Resumo (PT):
As tecnologias de desenho e fabricação digital oferecem-nos hoje um leque de novas
possibilidades inconcebíveis aproximadamente há 30 anos atrás, quando o computador foi
introduzido na prática da arquitetura. Desde a expansão das possibilidades geométricas, à
exploração de soluções construtivas inovadoras e a possibilidade de trabalho em rede, as
tecnologias digitais desafiam os processos e métodos tradicionais, presentes na área da
construção há vários anos. Neste contexto, o crescente interesse na integração de ferramentas
de desenho e manufaturação digital na arquitetura motivam um estudo e compreensão da
relação entre os processos de projeto tradicionais e digitais, na prática arquitetónica.
O pavilhão Serpentine Gallery 2005, da autoria dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto
de Moura, em colaboração com Cecil Balmond, da Arup, reflete o potencial de um processo de
projeto que combina duas distintas abordagens ao projeto. De um lado a tradição, a
consideração de “projeto” e a liberdade do desenho à mão livre e por outro a inovação
tecnológica, a exploração formal e a eficiência construtiva. Sendo claro que as duas abordagens
acentuaram uma visível separação entre fases do projeto, esta dissertação procura investigar o
processo de projeto do pavilhão Serpentine 2005, desde a sua conceção à construção; com
especial foco na compreensão do papel do arquiteto numa obra onde nenhum desenho técnico
foi produzido. Para isso, e uma vez que se trata de uma obra pouco documentada e estudada,
estabeleceu-se contacto com os gabinetes dos arquitetos Álvaro Siza e Eduardo Souto Moura
com o objetivo de angariar e coletar informação original e essencial para a investigação.
Como aprofundamento do estudo, esta dissertação apresenta uma investigação prática,
inteiramente relacionada com o pavilhão Serpentine Gallery 2005, com o objetivo de analisar a
possibilidade de uma maior relação de proximidade entre o arquiteto e a materialização da obra.
Assim, foi possível verificar que, através do uso das tecnologias digitais, é possível contrariar a
dispersão de informação verificada tradicionalmente.
Abstract (EN):
Digital fabrication technologies offer us today a range of new possibilites that were
inconceivable approximately 30 years ago, when the computer was introduced introduced in
architectural practice. From the extension of geometric possibilities to the exploration of new
constructive solutions, digital technologies challenge the traditional processes that have been
present in the construction area for several years. In this context, the growing interest in
integrating digital design and manufacturing tools in architecture inspire us to study and further
understand the relationship between traditional and digital processes.
The Serpentine Pavillion 2005, designed by Álvaro Siza and Eduardo Souto de Moura in
collaboration with Cecil Balmond, from Arup, reflects the potential of a design process that
combines two different approaches. The tradition approach, with great respect for the project
context and that praises the freedom of freehand drawing; and the technological innovation
approach, that seeks formal exploration and constructive efficiency. Being clear that this
different approaches increased the gap between the design and construction phases, this
dissertation investigates the design process of the Serpentine pavilion 2005, from its conception
to construction, with a focus on the understanding of the architects’ role in a work where no
technical/project drawings were produced. For this, and since it is a work with not much
documentation, the author contacted Álvaro Siza and Eduardo Souto de Moura’s offices, in
order to collect exclusive important information for the investigation.
In order to achieve a more comprehensive understanding of this matter, this dissertation
presents a practical research, entirely related to the Serpentine pavilion 2005, aiming to analyze
the possibility of a closer relationship between the architect and the materialization of the work.
As a conclusion, this dissertation shows that, through the use of digital technologies, is possible
to counteract the dispersed information assotiated to the traditional process in the architectural
practice.
Idioma:
Português