Você está em: Início > Notícias > Candidaturas | Unidade de Formação InovPed | Saúde, Bem-Estar e Arquitetura 2022.2023

Candidaturas online: 31 de outubro - 11 de dezembro de 2022

[31 de outubro - 11 de dezembro 2022]

Sessão de Esclarecimento | 6 de dezembro 2022, 17h00, online [zoom]

Esta Unidade Curricular pretende refletir sobre a intersecção da saúde e arquitetura, atentando no impacto dos espaços (in)salubres, públicos e privados na saúde, e promovendo diálogos entre estudantes, docentes e investigadores de Arquitetura e Medicina.
A abordagem proposta, holística e baseada na evidência, poderá contribuir para a maior consciencialização dos futuros médicos para a importância dos locais onde as pessoas vivem para um diagnóstico e tratamento mais adequados, e dos futuros arquitetos para o desenho de espaços públicos e privados mais saudáveis, permitindo uma atuação transdisciplinar e multinível para a promoção da saúde da população de forma mais equitativa, eficiente e sustentável.

De forma a garantir um olhar transdisciplinar, a Unidade Curricular conta com docentes da área da saúde (Teresa Leão (FMUP) e Ana Isabel Ribeiro (ISPUP)), arquitetura (Ana Neiva e Gisela Lameira (CEAU-FAUP)), e arquitetura paisagista (Carla Gonçalves (FEUP)), e potenciará a integração de conhecimentos e perspetivas através da discussão em sala assim como durante as visitas de campo a diferentes espaços públicos e privados.

A InovPed 'Saúde, Bem-Estar e Arquitetura' é uma iniciativa conjunta da FAUP e FMUP. A sua frequência está aberta a todos os estudantes da FAUP (1.º e 2.º ciclo), e terá reconhecimento à UC Saúde, Bem-Estar e Arquitetura integrada no plano de Estudos como UC Opcional do 4.º ou 5.º ano de MIArq.

Calendário: 1 de março — 13 de maio 2023 | 2.º semestre 2022.2023

Horário:
1 de março, 17h30-19h30, FMUP | Teresa Leão e Ana Neiva - Apresentação | Teresa Leão - Saúde: principais problemas de saúde, necessidades em saúde, iniquidades em saúde

08 de março, 17h30-19h30, FMUP | Teresa Leão - Saúde: determinantes de saúde: da escala do indivíduo às políticas de saúde | Ana Neiva - Projetar e defender boas condições de vida – arquitetura bioclimática | Teresa Leão e Ana Neiva - Preparação de trabalho de campo

11 de março, 09h00-13h00, Ilhas - Bairros SAAL | Atividade acompanhada por Joana Restivo, Teresa Leão e Ana Neiva

15 de março, 17h30-19h30, FAUP | Gisela Lameira – Ageing in Place; acessibilidade e mobilidade | Ana Neiva - Projetar e defender boas condições de vida; eficiência de recursos, gestão de resíduos e materiais de construção locais | Teresa Leão e Ana Neiva - Preparação de trabalho de campo

18 de março, 09h00-13h00, Edifícios de habitação coletiva | Atividade acompanhada por Joana Restivo, Teresa Leão e Ana Neiva

22 de março, 17h00-20h00, FAUP | Ana Isabel Ribeiro – Espaços verdes, urbanismo e saúde | Carla Gonçalves – Projetar espaços públicos verdes e acessíveis | Teresa Leão e Ana Neiva - preparação de trabalho de campo

25 de março, 09h00-13h00, Espaços públicos | Atividade acompanhada por Carlos Barradas, Teresa Leão e Ana Neiva

12 de abril, 17h30-19h30, FAUP | Teresa Leão e Ana Neiva - Acompanhamento dos trabalhos de grupo

13 de maio, 9h00-13h00, FAUP | Teresa Leão e Ana Neiva - Discussão e avaliação trabalhos de grupo

Local do curso: FMUP, FAUP, visitas de estudo

Créditos: 3 Créditos ECTS

CoordenaçãoAna Neiva (FAUP-CEAU) e Teresa Leão (FMUP)

Docentes: Ana Neiva (FAUP-CEAU), Teresa Leão (FMUP), Ana Isabel Ribeiro (ISPUP), Carla Gonçalves (FEUP), Gisela Lameira (FAUP-CEAU)

Destinatários

Todos os estudantes inscritos na U. Porto, nomeadamente aqueles dos Mestrados Integrados em Medicina e Arquitectura, independentemente do ciclo de estudos.

Língua de lecionação

Português e parcialmente em inglês

www.med.up.pt

InovPed

As unidades curriculares InovPed são uma iniciativa da Pró-Reitoria para a Inovação Pedagógica que conta com o apoio e aprovação dos Conselhos Pedagógicos de todas as faculdades da U.Porto. Estas são unidades curriculares criadas especificamente com o propósito de fomentar a multidisciplinariedade na Universidade do Porto, ou seja, independentemente do local onde se realizem, cada uma destas UC’s está aberta a estudantes de todas as unidades orgânicas e, em alguns casos, a profissionais.

Mais informações em inovacaopedagogica.up.pt
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-06 às 04:42:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias