A unidade curricular, criada no seguimento de um protocolo com os Arquitectos Sem Fronteiras - Portugal, e em parceria com a Domus Social E.M. e Fundação Aga Khan Portugal, tem como intuito combinar uma leitura sobre as dinâmicas globais e locais de transformação urbana, com um exercício de intervenção e ação de proximidade em contexto real. Para tal serão tidas em consideração as necessidades e potencialidades específicas do território, assim como as capacidades e esforços de diferentes atores a envolver no processo, focadas não apenas no espaço físico, mas também no reflexo que produzem e recebem da sociedade.
Em continuidade das dinâmicas sociais e vivências identificadas na edição do curso de 2022, centradas na Zona de S. Vítor e Fontainhas, destacam-se espaços com potencial para activar a vizinhança. A edição do curso de 2023 incide na intervenção das áreas eleitas como prioritárias, para as quais se pretendem propor soluções conjuntas de qualificações a implementar.
A zona das S. Vítor/Fontainhas constitui uma área que tem sido recentemente ameaçada na sua envolvente pela pressão imobiliária, contexto que traz novos desafios no acesso à habitação e onde importará discutir quais os seus efeitos nas dinâmicas sociais e económicas daquele território marcado por uma forte identidade local e um relevante conjunto de valores comunitários que lhe estão associados e que importará realçar.
Da formação consta a realização de um laboratório de projeto, onde se discutirão os desafios atuais da zona em análise e as propostas de intervenção futura.
Procurando ser um exercício de intervenção e de ação de proximidade em contexto real, a formação em “Arquitectura e Sociedade” tem o intuito de combinar a leitura das dinâmicas globais (de sociedade) com as locais (comunitárias) para a transformação e/ou regeneração do tecido urbano.
Clara Pimenta do Vale – CEAU/FAUP [Ciencia Vitae]
Lígia Nunes – CEAU / Arquitectos Sem Fronteiras – Portugal [Ciencia Vitae]
Ana Silva Fernandes - Dinâmia’CET/CEAU/FAUP [Ciencia Vitae]
Olga Feio - Domus Social E.M. [Linkedin]
João Queiroz - Fundação Aga Khan Portugal [Linkedin]
As aulas iniciam-se a 24 de abril de 2023, em regime presencial.
As sessões decorrem às 2.ª feiras à tarde, entre as 15h00 e as 20h00, correspondendo a horas de contacto entre as 15h00 e as 18h30 e horas de trabalho acompanhado até às 20h00.
24 de abril | 15h00 – 20h00
Abertura e visita às Fontainhas/S. Vítor
08 de maio | 15h00 – 20h00
Sessão de apresentações para caracterização
15 de maio | 15h00 – 20h00
Laboratório de análise e discussão
22 de maio | 15h00 – 20h00
Laboratório de análise e discussão
29 de maio | 15h00 – 20h00
Laboratório de propostas e discussão
05 de junho | 15h00 – 20h00
Laboratório de propostas e discussão
12 de junho | 15h00 – 20h00
Laboratório de propostas e discussão
03 de julho | 15h00 – 18h00
Apresentações finais e discussão
O curso destina-se a estudantes, profissionais, técnicos da administração pública relacionados com arquitectura, construção ou ação social, a membros de associações não-governamentais ou a outros profissionais cujo âmbito de ação se enquadre nos objetivos do curso.
até 26 de março de 2023 [nova data]
85 ¤ / 70 ¤ para entidades parceiras*
* Parceiros (deverão enviar cópia da declaração da entidade patronal / comprovativo de inscrição válida na Ordem dos Arquitectos) para poderem usufruir do desconto de propina.
Ao valor da inscrição acresce a taxa de candidatura: 20 ¤
Informação a fornecer - Documentos digitalizados
Máximo de 25 e um mínimo de 10 formandos inscritos.
3 Créditos ECTS
Despacho:
n.º CE.20/02/2023
Regulamento de Bolsas PRR: Regulamento n.º 634/2022
Número (máximo) de bolsas a atribuir | 15 bolsas no valor de 70 euros cada.
De acordo com o Regulamento nº 634/2022 de 13 de Julho, o prazo para liquidação do valor da propina por estudantes bolseiros é prorrogável até dez (10) dias úteis após a data de pagamento da bolsa.
Critérios de elegibilidade para a bolsa:
São elegíveis para atribuição de bolsa todos aqueles que, cumulativamente:
Critérios de seriação para bolsa:
Os critérios de seriação para a atribuição para bolsa correspondem aos critérios de seriação para a frequência do curso (AC), a que se adicionam, ponderadamente, as pontuações das seguintes condições de preferência (AC x 60% + SD x 25% + NQ x 15%):
— Nível de qualificação mais baixo (NQ) | 15%
— Situação de desemprego (SD) | 25%
Proteção de Dados
Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.
Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.
Serviços Académicos e de Cooperação Internacional
Formação Contínua | Pedro França
E-mail | faup.continua@arq.up.pt
Telefone | (+351) 220 425 402
Mais informações em www.arq.up.pt > Cursos > Formação Contínua > Arquitectura e Sociedade