Candidaturas | Unidade de Formação Contínua | Fórum do Território - Ambiente 2022.2023
Candidaturas: 17 - 29 de março de 2023
Os Fóruns do Território são unidades de formação do Curso de Estudos Avançados em Território — CEAT. Os Fóruns do Território visam criar espaços de debate e construção coletiva de conhecimento em torno de temas prementes associados às políticas, práticas e processos da urbanização contemporânea, tendo em vista dotar os alunos de instrumentos operativos para a análise e atuação no território.
A presente edição da formação do Curso de Estudos Avançados em Território é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».
O Fórum do Território - Ambiente irá centrar-se na discussão de temas associados às estruturas biofísicas, sustentabilidade ambiental, gestão climática, serviços ecossistémicos, estruturas ecológicas e papel dos elementos não edificados na organização da urbanização e da paisagem. Pretende-se explorar práticas de planeamento e de desenho urbano mais capazes de responder aos desafios cada vez mais prementes da sustentabilidade ambiental e alterações climáticas, bem como, de um modo mais geral, responder à necessidade de actuar em territórios de ocupação extensiva onde a estruturação do território já não poderá estar dependente da edificação, que aí é minoritária.
Neste sentido, no Fórum do Território - Ambiente procurar-se-á:
Compreender e debater os sistemas ambientais existentes e latentes e o seu papel estruturante na organização da urbanização e da paisagem, em termos topológicos, funcionais, morfológicos e culturais.
Identificar, explorar e debater as políticas de regulação, instrumentos de planeamento e as práticas de gestão e de intervenção no território, na sua relação com os sistemas ambientais. Será dada particular atenção ao modo como a emergência de novos desafios associados à sustentabilidade ambiental e alterações climáticas têm vindo a alterar essas políticas, instrumentos e práticas. Serão exploradas e debatidas novas formas de actuar que essas alterações reclamam.
Explorar e debater práticas de planeamento, gestão e intervenção de escala local, na procura de modos operativos de actuar nos territórios da contemporaneidade que tome os sistemas ambientais e os elementos não edificados como partes estruturantes da organização dos territórios.
Esclarecer as condições de pertinência dos termos de coesão urbanística e territorial, e formas de conjugação dos sistemas espaciais face a contextos diferenciados e dinâmicas frequentemente imprevisíveis, nomeadamente no que respeita a conformidades sociais e significantes.
Avaliar a natureza contingente da actuação urbanística, por observação de como o projecto reconhece e representa a realidade física e social que pretende modificar.
Dado o carácter do curso, focado na formação contínua e na actualização do conhecimento e instrumentos dos técnicos, o Fórum do Território - Ambiente visa cobrir, com grande aprofundamento, as principais questões emergentes, quer no debate académico, quer, sobretudo, nas práticas de projecto e planeamento urbano e gestão do território.
Sistemas ambientais fundamentais no planeamento e gestão do território
26 mai. Biodiversidade e ambiente
A organização espacial dos sistemas vivos e a oportunidade da urbanização
02 jun. Economia, inovação e ambiente
O planeamento e desenho da neutralidade carbónica
09 jun. Resíduos e ambiente
Espaços de reciclagem, reutilização e redução. O planeamento e desenho da economia circular
16 jun. Construção e ambiente
Redes territoriais, urbanísticas e prediais. Habitação, alojamento e abrigo. Desafios do presente e do futuro
23 jun. Mobilidade e ambiente
Pendularidade, velocidade e renda. Hierarquia e desenho dos sistemas.
30 jun. Sociedade e Ambiente
Consciência, representação e inclusão para uma ética ambiental. Espaço público e balanço funcional.
07 jul. Avaliação
* Programa sujeito a alterações.
Destinatários
Todos os interessados nas temáticas, destinando-se prioritariamente a profissionais, técnicos, decisores, investigadores ou estudantes associados às áreas de planeamento urbano, gestão urbanística e projecto urbano.
Os candidatos deverão ser titulares de um mínimo de 300 créditos ECTS, correspondendo ao grau de mestre ou licenciatura pré-Bolonha.
Equipa docente
Rui Mealha — FAUP Paulo Farinha Marques — FCUP José Miguel Lameiras — FCUP e convidados
Calendário
As sessões decorrerão às 6.ª feiras, entre as 14h30 e as 18h30, de 19 de maio a 7 de julho de 2023.
Candidaturas
17 - 29 de março de 2023
250 ¤ / 200 ¤ para entidades parceiras*
* CIM Tâmega e Sousa, Gaiurb, Ordem dos Arquitectos, PortoVivo (deverão enviar cópia da declaração da entidade patronal / comprovativo de inscrição válida na Ordem dos Arquitectos) para poderem usufruir do desconto de propina.
Ao valor da candidatura acresce a taxa de inscrição: 20 ¤
Vagas
15
ECTS
6 Créditos ECTS
Mais informações
Serviços Académicos e de Cooperação Internacional Formação Contínua | Pedro França E-mail | faup.continua@arq.up.pt Telefone | (+351) 220 425 402