Exposição e lançamento do livro | Matosinhos - Arquitetura e Urbanismo em três modernidades
18 de janeiro - 27 de abril de 2025, Museu da Memória de Matosinhos
A inauguração da exposição e o lançamento do livro 'Matosinhos – Arquitetura e Urbanismo em três modernidades' realizam-se no sábado, 18 de janeiro, às 15h00, no
Museu da Memória de Matosinhos.
A sessão de apresentação do livro, editado pela Câmara Municipal de Matosinhos, pelo CEAU-FAUP e pela Afrontamento, vai contar com a participação das arquitetas
Teresa Cunha Ferreira e
Ana Catarina Costa, geógrafo
Álvaro Domingues e do sociólogo
Virgílio Borges Ferreira.
O projeto resulta de um convite da Câmara Municipal de Matosinhos à Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, para a elaboração de um estudo inédito sobre a evolução da arquitetura contemporânea e o seu impacto no desenvolvimento urbano, cultural, turístico e económico-social do concelho de Matosinhos, desde a construção do Porto de Leixões até aos dias atuais.
O trabalho enquadra-se no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP e beneficia da colaboração de investigadores com diferentes formações de base: arquitetura, geografia, sociologia:
Teresa Cunha Ferreira,
Álvaro Domingues,
Ana Catarina Costa,
Carlos Machado,
Clara Pimenta do Vale,
Rui Fernandes Póvoas e
Virgílio Borges Ferreira.
O estudo constitui-se como um ensaio exploratório que pode lançar outras leituras e perspetivas interpretativas sobre Matosinhos. A partir do mapeamento de mais de 100 factos arquitetónicos e urbanos, enquadrados em três modernidades (com diferentes tempos, ritmos e escalas que definem o seu contexto social e político), o estudo abarca um arco temporal desde o início da construção do Porto de Leixões em 1884, ao encerramento da Refinaria da Petrogal em 2022.
A exposição pode ser visitada no Museu da Memória de Matosinhos até 27 de abril, de terça a sexta, entre as 10h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 18h00, e aos sábados, domingos e feriados, entre as 15h00 e as 18h00.
O livro e a exposição têm a coordenação de Álvaro Domingues, Ana Catarina Costa e Teresa Cunha Ferreira, consultoria e projeto expositivo de Ivo Poças Martins e design gráfico de Manuel Granja.
+ info
www.cm-matosinhos.pt