Você está em: Início > Notícias > Docentes da FAUP desenham obras públicas marcantes para a cidade do Porto

Docentes da FAUP desenham obras públicas marcantes para a cidade do Porto

2022

A cidade do Porto conta recentemente com a abertura de duas obras significativas para o seu quotidiano, promovidas pela Câmara Municipal do Porto, cujos projectos foram desenvolvidos por docentes da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

A reabilitação do Mercado do Bolhão, inaugurado a 15 de setembro, da autoria do arquitecto Nuno Valentim, constitui um caso paradigmático de intervenção, restauro e conservação do património edificado, introduzindo novas demandas contemporâneas de acessibilidade, conforto e transparência na relação com a estrutura urbana envolvente.

O Terminal Intermodal de Campanhã, do arquitecto Nuno Brandão Costa, cuja abertura decorreu no final de julho e a arborização do parque urbano está prevista para o Outono, articula de forma exemplar infraestrutura, topografia e espaço público, ultrapassando a sua função e assumindo um papel fundamental na regeneração da zona de Campanhã.

Mercado do Bolhão, Nuno Valentim

© Luís Ferreira Alves, Marta Maria Ferreira

“A classificação de “monumento de interesse público” atribuída pela Portaria 613/2013 de 20 de Setembro ao Mercado do Bolhão, reconhece valor patrimonial a duas dimensões indissociáveis – a singularidade do edifício Beaux Arts, e a sua função como mercado tradicional”, começa por explicar Nuno Valentim.

A proposta de intervenção no edifício e mercado de 1914-1917, da autoria do arquitecto António Correia da Silva, assenta, de acordo com Nuno Valentim, “na recuperação e valorização do edifício e na modernização necessária às exigências da actividade de mercado de frescos central e quotidiano do Porto”.

“Esta acção transformadora, mas atenta aos valores existentes, visa devolver identidade e coerência ao edifício, abrir o edifício à cidade e actualizar a sua função - numa ponderação exigente entre património material e imaterial”, sublinha. O docente da FAUP cita Fernando Távora ao evocar o critério adotado no projecto como sendo o de “continuar-inovando”.

Terminal Intermodal de Campanhã, Nuno Brandão Costa