Você está em: Início > Notícias > Candidaturas | Unidade de Formação Contínua | Fórum do Território - Inclusão 2022.2023

Candidaturas: 1 - 14 de fevereiro de 2023

O Fórum do Território — Inclusão, marcado por uma aprendizagem conjunta a partir da partilha de experiências e da prática, incidirá em particular em temas relacionados com a análise de assimetrias socioespaciais e com práticas e políticas de envolvimento cidadão e de coprodução de territórios diversos e inclusivos.

Procurando discutir relações entre as realidades socioespaciais em cada lugar e as políticas e práticas de qualificação existentes, este fórum constituirá um espaço de partilha de experiências, assim como de reflexão sobre desafios atuais, tendências recentes e potencialidades de atuação.

Nesse sentido, o Fórum do Território - Inclusão procurará:
  • Identificar padrões de vulnerabilidade, assim como detetar e analisar mecanismos de produção e reprodução de disparidades, procurando dotar os/as formandos/as de capacidade de análise a partir de proximidade e da deteção de invisibilidades;
  • Reconhecer políticas e práticas existentes de diversificação da rede de intervenientes envolvidos no processo de discussão, decisão e implementação de ações de qualificação espacial;
  • Detetar tendências e potencialidades de atuação, contribuindo para a discussão de abordagens inovadoras no sentido da criação de territórios resilientes e inclusivos.
Tal como os restantes Fóruns do Território, tendo em vista a formação contínua ao longo do percurso profissional e a atualização de conhecimentos, também esta UC terá um tema específico em cada edição, contribuindo para abordar desafios concretos e relacionados com o quotidiano da prática profissional.

Mais informações na página da unidade Fórum do Território — Inclusão.

24 mar. Introdução

A primeira sessão procurará lançar questões da teoria e das práticas relacionadas com processos de inclusão, reconhecendo desafios da atualidade e tendências recentes de diagnóstico, de desenho de políticas e de práticas experimentais, que serão aprofundadas e discutidas nos debates subsequentes, de forma a desenvolver capacidades de análise de abordagens e perceção do seu impacto.

31 mar. Teorias: marginalização e integração

Esta sessão pretende promover a discussão conceptual e ideológica sobre conceitos-chave no debate de temas relacionados com vulnerabilidade socioespacial e envolvimento cidadão (tais como pobreza e exclusão, direitos e alienação, legitimidade, participação), assim como a sua presença ou ausência na operacionalização e transposição para a prática de intervenção no ambiente construído.

14 abr. Teorias: participação e inclusão

Esta sessão pretende promover a discussão teórica e conceptual sobre conceitos-chave relacionados com a participação cidadã na tomada de decisão pública. Em particular, a sessão propõe um enquadramento sobre modelos e métodos diferentes de participação com vista a garantir a inclusão de grupos mais vulneráveis através de formas diversas de recrutamento.
21 abr. Contexto e práticas: repensar ferramentas existentes
Esta sessão procurará reconhecer diferentes formas de envolvimento cidadão e mecanismos de participação, discutindo práticas de atuação que, a partir de ferramentas existentes, procuraram promover uma maior adequação do seu impacto.
28 abr. Contexto e práticas: planear a cidade com os cidadãos
Esta sessão procurará apresentar e abrir o debate sobre o envolvimento cidadão nos instrumentos de planeamento urbano, discutindo práticas de atuação em diversos locais com enquadramentos diferentes.

05 mai. Monitorizar a inclusão

Esta sessão procurará reforçar competências de observação, acompanhamento e análise crítica de instrumentos e práticas de democratização do acesso a recursos, nomeadamente de políticas públicas e redistributivas, processos participativos, práticas do exercício da democracia representativa e ações de desenvolvimento local, analisando princípios, metodologias e materializações.

12 mai. Avaliação do envolvimento cidadão

Esta sessão procurará reforçar competências de análise e avaliação de práticas de participação no âmbito das políticas públicas, visando proporcionar uma visão abrangente de abordagens desenvolvidas à escala internacional e nacional.

(programa sujeito a alterações)

Fóruns do Território

Os Fóruns do Território são unidades de formação do Curso de Estudos Avançados em Território — CEAT.
Os Fóruns do Território visam criar espaços de debate e construção coletiva de conhecimento em torno de temas prementes associados às políticas, práticas e processos da urbanização contemporânea, tendo em vista dotar os alunos de instrumentos operativos para a análise e atuação no território.

Destinatários

Todos os interessados nas temáticas, destinando-se prioritariamente a profissionais, técnicos, decisores, investigadores ou estudantes associados às áreas de planeamento urbano, gestão urbanística e projeto urbano.

Equipa docente

Ana Silva Fernandes - FAUP
Roberto Falanga - ICS-UL

e convidados

Calendário

As sessões decorrerão às 6.ª feiras, entre as 14h30 e as 18h30, de 24 de março de 2023 a 12 de Maio de 2023.

Candidaturas

1 de fevereiro 2023 – 14 de fevereiro 2023

250 ¤ / 200 ¤ para entidades parceiras*

* Parceiros (deverão enviar cópia da declaração da entidade patronal / comprovativo de inscrição válida na Ordem dos Arquitectos) para poderem usufruir do desconto de propina.

Ao valor da inscrição acresce a taxa de inscrição: 20 ¤

6 Créditos ECTS

Serviços Académicos e de Cooperação Internacional
Formação Contínua | Pedro França