Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Candidaturas | Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) 2022.2023 | 4º Fase

Candidaturas | Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) 2022.2023 | 4º Fase

4.ª fase: 19 de setembro - 28 de setembro 2022


Candidaturas online

A 4.ª e última fase de apresentação de candidaturas ao Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) 2022.2023 da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) decorre entre 19 a 28 de setembro de 2022.


O PDA – Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP visa assegurar uma formação qualificada de nível de Terceiro Ciclo de Estudos onde as questões da arquitectura, da organização do espaço e da representação são articuladas com o exercício da crítica e do pensamento teórico, consubstanciando um entendimento rigoroso e inovador das práticas de projeto e da investigação, numa perspetiva interveniente disciplinar cultural e social.

As opções de estudos contemplam diferentes aspetos de Teoria e Práticas de Projeto, do Projeto do Espaço Habitacional e Formas de Habitar, da Arquitectura: Teoria Projeto História, de Dinâmicas e Formas Urbanas e do Património Arquitectónico. A oferta é complementada por unidades curriculares optativas que aprofundam matérias específicas associadas às opções de estudos e contribuem para uma abertura de perspetivas, no concurso da arte e da cultura, da política e da sociologia, da ciência e da matemática, da filosofia, da história e do desenho, para a definição de um terreno multidisciplinar de suporte à preparação da tese de doutoramento.

O trabalho de elaboração da tese beneficia de um estreito contacto com docentes e investigadores da Faculdade e de outras instituições, que transportam os seus específicos interesses de investigação para os círculos de debate formados com os estudantes nas diferentes unidades curriculares. Todavia é igualmente importante o seguimento individual e particular de cada um dos estudantes, considerando o seu enquadramento tutorial e formação, atentos a perspetivas e interesses de investigação de cada um dos doutorandos.

A estrutura do primeiro ano curricular compreende um âmbito comum de ensino-aprendizagem de conhecimentos avançados de teoria e metodologia, no domínio da arquitectura e do urbanismo, e seminários de projecto tese e investigação que contemplam 5 opções de estudos. O 1.º ano curricular finaliza com a apresentação e defesa do Projeto de Tese em Painel de Aferição.

Os dois anos subsequentes são dedicados à elaboração da tese, sob orientação científica de um docente ou investigador da Faculdade de Arquitectura ou da Universidade do Porto, eventualmente integrado numa equipa de coorientadores (inclusive externos à instituição). A prossecução dos trabalhos da tese é acompanhada e monitorizada através da realização das Práticas de Investigação e da revisão da problemática da tese, com a apresentação do Relatório de Progresso, no início do 3.º ano do programa de doutoramento.

Equipa docente
2022.2023

Alexandre Alves Costa
Álvaro Domingues
Ana Silva Fernandes
André Tavares
Carlos Machado
Clara Pimenta do Vale
Domingos Tavares
Filipa de Castro Guerreiro
Gisela Lameira

Helder Casal Ribeiro
João Pedro Serôdio
João Pedro Xavier
Joaquim Moreno
José Miguel Rodrigues
José Pedro Sousa
Luís Soares Carneiro
Luís Urbano

Marta Oliveira
Marta Rocha
Nuno Brandão Costa
Nuno Valentim
Pedro Alarcão
Raquel Paulino
Rodrigo Coelho
Rui J. G. Ramos
Rui Mealha
Rui Póvoas
Teresa Calix
Teresa Cunha Ferreira
Vítor Silva

Docentes Convidados:

Ana Tostões [IST Técnico Lisboa]
Carmen Espegel [ETSAM]
Cristina Cavaco [FA-Ulisboa]
Jorge Figueira [DARQ-FCTUC]
José Aguiar [FA-Ulisboa]
José Virgílio Borges Pereira [FLUP]
Juan Sabater Andreu [ETSAV-UPC]
Maria Manuel Oliveira [EAAD]
Marta Labastida [EAAD]
Paulo Farinha Marques [FCUP]

Conferencistas Convidados:

Bruno Marchand [EPFL]
Daniel Movilla [Umeå University]

Andy van Dobbelsteen –[TU Delft]

Juan Sabater Andreu
Maria Filomena Molder [FCSH-UNL]

 

O PDA tem a duração de três anos (180 ECTS), inclui um primeiro ano curricular (60 ECTS), seguido de dois anos destinados à elaboração da Tese de Doutoramento.

O Programa de Doutoramento em Arquitectura é um ciclo de estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), corresponde a 180 créditos e tem uma duração mínima de seis semestres (2 semestres curriculares).

Propinas
O valor da propina/anuidade para estudantes nacionais é de 2.750,00 ¤, para estudantes internacionais oriundos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) é de 3.312,50¤ ¤ e não pertencente à UE (União Europeia)/CPLP, a propina é de 4.375,00 ¤.

 

Prazos de candidaturas:

19 a 28 de setembro de 2022


Critérios de seriação:

Percurso Académico: 40%
Currículo Científico/Profissional: 40%
Carta de Motivação: 20%


Elementos constantes no processo de candidatura:

Entre os documentos a apresentar e que são exigidos no formulário de candidatura, deve-se incluir:

1- Um 'Documento/realização mais representativo do Percurso Científico/Profissional do candidato':
O candidato deverá eleger um documento/realização (publicação, projecto, obra) mais representativo do Percurso Científico/Profissional. (este documento deverá ser incluído no formulário no campo 'Outros documentos que considere pertinentes para a aplicação dos critérios de seriação'

2- 'Carta de Motivação' (cujo desenvolvimento não deveria exceder aproximadamente 4000 caracteres):
Uma 'Carta de Motivação', em que o candidato elucida as razões da sua candidatura, apresenta o 'Documento/Realização mais representativo do Percurso Científico/Profissional do candidato' e expõe a ideia de possível investigação, fundamentando a preferência manifestada por uma das Opções de Estudos.

*Dado que no formulário das candidaturas ainda não se encontra disponível a Opção de Estudos E no campo 'Ordem de prioridade das áreas de especialização', no preenchimento do formulário deverá ser indicado no campo 'Informações adicionais relevantes para candidatura' a ordem de prioridade que atribui à nova opção de estudos E - 'Teoria e Práticas do Projeto'.


Critérios e requisitos de admissão:

www.arq.up.pt > cursos > doutoramentos > Programa de Doutoramento em Arquitectura

Candidaturas online:

www.arq.up.pt > cursos > doutoramentos > Programa de Doutoramento em Arquitectura > candidaturas

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-09-25 às 10:22:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias