Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 500504

Dissertação

Código: 500504     Sigla: 500504

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2017/2018 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 348 MIARQ 5 - 30 - 810

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Nos termos do artigo 20.º n.º 1 alínea b) do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, relativo à estrutura do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, “o ciclo de estudos conducente ao grau de mestre integra uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projecto, originais e especialmente realizados para este fim, (…) consoante os objectivos específicos visados, nos termos que sejam fixados pelas respectivas normas regulamentares (…)”


A Unidade Curricular prevê a realização de um trabalho de investigação e desenvolvimento conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica. Deve envolver a análise de situações novas, a recolha de informação pertinente, o desenvolvimento e selecção ou concepção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, a sua resolução, o exercício de síntese e elaboração de conclusões.


Por fim, a dissertação elaborada pelo estudante deve ficar sujeita a apresentação pública e a discussão dos resultados alcançados.

Resultados de aprendizagem e competências

-

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

-

Programa

Como actividade didáctico-pedagógica no âmbito da Unidade Curricular Dissertação, vão realizar-se Seminários Temáticos, com vista a apoiar os trabalhos de elaboração dos estudantes.

Bibliografia Obrigatória

Umberto Eco; Como se faz uma tese

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Plano de Trabalho

 

O Plano de Trabalho, caracterizado como o documento de apresentação e descrição do tema de trabalho proposto pelo Estudante, é o documento de referência que permite fixar o tema da Dissertação e será o ponto central na discussão com o Orientador.

Procura-se que o Plano de Trabalho constitua o primeiro momento de aproximação ao objecto de estudo e de clarificação do objectivo de trabalho, tornando-se assim num elemento de referência para o Orientador e para o Professor Responsável pela Unidade Curricular Dissertação. O Plano de Trabalho servirá ainda como documento a submeter à aprovação do órgão competente, de acordo com o Regulamento em vigor.

 

Parâmetros de Avaliação

 

Deverá ser elaborado um plano estruturador do trabalho, elegendo vias preferenciais, pontuando o percurso.

Identificação: nome do Estudante e do Orientador, e título provisório do plano de trabalho.

Objectivo: a proposição avançada deve fazer sentido e apontar uma intenção.

Método: estratégia metodológica para a construção de uma leitura pessoal, prevendo tarefas e cronograma. Pretende-se um aumento do rigor da Instrução/Construção do processo de estudo, organizando a acção no tempo e projectando o processo de trabalho a desenvolver – previsão e planeamento.

Fontes: reconhecimento e identificação dos autores/artigos/materiais para construção do trabalho, como percurso de estudo.

 

Apresentação da Dissertação

 

  1. a) Condições mínimas de aceitação

A capa da Dissertação deverá conter as seguintes indicações: Dissertação de Mestrado, FAUP, ano lectivo 2016/2017, título, nome do Estudante. Na primeira folha, deverá constar a identificação do Orientador (a declaração de aceitação à discussão, por parte do Orientador, deverá ser entregue em documento separado).

Deverá ser elaborado um resumo contido numa página única, que será parte integrante da Dissertação, e do qual será apresentada também uma versão em inglês (abstract). O trabalho deverá conter um capítulo introdutório que explicite o objecto, o objectivo e a metodologia, bem como um índice e a indicação da bibliografia, organizada segundo as normas em vigor. As citações deverão estar claramente identificadas.

A Dissertação não deverá ultrapassar um número máximo de 120 000 caracteres em texto, apresentados em folhas de formato A4, tendo como referência o tipo de letra “Times New Roman 12”, com espaçamento de 1,5 entrelinhas.

Deverão ser entregues 3 exemplares da Dissertação, que serão utilizados pelo Júri para apreciação do mérito. Acresce que o Estudante deverá entregar uma declaração em que ateste que o texto é original e expressamente elaborado pelo próprio para esta prova.

Após a prova pública, deverão ser entregues na Biblioteca da FAUP, um exemplar impresso e outro em suporte digital, que inclua 8 palavras-chave. Deverá ser solicitado o respectivo recibo que será entregue na Secção de Alunos, após o que será lançada a classificação final do curso no respectivo livro de Termos.

 

  1. b) Prazos de entrega

A entrega da Dissertação para apreciação só pode ter lugar depois de decorridos 90 dias após a aprovação do Plano de Trabalho e deve ocorre até 30 dias antes do termo do ano lectivo.

Excepcionalmente, o Estudante que não tenha conseguido cumprir o referido prazo poderá ainda aceder a uma época especial de conclusão de curso, devendo para o efeito entregar a Dissertação até 30 dias antes do termo dessa época especial.

O Estudante que não tenha obtido aprovação ou não tenha cumprido os referidos prazos, deverá, para efeitos de conclusão do curso, inscrever-se no ano lectivo seguinte.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

O Plano de Trabalho, caracterizado como o documento de apresentação e descrição do tema de trabalho proposto pelo Estudante, é o documento de referência que permite fixar o tema da Dissertação e será o ponto central na discussão com o Orientador.

Procura-se que o Plano de Trabalho constitua o primeiro momento de aproximação ao objecto de estudo e de clarificação do objectivo de trabalho, tornando-se assim num elemento de referência para o Orientador e para o Professor Responsável pela Unidade Curricular Dissertação. O Plano de Trabalho servirá ainda como documento a submeter à aprovação do órgão competente, de acordo com o Regulamento em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação da Dissertação é a que for atribuída após a respectiva defesa pública, não podendo ser realizada melhoria de classificação. À Dissertação será atribuída uma classificação da escala numérica inteira de 0 a 20, bem como uma menção qualitativa, com as seguintes quatro classes, previstas no Decreto-Lei n.º 42/2005, de 22 de Fevereiro:

10 a 13 — Suficiente

14 e 15 — Bom

16 e 17 — Muito bom

18 a 20 — Excelente

 

Ao grau académico de mestre é atribuída uma classificação final expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. O cálculo da classificação final é feito de acordo com a seguinte fórmula:

 

CF = 0,80 x CMCC + 0,20 x CD

 

sendo:

CF – classificação final;

CMCC – classificação média da componente curricular, arredondada às centésimas;

CD – classificação da dissertação.

O cálculo da classificação média da componente curricular é feito pela média, ponderada pelas unidades de crédito ECTS, das classificações de todas as unidades curriculares que a compõem.

Provas e trabalhos especiais

-

Trabalho de estágio/projeto

-

Avaliação especial (TE, DA, ...)

-

Melhoria de classificação

-

Observações

NOTA: Esta informação não dispensa a consulta dos seguintes diplomas:

- Regulamento Geral dos Ciclos de Estudos Integrados de Mestrado da Universidade do Porto;

- Regulamento do Mestrado Integrado em Arquitectura;

- Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes de Primeiros ciclos, de Ciclos de Estudos Integrados de Mestrado e de Segundos Ciclos da Universidade do Porto.

 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 13:12:57 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias