Você está em: Início > Notícias > Candidaturas | Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) 2022.2023 | 4º Fase

4.ª fase: 19 de setembro - 28 de setembro 2022

Candidaturas online

A 4.ª e última fase de apresentação de candidaturas ao Programa de Doutoramento em Arquitectura (PDA) 2022.2023 da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) decorre entre 19 a 28 de setembro de 2022.

O PDA – Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP visa assegurar uma formação qualificada de nível de Terceiro Ciclo de Estudos onde as questões da arquitectura, da organização do espaço e da representação são articuladas com o exercício da crítica e do pensamento teórico, consubstanciando um entendimento rigoroso e inovador das práticas de projeto e da investigação, numa perspetiva interveniente disciplinar cultural e social.

As opções de estudos contemplam diferentes aspetos de Teoria e Práticas de Projeto, do Projeto do Espaço Habitacional e Formas de Habitar, da Arquitectura: Teoria Projeto História, de Dinâmicas e Formas Urbanas e do Património Arquitectónico. A oferta é complementada por unidades curriculares optativas que aprofundam matérias específicas associadas às opções de estudos e contribuem para uma abertura de perspetivas, no concurso da arte e da cultura, da política e da sociologia, da ciência e da matemática, da filosofia, da história e do desenho, para a definição de um terreno multidisciplinar de suporte à preparação da tese de doutoramento.

O trabalho de elaboração da tese beneficia de um estreito contacto com docentes e investigadores da Faculdade e de outras instituições, que transportam os seus específicos interesses de investigação para os círculos de debate formados com os estudantes nas diferentes unidades curriculares. Todavia é igualmente importante o seguimento individual e particular de cada um dos estudantes, considerando o seu enquadramento tutorial e formação, atentos a perspetivas e interesses de investigação de cada um dos doutorandos.

A estrutura do primeiro ano curricular compreende um âmbito comum de ensino-aprendizagem de conhecimentos avançados de teoria e metodologia, no domínio da arquitectura e do urbanismo, e seminários de projecto tese e investigação que contemplam 5 opções de estudos. O 1.º ano curricular finaliza com a apresentação e defesa do Projeto de Tese em Painel de Aferição.

Os dois anos subsequentes são dedicados à elaboração da tese, sob orientação científica de um docente ou investigador da Faculdade de Arquitectura ou da Universidade do Porto, eventualmente integrado numa equipa de coorientadores (inclusive externos à instituição). A prossecução dos trabalhos da tese é acompanhada e monitorizada através da realização das Práticas de Investigação e da revisão da problemática da tese, com a apresentação do Relatório de Progresso, no início do 3.º ano do programa de doutoramento.

Equipa docente

Andy van Dobbelsteen –[TU Delft]

Juan Sabater Andreu
Maria Filomena Molder [FCSH-UNL]

O PDA tem a duração de três anos (180 ECTS), inclui um primeiro ano curricular (60 ECTS), seguido de dois anos destinados à elaboração da Tese de Doutoramento.

O Programa de Doutoramento em Arquitectura é um ciclo de estudos acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), corresponde a 180 créditos e tem uma duração mínima de seis semestres (2 semestres curriculares).

Propinas
O valor da propina/anuidade para estudantes nacionais é de 2.750,00 ¤, para estudantes internacionais oriundos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) é de 3.312,50¤ ¤ e não pertencente à UE (União Europeia)/CPLP, a propina é de 4.375,00 ¤.

Prazos de candidaturas:

19 a 28 de setembro de 2022

Critérios de seriação:

Percurso Académico: 40%
Currículo Científico/Profissional: 40%
Carta de Motivação: 20%

Elementos constantes no processo de candidatura:

Entre os documentos a apresentar e que são exigidos no formulário de candidatura, deve-se incluir:

1- Um 'Documento/realização mais representativo do Percurso Científico/Profissional do candidato':
O candidato deverá eleger um documento/realização (publicação, projecto, obra) mais representativo do Percurso Científico/Profissional. (este documento deverá ser incluído no formulário no campo 'Outros documentos que considere pertinentes para a aplicação dos critérios de seriação'

2- 'Carta de Motivação' (cujo desenvolvimento não deveria exceder aproximadamente 4000 caracteres):
Uma 'Carta de Motivação', em que o candidato elucida as razões da sua candidatura, apresenta o 'Documento/Realização mais representativo do Percurso Científico/Profissional do candidato' e expõe a ideia de possível investigação, fundamentando a preferência manifestada por uma das Opções de Estudos.

*Dado que no formulário das candidaturas ainda não se encontra disponível a Opção de Estudos E no campo 'Ordem de prioridade das áreas de especialização', no preenchimento do formulário deverá ser indicado no campo 'Informações adicionais relevantes para candidatura' a ordem de prioridade que atribui à nova opção de estudos E - 'Teoria e Práticas do Projeto'.

Critérios e requisitos de admissão:

Candidaturas online:

www.arq.up.pt > cursos > doutoramentos > Programa de Doutoramento em Arquitectura > candidaturas

Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-09-25 às 10:22:19 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias