de habitação plurifamiliar, a Unidade Curricular explora os vários significados de desenho em projecto: o desenho entendido como meio de concepção e comunicação mas sobretudo, como forma de pensar, entender e fazer arquitectura; o desenho entendido ainda como instrumento preferencial no estudo aprofundado do projecto - suas opções/modelos conceptuais e respectivos temas/princípios de composição.
Apresenta-se um caso de estudo por aula explicitado e enquadrado tematicamente na teoria e história da arquitectura, a partir de uma leitura ministrada por um docente convidado, com a seguinte sequência:
#1. Apresentação.
#2. Obra: M. Ginzburg / I. Milinis / N. Milyutin. Edifício Narkomfin, Moscovo, Rússia, 1928/32.
Docente convidado: Luís Soares Carneiro
#3. Obra: Chamberlin, Powell and Bon, Archt. Barbican Estate - City of London Corporation, Londres, Reino Unido, 1963/76.
Docente: Maria José Casanova
#4. Obra: Francisco Pereira da Costa. Moradias em Habitação Plurifamiliar, Rua Guerra Junqueiro, Porto, Portugal, 1962.
Docente convidado: Luís Viegas
#5. Obra: Fernand Pouillon, Résidence du Point du Jour, Paris, França, 1957/63.
Docente convidado: Marta Rocha
#6. Obra: Walter Barbero / Giuseppe Gambirasio / Giorgio Zenoni. Edificio Polifunzionale Duse, Bergamo, Itália, 1969.
Docente convidado: Marco Ginoulhiac
#7. Obra: Domingos Tavares. Edifício de Habitação, Braga, Portugal, 1981.
Docente convidado: Domingos Tavares
#8. Obra: Aldo Rossi / Carlo Aymonino. Bairro Gallaratese, Milão, Itália, 1972.
Docente convidado: Francisco Barata
#9. Obra: Agostinho Ricca / J. Serôdio / Magalhães Carneiro. Parque Residencial da Boavista - Foco, Porto, Portugal, 1962/72.
Docente convidado: Francisco Fontes
#10. Obra: Álvaro Siza Vieira / António Madureira. Monte de Miranda, Guarda, Portugal, 1991/2009.
Docente convidado: António Madureira
#11. Obra: Adalberto Dias. Casas Brancas, Porto, Portugal, 2001/07.
Docente: André Santos
#12. Obra: Peter Zumthor / Harjunkulma. Apart. building, Jyvaskyla, Finlândia, 2001/04.
Docente convidado: Hélder Casal Ribeiro
A bibliografia específica relativa a cada uma das obras abordadas encontra-se disponível na pasta de documentos da unidade curricular.
Estão previstas 12 aulas de apresentação de obras e projectos, com a duração de 2h. Nestas aulas, os estudantes irão realizando, ao longo da apresentação, os esquemas, desenhos ou representações adequados a uma tradução predominantemente gráfica da matéria apresentada, experimentando sistemas pessoais de interpretação e grafismo. O suporte será obrigatoriamente em papel, em formato A4. O trabalho realizado por cada aluno será entregue no final de cada aula. Periodicamente serão efectuados comentários sobre amostragens e casos-exemplo dos trabalhos entretanto realizados e entregues.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 60,00 |
Total: | 100,00 |