Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 50126C5

Estudos Críticos Álvaro Siza

Código: 50126C5     Sigla: 50126C5

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Arquitetura e urbanismo

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Arquitectura (A)
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Arquitetura

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIARQ 35 MIARQ (até a 2011/12) 5 - 3 - 81

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Estudar vários temas de Arquitectura e/ou Desenho Urbano a propósito da obra de Álvaro Siza, tentando fazer coincidir, numa perspectiva de I&D, o curso-opção semestral com a construção de uma colecção de Publicações científicas, próprias da FAUP, que se constituirão num contributo da Faculdade para o progresso do conhecimento, com reflexos que ultrapassarão (ainda que o englobando) o grupo de alunos que se venha a inscrever na disciplina.

Programa

Toda a obra construída do Arquitecto Álvaro Siza, quer em Portugal quer no estrangeiro, servirá de base à reflexão proposta ao grupo de alunos inscrito.
Procurar-se-á que as temáticas (sempre diferentes) escolhidas em cada semestre de funcionamento da disciplina sejam universais (no campo da Arquitectura e/ou do Desenho Urbano) e, "pour cause", facilmente detectáveis na obra do Mestre.
Luz/sombra, forma, proporção, escala, contexto, inserção, adequação, programa, serão alguns dos temas potencialmente abordáveis, tendo sempre como pretexto uma leitura crítica de alguma (ou algumas) das obras de Álvaro Siza.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Sessões semanais de orientação do grupo de investigação que durante o semestre estudará um tema, previamente definido, o qual será eleito logo nas primeiras sessões a partir de sugestões dos diversos alunos. Essas sugestões, depois de amplamente debatidas entre todos, em termos de exequibilidade (temporal e geográfica), relevância científica e cultural e amplitude de interesse dentro do grupo, serão ainda testadas na capacidade que demonstrem em se constituir como um objecto de investigação original e suficientemente entusiasmante para o sucesso de uma possível posterior publicação do material produzido.
As diversas sessões serão, depois, rigorosamente planeadas, com obrigatoriedade de produção e apresentação semanal de “tarefas” (relatórios de visita a obras, edição das reportagens fotográficas, resenhas bibliográficas, preparação de entrevistas, produção textos (“papers”) sobre o tema mais geral ou sobre a sua verificação nas obras estudadas, etc.). Uma entrevista a Álvaro Siza, rigorosamente preparada e discutida entre o grupo, poderá culminar o trabalho do semestre, constituindo-se na peça mais forte e provavelmente mais original do conjunto de estudos empreendidos no âmbito da disciplina.
Esse material poderá então vir a ser editado, no final do semestre ou do ano lectivo a que o semestre respeite, constituindo-se numa publicação científica escrita em várias línguas (português/espanhol/italiano/francês/inglês -- dependendo da variedade dos respectivos falantes que se inscreverem em cada semestre) e ilustrada com fotografias e/ou desenhos captadas e/ou registados pelos próprios, reunindo a investigação mais relevante produzida durante o semestre.
Os temas abordados deverão variar ao longo dos anos, constituindo-se, na prática (para além de uma base mais ou menos estável), em "sumários", sempre diferentes, que alimentarão as ditas publicações.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

A frequência basear-se-á na assiduidade, interesse e participação dos vários elementos do grupo na concretização do trabalho proposto.

Fórmula de cálculo da classificação final

Tratando-se de uma disciplina que visa, sobretudo, aumentar a capacidade crítica dos alunos e "ginasticar" as suas sugestões de leitura do espaço proposto pela arquitectura contemporânea, tomando por base a obra de Álvaro Siza, e dado o pequeno número de encontros semanais programados em cada semestre (quinze sessões, se não sobrevierem feriados ou imprevistos), será atribuída, pelo docente uma classificação final a cada aluno inscrito, tendo em conta a assiduidade, a capacidade de gerar discussão e dinamizar, tanto o conjunto da turma como o grupo em que se insira, bem ainda como a qualidade do trabalho escrito produzido ("papers"). Elementos a quem não seja reconhecida participação relevante, nem, igualmente, um nível satisfatório de contribuição para o resultado final, não poderão ser considerados aptos.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Não se aplica.

Observações

BIBLIOGRAFIA:

- CIANCHETTA, Alessandra & MOLTENI, Enrico. 2004. Álvaro Siza: Casas 1954-2004. Barcelona: Gustavo Gili

- LARNER, Melissa. (ed.). 2005. Serpentine Gallery pavilion 2005. London: Serpentine Gallery

- LEVENE, Richard C. & MARQUEZ CECÍLIA, Fernando (eds.).1994. “Álvaro Siza:1958-1994”. El Croquis (#68/69). Madrid: El Croquis Editorial

- LLANO, Pedro & CASTANHEIRA, Carlos (eds.). 1996. Álvaro Siza:Obras e projectos. Lisboa: Electa / CCB / CGAC

- MILHEIRO, Ana Vaz; AFONSO, João & NUNES, Jorge (eds.). 2005. Álvaro Siza: Candidatura ao Prémio UIA Gold Medal 2005. Lisboa: Ordem dos Arquitectos / Caleidoscópio

- NAKAMURA, Toshio (ed.). 1989. “Álvaro Siza: 1954-1988”. A+U (Extra edition). Tokyo: a+u Publishing, Junho

- NEVES José Manuel das (coord.). 2002. Serralves. Porto: Fundação de Serralves / Asa.

- NICOLIN, Pierluigi (dir.). 1986. Álvaro Siza: Professione poética. [Quaderni di Lotus (#6)] Milano: Electa

- PRÉMIO SECIL DE ARQUITECTURA 1996. S.d. [1997]. Edifício Castro & Melo: Álvaro Siza Vieira. Lisboa: Secil / AAP

- PRÉMIO SECIL DE ARQUITECTURA 2000. S.d. [2001]. Álvaro Siza: Facultade das Ciências da Información. Santiago de Compostela Lisboa: Secil / AAP

- RODRIGUES, Jacinto. 1992. Álvaro Siza: Obra e método. Porto: Civilização

- SALGADO, José. S.d. Álvaro Siza em Matosinhos. Matosinhos: Câmara Municipal de Matosinhos

- SIZA VIEIRA, Álvaro. 1997. Igreja de Santa Maria, Marco de Canavezes. S.l.: Centro de Documentação Álvaro Siza

- SIZA, Álvaro. 2000. Imaginar a evidência. Lisboa: Edições 70

- SOUTO DE MOURA, Eduardo; PORTUGAL, António; REIS, Manuel Maria & SANTOS, José Paulo (dir.). 1988. Álvaro Siza: Esquissos de viagem / Travel sketches. Porto: Documentos de Arquitectura

- TRIGUEIROS, Luís (Ed.).1995. Álvaro Siza:1986-1995. Lisboa: Blau

- TRIGUEIROS, Luís (Ed.).1997. Álvaro Siza:1954-1976. Lisboa: Blau
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 07:24:43 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias