INSCRIÇÃO ESTUDANTES REGULARES DE MIARQ
Forma de Inscrição A inscrição deverá ser efetuada através da web no site da Faculdade, cujo endereço é http://www.arq.up.pt.
Caso não consiga aceder ao formulário, deve contactar os Serviços Académicos, por correio eletrónico, para
graduacao@arq.up.pt Estudantes em incumprimento de propinas Só podem inscrever -se num novo ano escolar os estudantes que tenham a sua situação regularizada relativamente aos anos anteriores, perdendo a matrícula os que o não tiverem feito.
Para poderem increver-se no novo ano lectivo, deverão regularizar a situação de propinas em dívida e candidatar-se através do concurso de reingresso (ver Inscrição de Estudantes de Concursos Especiais, Regimes de transferência, Mudança Curso, Reingresso e Licenciados em Área Adequada).
Estudantes Bolseiros No ato da inscrição o estudante bolseiro é obrigado a apresentar cópia do pedido de bolsa para o e-mail graduacao@arq.up.pt.
Inquérito Estatístico (RAIDES) O inquérito estatístico RAIDES, relativo aos alunos inscritos e aos diplomados no ensino superior português, é um inquérito realizado no âmbito do Sistema Estatístico Nacional, (Lei nº 22/2008, de 13 de Maio) de resposta obrigatória, registado no INE sob o nº 9852, notificado à Comissão Nacional de Protecção de Dados em 11 de Outubro de 2011 (processo n.º 15210/2011).
É obrigatório o seu preenchimento completo no acto de inscrição pelo que se solicita o máximo rigor nos dados registados.
INSCRIÇÃO ESTUDANTES 1º ANO, 1ª VEZ
Forma de Inscrição O estudante deverá apresentar-se no dia previsto pelo calendário abaixo indicado.
Os Serviços Académicos da FAUP apoiarão o estudante no preenchimento do formulário online que será disponibilizado pelo website da FAUP.
Para poder realizar a sua inscrição, o(a) estudante tem de utilizar o seu código de acesso, que o(a) identifica perante o sistema de informação, constituído por um nome de utilizador e por uma palavra-chave.
Candidatos colocados na 1ª Fase do Regime Geral do Concurso Nacional de Acesso | Sala 4.5, Edifício B
Documentos A apresentar no acto de matrícula:
- Cópia de Bilhete Identidade, Cartão Cidadão ou Passaporte
- Cópia de Boletim de Vacinas, com a vacina anti-tetânica em dia
- Cópia de Número de Contribuinte
- Declaração sob compromisso de honra de que é candidato a bolsa de estudo, nos casos aplicáveis (documento disponibilizado pelos serviços)
Estudantes Bolseiros O estudante candidato a bolsa é obrigado a apresentar cópia do pedido de bolsa para o e-mail graduacao@arq.up.pt até 30 de Setembro. Este documento só será válido após confirmação dos serviços académicos através de resposta à mensagem recebida.
A falta deste documento prevê a anulação da inscrição realizada.
INSCRIÇÃO ESTUDANTES CONCURSOS ESPECIAIS, REGIMES DE TRANSFERÊNCIA, MUDANÇA DE CURSO E REINGRESSO, LICENCIADOS EM ÁREA ADEQUADA
Forma Presencial nos Serviços Académicos da FAUP.
Documentos A apresentar no acto de matrícula:
- Cópia de Bilhete Identidade, Cartão Cidadão ou Passaporte
- Cópia de Boletim de Vacinas, com a vacina anti- tetânica em dia
- Cópia de Número de Contribuinte
Reingresso O estudante candidato a reingresso por incumprimento de pagamento de propinas, apresenta a sua candidatura para o ano curricular a que diz respeito a dívida.
Estudantes Bolseiros O estudante candidato a bolsa é obrigado a apresentar cópia do pedido de bolsa para o e-mail graduacao@arq.up.pt até 30 de Setembro. Este documento só será válido após confirmação dos serviços académicos através de resposta à mensagem recebida.
A falta deste documento prevê a anulação da inscrição realizada.
ANULAÇÃO DE INSCRIÇÃO
- - Em caso de anulação da matrícula/inscrição a pedido do estudante:
- -- Até quinze dias úteis após a data de inscrição, é devido o pagamento da 1.ª prestação da propina;
- -- Até sessenta dias úteis após a data de inscrição, é devido o pagamento de 50 % do valor fixado para a propina;
- -- Em data posterior (até 12 de dezembro) ao prazo fixado na alínea b), o valor devido é o total da propina.
- - Excetuam -se do disposto no número anterior os casos de recolocação no âmbito do concurso nacional de acesso, se expressamente consagrados na legislação aplicável.
- - Excetuam -se ainda do disposto no n.º 1 os estudantes que, no primeiro semestre, venham a ser recolocados em outro ciclo de estudos numa outra instituição pública de ensino superior ao abrigo do regime de transferência e mudança de curso que pagarão apenas a primeira prestação da propina, efetuada no ato da inscrição, caso essa recolocação ocorra até 30 de dezembro.
- - Se a recolocação se efetivar em outra unidade orgânica da U.Porto, o estudante deve comunicar no prazo máximo de oito dias úteis à unidade orgânica em que havia efetuado a sua inscrição a sua desistência pelos motivos referidos no número anterior.”.
Ver
Regulamento de Propinas da Universidade do Porto