Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Provas Públicas de Doutoramento da Arquiteta Jéssica Canotilho Lage As Formalidades do Informal. Da autoprodução à produção social do habitat. Um olhar sobre os bairros pericentrais de Maputo

Provas Públicas de Doutoramento da Arquiteta Jéssica Canotilho Lage
'As Formalidades do 'Informal'. Da autoprodução à produção social do habitat. Um olhar sobre os bairros pericentrais de Maputo'

17 de outubro de 2023, 3.ª feira, 15h00, videoconferência

[ID: 983 1328 5603 | Palavra-chave: 054600]


Desenho a partir de fotografia aérea (google earth) do bairro Chamanculo C, Maputo © Jéssica Lage

As Provas Públicas de Doutoramento da Arquiteta Jéssica Canotilho Lage realizam-se no dia 17 de outubro, 3.ª feira, às 15h00, por videoconferência.

A Tese em apreciação intitula-se 'As Formalidades do ‘Informal’. Da autoprodução à produção social do habitat. Um olhar sobre os bairros pericentrais de Maputo'.

Júri

Doutor Luís Celestino Mourão Soares Carneiro (Presidente)
Professor Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Doutor Placido Lizancos-Mora
Professor da Universidade da Corunha, Espanha

Doutora Cristina Delgado Henriques
Professora Auxiliar da Universidade de Lisboa

Doutor Álvaro António Gomes Domingues
Professor Associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Doutor Rui Manuel Vieira Passos Mealha
Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto

Doutora Isabel Ortins de Simões Raposo
Professora Associada da Universidade de Lisboa


Resumo:

A tese aborda a emergência de práticas e mecanismos autónomos de produção urbana e habitacional como resposta às limitações do planeamento urbano inclusivo por parte das autoridades públicas em contextos de rápido crescimento urbano, procurando assim entender os factores que influenciam estes processos de autoprodução e autoconstrução em bairros pericentrais da cidade de Maputo, Moçambique.
Analisa ainda a interacção entre iniciativas dos moradores e outros actores urbanos na melhoria do seu habitat, destacando a importância de uma abordagem integrada assente nos saberes e capacidades de ambos, baseada na sua interligação e complementariedade, e que seja sustentada na participação comunitária para promover uma produção social do habitat e um desenvolvimento urbano mais participativo e equitativo.
— Jéssica Canotilho Lage


Orientadora: Isabel Ortins de Simões Raposo [U.Lisboa]
Coorientadora: Ana Silva Fernandes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2026 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2026-02-11 às 00:41:03 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico