Saltar para:
Logótipo
This page in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FAUP
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Da pedagogia Montessori ao projeto. Uma escola primária para Crespano del Grappa

Da pedagogia Montessori ao projeto. Uma escola primária para Crespano del Grappa

Título
Da pedagogia Montessori ao projeto. Uma escola primária para Crespano del Grappa
Tipo
Tese
Ano
2018-11-12
Autores
Elisabetta Bruni
(Autor)
FAUP
Ver página pessoal Sem permissões para visualizar email institucional Pesquisar Publicações do Participante Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Classificação Científica
FOS: Humanidades > Artes
Instituições Associadas
FAUP - Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
Outras Informações
Resumo: O diálogo entre arquitetura e pedagogia intensificou-se notavelmente nas últimas décadas, contudo, no âmbito italiano os exemplos de escolas que fogem aos rígidos modelos tradicionais representam ainda casos isolados. Esta dissertação pretende aprofundar o processo de desenho de projeto para uma Escola Primária pública situada em Itália, em Crespano del Grappa na região de Vêneto, enquadrada no Programa Nacional Scuole Innovative que, através do lançamento de um concurso para 51 novas escolas, representa uma tentativa de inovação no panorama escolar italiano. Apoiado na pedagogia Montessori, ou, mais especificamente, centrando-se na possibilidade de relação entre as suas pioneiras práticas educativas e o desenvolvimento de um ambiente de ensino que possa revelar-se realmente estimulante à aprendizagem, o presente projeto tenta conjugar todas estas preocupações, com o sentido do lugar e da escola entendida como equipamento público de referência para a comunidade.
Abstract: The dialogue between architecture and pedagogy has intensified considerably in the last decades; however, in the Italian context, examples of schools that try to flee the rigid traditional models still represent isolated instances. This dissertation intends to deepen the process of designing a Public Primary School located in Italy, in Crespano del Grappa, in the Veneto region, as part of the national program Scuole Innovative which, through the launch of a competition for the construction of 51 new schools, embodies an attempt to innovate in the Italian school scenery. Based on the Montessori pedagogy or, more specifically, focusing on the possible relationship between its pioneering educational practices and the development of an educational environment, that could be really stimulating to learning, the present project tries to combine all these concerns, with the sense of the place, the landscape and the school as a public reference equipment for the whole community.
Idioma: Português
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
Dissertação Elisabetta Bruni 2018 Da pedagogia Montessori ao projeto. Uma escola primária para Crespano del Grappa 183072.69 KB
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-23 às 06:27:01