Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Docentes da FAUP desenham obras públicas marcantes para a cidade do Porto

Docentes da FAUP desenham obras públicas marcantes para a cidade do Porto

2022

A cidade do Porto conta recentemente com a abertura de duas obras significativas para o seu quotidiano, promovidas pela Câmara Municipal do Porto, cujos projectos foram desenvolvidos por docentes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

A reabilitação do Mercado do Bolhão, inaugurado a 15 de setembro, da autoria do arquitecto Nuno Valentim, constitui um caso paradigmático de intervenção, restauro e conservação do património edificado, introduzindo novas demandas contemporâneas de acessibilidade, conforto e transparência na relação com a estrutura urbana envolvente.

O Terminal Intermodal de Campanhã, do arquitecto Nuno Brandão Costa, cuja abertura decorreu no final de julho e a arborização do parque urbano está prevista para o Outono, articula de forma exemplar infraestrutura, topografia e espaço público, ultrapassando a sua função e assumindo um papel fundamental na regeneração da zona de Campanhã.

Mercado do Bolhão, Nuno Valentim


© Luís Ferreira Alves, Marta Maria Ferreira

“A classificação de “monumento de interesse público” atribuída pela Portaria 613/2013 de 20 de Setembro ao Mercado do Bolhão, reconhece valor patrimonial a duas dimensões indissociáveis – a singularidade do edifício Beaux Arts, e a sua função como mercado tradicional”, começa por explicar Nuno Valentim.


A proposta de intervenção no edifício e mercado de 1914-1917, da autoria do arquitecto António Correia da Silva, assenta, de acordo com Nuno Valentim, “na recuperação e valorização do edifício e na modernização necessária às exigências da actividade de mercado de frescos central e quotidiano do Porto”.

“Esta acção transformadora, mas atenta aos valores existentes, visa devolver identidade e coerência ao edifício, abrir o edifício à cidade e actualizar a sua função - numa ponderação exigente entre património material e imaterial”, sublinha. O docente da FAUP cita Fernando Távora ao evocar o critério adotado no projecto como sendo o de “continuar-inovando”.

Terminal Intermodal de Campanhã, Nuno Brandão Costa


© Francisco Ascensão

O Terminal Intermodal de Campanhã “propõe um acerto territorial, que olha para a cidade num contexto amplo” refere Nuno Brandão Costa, utilizando “o detalhe do programa e a sua complexidade funcional como solução para estabelecer a relação genérica de todos os elementos do sítio, artificiais e naturais, articulando a sua reposição no mapa urbano”.


Desenhado como um dispositivo infra estrutural linear, o Terminal é um equipamento que estabelece um limite físico para a área de ferrovia. Do ponto de vista do desenho, a implantação resume-se a duas linhas, dispostas no terreno no sentido Norte-Sul, no limite da zona edificável, corrigindo a anacronia morfológica, pré-existente.

Para Nuno Brandão Costa, o “parque urbano é um gesto ecológico, consequente da geometria da implantação arquitectónica e da solução topográfica”. O arquitecto destaca “a horizontalidade do percurso pedonal à cota do parque natural e a sua extensão longitudinal, que formaliza um “Aqueduto” infra estrutural e uma “Galeria” percorrível, referenciada a espaços urbanos universais, tipologicamente reconhecíveis”.


Para além destas duas obras, até ao final do ano deverá estar concluída a reabilitação do Cinema Batalha pelos arquitectos e professores Eméritos da U.Porto, Alexandre Alves Costa e Sergio Fernandez, uma obra que se reveste de especial importância na forma como a intervenção no património edificado materializa a memória e a história da cidade, no cruzamento da arquitectura com as outras artes.


Nuno Valentim é professor de construção no Mestrado Integrado em Arquitectura e na opção de estudos D — Património Arquitectónico do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP.

Nuno Brandão Costa é professor de Projecto no Mestrado Integrado em Arquitectura e na opção de estudos E — Teoria e Práticas de Projecto do Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-09-25 às 05:16:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias