Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > [nova data] Candidaturas | Unidade de Formação Contínua | Arquitectura e Sociedade | 15 Bolsas Individuais PRR

[nova data] Candidaturas | Unidade de Formação Contínua | Arquitectura e Sociedade | 15 Bolsas Individuais PRR

Candidaturas online: 6 - 26 de março de 2023 [nova data]

A presente edição da unidade de formação Arquitectura e Sociedade integra-se no «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» cofinanciado pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 


[até 26 de março 2023 - nova data]

Objetivos

A unidade curricular, criada no seguimento de um protocolo com os Arquitectos Sem Fronteiras - Portugal, e em parceria com a Domus Social E.M. e Fundação Aga Khan Portugal, tem como intuito combinar uma leitura sobre as dinâmicas globais e locais de transformação urbana, com um exercício de intervenção e ação de proximidade em contexto real. Para tal serão tidas em consideração as necessidades e potencialidades específicas do território, assim como as capacidades e esforços de diferentes atores a envolver no processo, focadas não apenas no espaço físico, mas também no reflexo que produzem e recebem da sociedade.

Em continuidade das dinâmicas sociais e vivências identificadas na edição do curso de 2022, centradas na Zona de S. Vítor e Fontainhas, destacam-se espaços com potencial para activar a vizinhança. A edição do curso de 2023 incide na intervenção das áreas eleitas como prioritárias, para as quais se pretendem propor soluções conjuntas de qualificações a implementar.

A zona das S. Vítor/Fontainhas constitui uma área que tem sido recentemente ameaçada na sua envolvente pela pressão imobiliária, contexto que traz novos desafios no acesso à habitação e onde importará discutir quais os seus efeitos nas dinâmicas sociais e económicas daquele território marcado por uma forte identidade local e um relevante conjunto de valores comunitários que lhe estão associados e que importará realçar.

Da formação consta a realização de um laboratório de projeto, onde se discutirão os desafios atuais da zona em análise e as propostas de intervenção futura.

Procurando ser um exercício de intervenção e de ação de proximidade em contexto real, a formação em “Arquitectura e Sociedade” tem o intuito de combinar a leitura das dinâmicas globais (de sociedade) com as locais (comunitárias) para a transformação e/ou regeneração do tecido urbano.

Equipa docente:

Clara Pimenta do Vale – CEAU/FAUP [Ciencia Vitae
Lígia Nunes – CEAU / Arquitectos Sem Fronteiras – Portugal [Ciencia Vitae
Ana Silva Fernandes - Dinâmia’CET/CEAU/FAUP [Ciencia Vitae

Olga Feio - Domus Social E.M. [Linkedin
João Queiroz - Fundação Aga Khan Portugal [Linkedin

Calendário e horário de aulas:

As aulas iniciam-se a 24 de abril de 2023, em regime presencial.

As sessões decorrem às 2.ª feiras à tarde, entre as 15h00 e as 20h00, correspondendo a horas de contacto entre as 15h00 e as 18h30 e horas de trabalho acompanhado até às 20h00.

24 de abril | 15h00 – 20h00
Abertura e visita às Fontainhas/S. Vítor

08 de maio | 15h00 – 20h00
Sessão de apresentações para caracterização

15 de maio | 15h00 – 20h00
Laboratório de análise e discussão

22 de maio | 15h00 – 20h00
Laboratório de análise e discussão

29 de maio | 15h00 – 20h00
Laboratório de propostas e discussão

05 de junho | 15h00 – 20h00
Laboratório de propostas e discussão

12 de junho | 15h00 – 20h00
Laboratório de propostas e discussão

03 de julho | 15h00 – 18h00
Apresentações finais e discussão

Destinatários

O curso destina-se a estudantes, profissionais, técnicos da administração pública relacionados com arquitectura, construção ou ação social, a membros de associações não-governamentais ou a outros profissionais cujo âmbito de ação se enquadre nos objetivos do curso.

Parceiros no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos»

— Gaiurb - Urbanismo e Habitação, EM.
— Porto Vivo, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana do Porto, E.M., S.A.
— Ordem dos Arquitectos, Secção Regional do Norte
— CIM Tâmega e Sousa
— Arquitectos sem Fronteiras – Portugal

* outras parcerias poderão vir a ser estabelecidas.

Candidaturas

até 26 de março de 2023 [nova data]



85 ¤ / 70 ¤ para entidades parceiras*

* Parceiros (deverão enviar cópia da declaração da entidade patronal / comprovativo de inscrição válida na Ordem dos Arquitectos) para poderem usufruir do desconto de propina.

Ao valor da inscrição acresce a taxa de candidatura: 20 ¤


Informação a fornecer - Documentos digitalizados

  • Cópia do Documento de Identificação (Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão/Passaporte) 
  • Comprovativo de residência em território nacional 
  • Curriculum vitae 
  • Declaração de situação de desemprego, comprovada documentalmente através de Inscrição em Centro de Emprego ou Declaração da Segurança Social
  • Declaração da situação de Bolseiro 
  • Certidão de conclusão de um curso superior. Para grau obtido no estrangeiro, certidão de conclusão de um curso superior, acompanhado de documento indicando a escala de classificações da instituição onde foi obtido o grau, a classificação mínima a que corresponde aprovação na escala de classificação final estrangeira e a classificação máxima da escala de classificação final estrangeira. Para habilitações obtidas no estrangeiro o documento deve ser autenticado pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecido pela autoridade diplomática ou consular portuguesa ou trazer a apostilha da Convenção de Haia. O mesmo deve acontecer relativamente às traduções de documentos cuja língua original não seja a espanhola, francesa ou inglesa. 
  • Fotografia ("tipo passe", a cores, de preferência com fundo neutro; 200 pixeis de altura por 140 pixeis de largura; Formato JPG; Qualidade média ou superior no algoritmo de compressão do JPG) 
  • Portfólio 
  • Declaração da entidade patronal e/ou comprovativo de inscrição válida na Ordem dos Arquitectos (Entidades Parceiras) 
  • Outros documentos que considere pertinentes para a aplicação dos critérios de seriação 

Indicação da candidatura a bolsa

Os interessados em concorrer à bolsa de incentivo PRR deverão registar por escrito a sua manifestação de interesse na atribuição de bolsa e submeter o modelo no campo específico do formulário de candidatura.

MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE_Candidatura Bolsa PRR (word)

Vagas

Máximo de 25 e um mínimo de 10 formandos inscritos.

ECTS

3 Créditos ECTS

Bolsas PRR

Despacho:  n.º CE.20/02/2023 

Regulamento de Bolsas PRR: Regulamento n.º 634/2022

Número (máximo) de bolsas a atribuir
 | 15 bolsas no valor de 70 euros cada.

De acordo com o Regulamento nº 634/2022 de 13 de Julho, o prazo para liquidação do valor da propina por estudantes bolseiros é prorrogável até dez (10) dias úteis após a data de pagamento da bolsa.

Critérios de elegibilidade para a bolsa:

São elegíveis para atribuição de bolsa todos aqueles que, cumulativamente:

  1. Se tenham candidatado à edição do curso/formação a que se refere o presente concurso, cumprindo as condições específicas de ingresso aplicáveis;
  2. Tenham registado formalmente o seu interesse na candidatura à atribuição de bolsa;
  3. Tenham completado pelo menos 23 anos à data de candidatura à presente edição do curso;
  4. Tenham Número de Identificação Fiscal;
  5. Tenham residência permanente em território nacional ou disponham de autorização de residência válida.

Critérios de seriação para bolsa:

Os critérios de seriação para a atribuição para bolsa correspondem aos critérios de seriação para a frequência do curso (AC), a que se adicionam, ponderadamente, as pontuações das seguintes condições de preferência (AC x 60% + SD x 25% + NQ x 15%):

— Nível de qualificação mais baixo (NQ) | 15%

  1. Licenciatura: 20 pontos
  2. Mestrado: 15 pontos
  3. Doutoramento: 10 pontos


— Situação de desemprego (SD) | 25%

  1. Desempregado/a à procura de novo emprego | 20 pontos
  2. Desempregado/a à procura do 1.º emprego ou bolseiro | 15 pontos
  3. Empregado/a | 10 pontos


Proteção de Dados

Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.

Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.

Contactos

Serviços Académicos e de Cooperação Internacional
Formação Contínua | Pedro França
E-mail | faup.continua@arq.up.pt
Telefone | (+351) 220 425 402


Mais informações em www.arq.up.pt > Cursos > Formação Contínua > Arquitectura e Sociedade





 

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-03-25 às 11:48:35 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias