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CAAD 2

Código: 30307B3     Sigla: 30307B3

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Desenho

Ocorrência: 2014/2015 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://web.ccre.arq.up.pt
Unidade Responsável: Desenho (D)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 91 MIARQ 3 - 3 - 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo da unidade curricular de Projeto de Arquitetura Assistido por Computador II (CAAD II) do 3º ano é o de aprofundar o desenvolvimento de bases teórico-práticas no universo da computação gráfica iniciada em CAAD I, dando especial destaque aos programas informáticos aplicados à concepção, representação e comunicação de projeto de arquitetura numa fase mais avançada de desenvolvimento (aprofundamento das representações 2D e 3D, modelação de espaços interiores, rendering de espaços interiores e exteriores, composição gráfica de painéis-síntese de comunicação) e introduzindo uma componente de fotografia, articulada com a componente de rendering através de processos de fotomontagem, com a qual partilha características comuns. O intuito mantém-se como o de transmitir os conhecimentos necessários para que o universo digital seja utilizado como veículo de projeto complementar ao universo analógico, capaz de promover a comunicação de ideias e aspectos estruturais e/ou detalhes dos projetos.

A disciplina desenvolve-se através de dois vectores paralelos, um prático e outro teórico-prático. As aulas teórico-práticas têm como objectivo dar aos alunos os conhecimentos necessários para que estes sejam capazes de questionar e problematizar o potencial do universo digital para a concepção, representação e comunicação do espaço e de desenvolver os exercícios de arquitetura que lhes são propostos. A estratégia de trabalho adoptada nas aulas práticas orienta os alunos a desenvolverem, paralelamente, projetos de autoria individual e colectiva.

Os exercícios de arquitetura que constituem os trabalhos práticos da unidade curricular têm como programa os espaços físicos de ensino e as dinâmicas de sociabilidade e aprendizagem, a ser traduzidos num equipamento colectivo multi-funcional (Learning Centre) e em Células de Estudo individuais articuladas com o primeiro, sendo de esperar em CAAD II o aprofundamento do trabalho já desenvolvido em CAAD I.
A capacidade que a rede interna da Faculdade e a Internet dá aos alunos de comunicar e partilhar informação constitui uma parte integrante da forma como a disciplina é leccionada e de como os trabalhos práticos de projeto são desenvolvidos. Isto é assegurado pela utilização ativa ao longo da unidade curricular de diversas plataformas como o Sigarra, Moodle, o Facebook, o Issuu e o Vimeo.

Resultados de aprendizagem e competências

No decurso da unidade curricular de CAAD II espera-se que os alunos sejam capazes de:

– dominar e explorar as potencialidades técnicas de representação e edição dos programas Autocad, Sketchup, Photoshop, Artlantis, Windows Movie Maker e iMovie;

– explorar de forma coerente os métodos de representação visual para analisar e explorar o espaço e comunicar os conteúdos de cada exercício;


– desenvolver o projeto de comunicação (a forma como as ideias e o argumento sobre o espaço são expressas através das narrativas visuais, painéis de síntese e animações apresentadas) de uma forma estruturada;


– participar activamente nas aulas práticas e teórico-práticas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa de CAAD II mantém a estrutura de CAAD I. Será iniciado por um workshop exploratório dedicado ao software Photoshop e fotografia, onde os alunos aprenderão o funcionamento básico da aplicação de edição digital de imagem e da máquina fotográfica, seguido de um workshop dedicado ao software de rendering Artlantis.

A aprendizagem do funcionamento básico destas aplicações permitirá aos alunos aprofundar, nas suas componentes de grupo e individual, o exercício já iniciado em CAAD I: os alunos serão orientados a introduzir cor, luz, textura, terceira dimensão e animação de maneira a explorar e desenvolver o exercício do Learning Centre e Célula de Estudo Individual de forma mais aprofundada, investigando propriedades e atributos espaciais ligados à forma como os seus projetos podem ser percepcionados, tais como a exposição e o acesso visual ou elementos físicos como esquinas, superfícies, elementos horizontais e verticais, e aspectos como fronteiras, aproximação e interação com os objetos, que serão todos sujeitos a pesquisa e manipulação. Os alunos serão motivados a expressar, através da linguagem da computação gráfica, as ideias e problemáticas ligadas à percepção dos espaços idealizados. É com a introdução da cor, textura e luz digital, em articulação com a fotografia, que o aluno terá oportunidade de problematizar questões significativas que se prendem com o projeto de arquitetura destes programas.

De facto, as tecnologias digitais ligadas ao CAAD, articuladas com outros media como a fotografia e o vídeo, assumem uma importância cada vez maior nos processos de criação de representações para a comunicação e percepção do espaço do projeto de arquitetura. Esta diversidade e riqueza de estratégias – da digitalização, da comunicação em rede mediada por computadores, e da articulação entre representação em texto e imagens digitais, provenientes  do CAAD, da fotografia, do vídeo e do som significa uma presença crescente no processo de produção do projeto de  arquitetura e seu ensino.

Neste contexto a fotografia assume-se como uma ferramenta de apoio ao projeto: 1) ao nível do registo documental e ficcional dos lugares, permitindo compreender e comunicar a identidade dos lugares, que influencia o desenvolvimento dos projetos;  2) ao nível da produção de imagens de síntese que combinam fotografia com modelação 3D, utilizando técnicas de fotomontagem, permitindo antever o impacto das intervenções dos lugares; 3) ao nível da exploração livre dos espaços e das formas, utilizando técnicas de edição de imagem em laboratório digital.

Desta forma, no 2º semestre, para além do refinamento e aprofundamento dos projetos de comunicação desenvolvidos no 1º semestre, existe um enfoque para o universo da Fotografia de Arquitetura (FA) que possibilita aos alunos uma primeira aprendizagem sobre fotografia como uma técnica e arte capaz de analisar e comunicar o espaço de intervenção e o projeto de arquitetura. O módulo de fotografia de arquitetura em CAAD II contempla  uma componente operativa e teórica  em que são propostos exercícios de índole prática com suporte teórico. Pretende-se, desta forma, que os alunos consigam integrar as técnicas e arte de fotografia para desenvolverem, com uma maior profundidade, o exercício de comunicação de projeto do Learning Center – fazendo uso de técnicas de correcção de perspectiva, panorâmicas e fotomontagem – para enriquecer a estratégia de comunicação do projeto de arquitetura.

Procura-se também sensibilizar os alunos para o potencial da fotografia e da comunicação e interatividade na Internet como media capazes de representar e questionar a realidade urbana. Estas potencialidades deverão ser traduzidas em diversas narrativas visuais -  apresentações interativas, vídeo, painéis de síntese e livro de artista em formato analógico e digital – portfólios digitais na rede.

Os alunos prosseguirão o desenvolvimento do exercício iniciado em CAAD I, nas suas duas componentes (individual e de grupo), corrigindo os pontos menos positivos do trabalho desenvolvido no primeiro semestre e desenvolvendo o trabalho nos moldes já referidos. 

A narrativa visual entregue no primeiro semestre será por isso revista e completada, e os conteúdos da mesma serão alvo de uma reorganização e sistematização num painel síntese e numa animação audiovisual.

Bibliografia Obrigatória

Bosselman, Peter.; Representation of Places: Reality and Realism in City Design
Carneiro Alberto; Campo sujeito e representação no ensino e na prática de desenho-projecto. ISBN: 972-9483-12-4
Pérez-Gómez Alberto; Architectural representation and perpective hinge. ISBN: 0-262-66113-6
Kress, G.; Leeuwen, T.; Reading Images: The Grammar of Visual Design
Maas, Winy; Five Minutes City: Architecture and [im]mobility
Neto Pedro Leão; Urban design representation an comunication
Bárbara, Maria; Good Looking: Essays on the virtue of Images
Vieira Joaquim Pereira Pinto; O Desenho e o projecto são o mesmo?. ISBN: 972-9483-13-2
Engeli, Maia; The Poetics of Communication
Holl Steven; Parallax. ISBN: 3-7643-6436-X
Nasar, Jack Ed.; Environment Aesthetics: Theory, Research and Applications
W. Preiser e J. Nasar, Ed.; Directions in Person – Environment Research
Lynch Kevin; The image of the city. ISBN: 262 12004 6
O´Donnell, Caroline.; Synaesthetic City in Manchester Architecture Papers Ed.
AAVV.; "Real vs Virtual - Revista de comunicação e linguagens", Organização de José Bragança de Miranda.
Brawne, M.; From idea to Building: Issues in Architecture
Cook, Peter; Drawing, the motive force of architecture
Frampton, Keneth; Technology, Place and Architecture
Leyton, Michael.; Shape as Memory: A Geometric Theory of Architecture (The Information Technology Revolution in Architecture)
Terceiro, José B.; Sociedade Digital - do homo sapiens ao homo digitalis
Turke, Sherry; A vida no ecrã - a identidade na era da internet

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os princípios metodológicos que orientam esta disciplina têm como pilares fundamentais:
(1) fomentar e facilitar a comunicação e intercâmbio de ideias entre discentes e docentes e (2) tornar possível aos discentes ter um papel activo no próprio processo pedagógico de forma a despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos programáticos, a incentivar a cooperação e trabalho em grupo e a promover uma maior autorresponsabilização dos alunos relativamente ao desenvolvimento e consecução dos trabalhos a realizar.
Pretende-se adoptar uma estratégia de trabalho que encaminhe os alunos para desenvolver simultaneamente projetos de autoria colectiva e individual e, sem prejuízo dos métodos de avaliação tradicionais, adoptar um processo de debate de ideias e autoavaliação dos trabalhos realizados ao longo do semestre. Deste modo, espera-se que a qualidade dos métodos de trabalho pedagógico e a eficácia da aprendizagem que balizam esta disciplina sejam implementados de uma forma minimamente personalizada.
A disciplina desenvolve-se, à semelhança de CAAD I, em dois vectores paralelos, um teórico-prático e outro prático. As aulas teórico-práticas desdobram-se em dois blocos temáticos. Um dos blocos consiste no estudo das funcionalidades e opções de interação dos programas Photoshop e Artlantis, com particular incidência na compreensão da estrutura e sintaxe de comandos. Este bloco possui uma forte componente de ensino interativo em suporte digital, possuindo maior expressão no início do semestre. Neste primeiro bloco será também integrado uma introdução à fotografia, que no contexto do exercício prático está intimamente relacionada com os programas anteriormente referidos.
Um segundo bloco, que se desenvolve ao longo de todo o semestre, pretende continuar a fornecer bases teóricas necessárias para o desenvolvimento dos exercícios de concepção, representação e comunicação. Isto significa dar aos alunos os conhecimentos necessários para que estes sejam capazes, por um lado, de explorar determinadas ideias-chave para a concepção e desenvolvimento do projeto de arquitetura, nomeadamente: antecipação, imaginação, polivalência de funções, tecnologia aplicada aos espaços e outras ideias relacionadas. Por outro lado, serem capazes de questionar e problematizar sobre o potencial dos programas de representação e concepção e, por outro, sobre as potencialidades de acessibilidade e interatividade na Internet para a comunicação de um projeto, que no caso particular da unidade curricular será um Learning Centre e uma Célula Individual de Estudo.
As aulas práticas realizam-se na sala do laboratório de computação gráfica. Estas aulas têm como objectivo permitir a rápida assimilação e aplicação dos conteúdos das aulas teórico-práticas e a troca de ideias entre os alunos e professores sobre o desenvolvimento do projeto, bem como o esclarecimento de dúvidas que entretanto possam surgir aos alunos. É através dos exercícios de concepção, representação e comunicação desenvolvidos ao longo do semestre que será avaliado o desempenho e capacidade de adaptação de cada aluno e de cada grupo ao programa proposto. Os conhecimentos técnicos adquiridos pelos alunos fornecem as bases operacionais necessárias para que estes desenvolvam os exercícios de representação e comunicação que lhes são exigidos. A possibilidade de monitorizar o desenvolvimento dos alunos permite problematizar junto dos mesmos a melhor utilização dos instrumentos de fotografia e programas informáticos e assim garantir o necessário domínio técnico de forma a estes serem utilizados como veículos de investigação e descoberta e não cair no paradoxo do mero "operador".
As capacidades oferecidas pelas redes internas da Universidade do Porto e a rede de alcance mundial (WWW) para docente e discentes comunicarem e partilharem informação constitui parte integrante da disciplina (procura-se que seja) repercutindo-se na forma como a comunicação do projeto de arquitetura, a utilização da tecnologia digital e outros programas são ensinados e de como os trabalhos práticos são desenvolvidos e dados a conhecer a outras instituições e pessoas.

Software

Artlantis
Autocad
Windows Movie Maker
Sketchup
iMovie
Photoshop

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho laboratorial 75,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Para a obtenção de frequência é necessário garantir a assiduidade a, pelo menos, 75% das aulas previstas e obter o mínimo de 9,5 valores resultantes da atividade de participação nas aulas e do trabalho de grupo e individual a realizar.

Fórmula de cálculo da classificação final

A disciplina de CAAD II do 3º ano é uma disciplina onde o método de avaliação é obtido através de uma ponderação entre vários parâmetros e sem exame final.
Não existe nenhum teste ou exame final, porque é todo o processo de desenvolvimento dos trabalhos e comunicação deste que são avaliados de acordo com os critérios e os parâmetros que se indicam adiante.

A entrega da componente de grupo do exercício de CAAD II (TG) consistirá em três subcomponentes, relacionadas com o exercício do Learning Centre:

a) no aprofundamento da narrativa visual entregue em CAAD I (TGa), englobando a melhoria dos elementos entregues e a inclusão de novos elementos relacionados com os domínios da fotografia e rendering, entregue em formato digital (PDF) e impressa;

b) na reorganização dos elementos entregues na narrativa visual sob forma de um painel síntese (TGb), entregue em formato digital (PDF) e impresso;

c) na reorganização dos elementos entregues na narrativa visual sob forma de uma animação multimédia (TGc), entregue em formato digital (AVI, MOV, MP4 ou outro).

Cada uma destas subcomponentes será avaliada nos seguintes parâmetros:

PA1: Domínio e exploração das potencialidades técnicas de representação e edição dos programas;


PA2: Exploração e coerência dos métodos de representação visual adoptados para analisar e explorar o espaço e comunicar os conteúdos de cada exercício;


PA3: Estrutura e desenvolvimento do projeto de comunicação (a forma como as ideias e o argumento sobre o espaço são expressas através das narrativas visuais, painéis de síntese e animações apresentadas);


PA4: Assiduidade e participação do aluno nas aulas práticas e teórico-práticas.

A entrega da componente individual do exercício de CAAD II (TI) consistirá em duas subcomponentes, relacionadas com o exercício da Célula de Estudo individual, e avaliadas segundo os mesmos parâmetros do trabalho de grupo:

a) no aprofundamento da narrativa visual entregue em CAAD I (TIa), englobando a melhoria dos elementos entregues e a inclusão de novos elementos relacionados com os domínios da fotografia e rendering, entregue em formato digital (PDF) e impressa;

b) na reorganização dos elementos entregues na narrativa visual sob forma de um painel síntese (TIb), entregue em formato digital (PDF) e impresso.

 

MÉTODO DE CÁLCULO DA CLASSIFICAÇÃO FINAL DE CAAD II

 

TGa = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]

TGb = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]

TGc = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]

TIa = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]

TIb = [0,25PA1 + 0,25PA2 + 0,25PA3 + 0,25PA4]

TG = [0,40TGa + 0,40TGb + 0,20TGc]

TI = [0,50TIa + 0,50TIb]

CF = [0,6TG + 0,4TI]

TG = trabalho de grupo (componente de grupo do exercício de CAAD II: média ponderada entre a narrativa visual (TGa), o painel síntese (TGb) e a animação multimédia (TGc) do Learning Centre);

TI = trabalho individual (componente individual do exercício de CAAD II: média ponderada entre a narrativa visual (TIa) e o painel síntese (TIb) da Célula de Estudo individual);

CF = classificação final de CAAD II.

 

A classificação final e as classificações dos trabalhos individual e de grupo estão cotadas com o máximo de 20 valores.

Observações

Unidade curricular opcional, com precedência de CAAD I.

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