Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Exposição | Desenho de Cena de Marta Silva | Projecto Riscotudo

Exposição | 'Desenho de Cena' de Marta Silva | Projecto Riscotudo

20 de outubro - 16 de dezembro de 2022, 9h00-20h00, Átrio da Biblioteca


© Marta Silva

'Desenho de Cena' é o título da exposição de desenhos de Marta Silva, cenógrafa e professora de cenografia na ESMAE, que será apresentada de 20 de outubro a 16 de dezembro, no Átrio da Biblioteca da FAUP, integrada no projecto Riscotudo com curadoria dos professores da FAUP José Manuel Barbosa e José Maria Lopes.


A exposição 'Desenho de Cena' reúne uma seleção de desenhos que revela o pensamento visual como processo de trabalho da cenógrafa Marta Silva. Através dos registos gráficos realizados, observa-se o desenvolvimento das ideias resultantes das distintas interações da cenógrafa com as equipas de trabalho e com o texto teatral. Em simultâneo, surgem diversos registos em modo de esquisso ou pequenos esbocetos que refletem a importância do desenho como meio de articulação da ideia, da pesquisa e da imaginação. 

A inauguração acontece no dia 20 de outubro, 5.ª feira, às 18h30.


A mostra, de entrada livre, poderá ser visitada até 16 de dezembro, no Átrio da Biblioteca da FAUP, de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 20h00 (encerra aos feriados). 

Marta Silva (cenógrafa) nasceu em Braga, a 13 de Abril de 1976. Licenciada em Teatro, variante Técnica e Produção Teatral - Cenografia (2001). Obteve o Título de Especialista em Artes do Espectáculo / Cenografia (2012) na ESMAE/IPP, tendo recebido o prémio de distinção pela Fundação Engenheiro António de Almeida (2001) e a Bolsa de Mérito do IPP (2000). Entre 2010-2012, frequentou o plano doutoral em Design no Deca/UA em parceria com a FBAUP/UP, como bolseira da FCT.
Criou cenografias e /ou figurinos para Teatro e Ópera, encenadas por Ana Tamen, António Feio, António Durães, Alexei Chipenko, Alfredo Martins, Álvaro Correia, Denis Bernard, Catarina Costa e Silva, João Branco, José Caldas, José Leitão, Marcelo Lafontana, Pedro Carvalho, Rui Madeira, entre outros. Trabalhou para as seguintes companhias de teatro e produtoras: A comuna Teatro de Pesquisa, Centro Dramático Galego (Espanha), HardtMachin Group (Bélgica), Companhia de Teatro de Braga, Teatro Art’imagem, Teatro de Formas Animadas, Quinta Parede, Teatro Oficina, Círculo Portuense de Ópera e Coliseu do Porto, Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012, Teatro meia volta e depois à esquerda quando eu disser, Jangada Teatro e Cassefaz.
Membro colaborador do ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura) deste 2011 e membro da APCEN (Associação Portuguesa de Cenografia) desde 2018.
É docente do curso de Cenografia, do Departamento de Teatro, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do IPP desde 2002, onde foi responsável pela coordenação da área de cenografia de 2014 a 2021 e, novamente, a partir de 2022.

Projecto Riscotudo

O projecto Riscotudo constitui-se como um Espaço na FAUP destinado a exposições de Desenho localizado no Átrio do Auditório da Biblioteca. Com projecto de José Manuel Barbosa que partilha a curadoria com José Maria Lopes, Riscotudo é "um espaço expositivo onde se apresentam propostas que trabalham os elementos gráficos e plásticos do desenho privilegiando técnicas e concepções estéticas dispares".

Mais informações em riscotudo.wordpress.com


Entrada livre.
Programa sujeito a alterações (sem aviso prévio).

Este evento é passível de ser registado e divulgado pela FAUP através de fotografia e vídeo.



Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-05 às 04:40:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias