Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Parceria FAUP | Exposição Cartografia Manuel Botelho: Obra e Projeto

Parceria FAUP | Exposição 'Cartografia Manuel Botelho: Obra e Projeto'

12 de novembro de 2022 - 21 de janeiro de 2023, Palacete Lopes Martins - Fundação Marques da Silva

A exposição 'Cartografia Manuel Botelho: Obra e Projeto' propõe-se abarcar num olhar a obra do arquiteto Manuel Botelho. A sua singular produção atravessa mais de três décadas e cruza a arquitetura, o design de objetos, a reflexão teórica vertida para a escrita e a docência. Assinala também o depósito do seu acervo na Fundação Marques da Silva.

Na Fundação, a exposição apresenta uma seleção de projetos de diferentes escalas, programas e enquadramentos que integram o corpo de trabalho de Manuel Botelho. É uma seleção que procura ser representativa de um trabalho que translada para uma prática de arquitetura um posicionamento reflexivo, uma forma de ver o mundo. A obra de Manuel Botelho é uma cartografia de um lugar desde onde vê o mundo. O percurso de um personagem complexo que trouxe essa complexidade aos seus projectos, à sua obra escrita e construída, e à vida que nelas se pode fazer. É também um testemunho de um papel para o arquiteto -que pensa, constrói e define- que está em crise e em provável desaparecimento.

A arquitetura de Manuel Botelho vive com os seus conflitos - o universal e o específico, o industrial e o artesanal, o rural e o urbano, o íntimo e o público, o ilustrado e o real, o pensamento e a concretude.

Os trabalhos reunidos nesta Exposição, os que foram construídos e os que não o foram, são uma amostra de uma obra mais vasta de alguém que escolheu ser arquiteto e com isso abordar os vários aspetos desse ofício: o trabalho de atelier, a reflexão escrita e a docência. Nesta mostra, o foco está sobre o trabalho de atelier. Ao longo de um périplo de exposições anteriores que tiveram lugar na Galeria da FAUP e na Garagem Avenida da EAAUM, procurou-se apresentar da forma mais alargada possível a extensão do trabalho de Manuel Botelho e do percurso de visita ao seu estado atual. O registo fotográfico documental dessas visitas pelo território de espaços construídos, de objetos do arquiteto e dos lugares do seu quotidiano foi produzido por Duarte Belo (fotógrafo, arquiteto e antigo estudantes de Manuel Botelho), e está reunido aqui nas salas do Território Manuel Botelho e na publicação homónima editada pelo Museu da Paisagem.

A apresentação da Exposição que inaugura no dia 12 de novembro será feita por Bruno Baldaia, Duarte Belo, Luís Urbano e José Salgado. No seu encerramento, a 21 de janeiro, será apresentada a publicação 'Manuel Botelho, obra e projeto', editada pela Circo de Ideias, e terá lugar uma palestra com a participação de Jorge Figueira (moderador), Carlos Machado, Manuel Mendes, Maria José Casanova e Pedro Bandeira.

Comissariada por António Neves, Bruno Baldaia, Carlos Maia, Duarte Belo e Luís Urbano a Exposição resulta de uma parceria entre a Fundação Marques da Silva (FIMS), a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo/FAUP (CEAU/FAUP), o Laboratório da Paisagem, Património e Território (Lab2PT) e a Escola de Arquitetura, Arte e Design da Universidade do Minho (EAAD-UM); e conta com o apoio à divulgação da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OA-SRN).

'Cartografia Manuel Botelho: Obra e Projeto' faz parte de um ciclo de diferentes exposições que se complementam em torno da obra e acervo do arquiteto Manuel Botelho. Este ciclo teve início no Porto (FAUP), com a exposição 'Manuel Botelho Projecto e obra' (26 de janeiro - 9 de março 2022) e a mesa redonda 'Manuel Botelho . Professor' (23 de fevereiro 2022), prosseguindo em Guimarães (EAAD) com a exposição 'Território Manuel Botelho' (6 de abril - 18 de maio 2022) que incluiu a apresentação do livro 'Território Manuel Botelho' de Duarte Belo e a mesa-Redonda 'Cultura e Contexto', com João Cabeleira (moderador), Filipa Guerreiro, Luís Tavares Pereira, Mariana Carvalho e Paolo Melis (18 de maio 2022).

A exposição 'Cartografia Manuel Botelho: Obra e Projeto' pode ser visitada até 21 de janeiro de 2023, de 2.ª feira a Sábado, 14h00-18h00. O bilhete de entrada é de 3¤ geral e 1,50¤ para jovens, estudantes e seniores. No dia da inauguração, 12 de novembro, a entrada é livre.

Mais informações em fims.up.pt

 

Manuel Botelho nasceu em 1939 na Vila de Rua, em Moimenta da Beira. Formou-se em arquitectura em 1979, na Facoltà di Architettura dell’Università degli Studi di Roma - La Sapienza, após frequentar o curso de Filosofia e de se licenciar em Teologia Sacra na Pontificia Università Gregoriana de Roma, em 1972. Fez toda a sua formação superior em Itália, primeiro em Teologia Sacra, pela Pontificia Università Gregoriana, e posteriormente em Arquitectura, pela Facoltà di Architettura dell’Università degli Studi di Roma - La Sapienza (Laurea em 1978, sob orientação de Ludovico Quaroni). Desenvolve, depois, a sua actividade em Portugal, em escritório próprio e praticando ativamente arquitectura, foi docente na Escola Superior de Belas Artes do Porto, entre 1980 e 1985, e na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, entre 1985 e 2009, tendo lecionado unidades curriculares nas áreas de Projecto e de Teoria da Arquitectura. Possui uma vasta, diversificada e singular obra, que integra desde entre o desenho de objectos ao de habitação e de equipamentos públicos.
Proferiu diversas conferências e participou em Seminários em Portugal, Espanha e Itália. O seu trabalho integrou várias exposições com destaque para a Europália 1991 - Arquitectura Contemporânea Portuguesa, que decorreu em Bruxelas.
Foi distinguido com o Prémio Nacional de Arquitectura Keil do Amaral (Primeiras Obras) em 1989, com a Casa Dr. Barroso Pires, nomeado para o Prémio Mies van der Rohe 1994, e finalista do Prémio Secil de Arquitectura 2002.

 

Parceria
FAUP | EAAD | Lab2PT | FIMS

Apoio à divulgação
OA-SRN

Apoio
SIGN – Wide Format Printing

Esta iniciativa foi apoiada através do Financiamento Plurianual do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), Ref.ª UID/04509/2020, financiado por fundos nacionais (PIDDAC) através da FCT/MCTES.



Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-05 às 04:57:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias