Você está em: Início > Notícias > Nova oferta formativa | Curso de Estudos Avançados em Território (CEAT) 2022.2023

Candidaturas online brevemente disponíveis

O Curso de Estudos Avançados em Território é financiado pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».

O CEAT - Curso de Estudos Avançados em Território visa dar formação de aprofundamento e actualização nas áreas de planeamento territorial, gestão urbanística e projecto urbano, com uma forte componente prática e estreita relação com os desafios e práticas quotidianas de planeamento e gestão urbanística. Pretende-se, sobretudo, criar um espaço de partilha e debate que promova a construção colectiva de conhecimento com base na experiência acumulada de todos os participantes. Nesta linha, para além da equipa docente responsável pelas unidades de formação, o curso contará também com grande número de convidados especializados nas diferentes matérias a tratar.

O curso promove, ainda, a oferta de um conjunto de unidades de formação que podem ser frequentadas isoladamente e que serão actualizadas a cada nova edição, de modo a dar resposta aos novos temas, desafios e necessidades, em constante evolução nesta área de actividade.

O CEAT estabelece ainda uma estreita ligação com o PDA - Programa de Doutoramento em Arquitectura da FAUP, sendo que a frequência do curso garante equivalência a parte substancial da componente lectiva do PDA.

Mais informações brevemente disponíveis na página do Curso de Estudos Avançados em Território.

Plano curricular

Mais informações brevemente disponíveis sobre o Plano de Estudos 2022.2022

Unidades Curriculares

Horas de Trabalho

Laboratório do Território

15 (a)

Territórios: Desafios e Representações

6 (s)

Territórios: Casos de Estudo

6 (s)

Fóruns do Território  90 486 18 (s) (1)
6 cada opção

Selecionar três fóruns das opções:

— Práticas

Fórum do Território - Ambiente
Rui Mealha

Calendário

O início das aulas está previsto para outubro de 2022 e o curso terá a duração de um ano letivo.

Destinatários

O curso destina-se, prioritariamente, a profissionais, técnicos e investigadores de diferentes áreas disciplinares relacionadas com o planeamento e os estudos urbanos – arquitectura, arquitectura paisagista, engenharia, geografia, ciências sociais, economia, direito, entre outras formações – tendo como principal foco aqueles que têm a sua actividade associados às áreas de planeamento urbano, gestão urbanística e projecto urbano, com diferentes tipos de práticas – técnicos municipais, profissionais liberais, académicos, etc.
Os candidatos deverão ser titulares de um mínimo de 300 créditos ECTS, correspondendo ao grau de mestre ou licenciatura pré-Bolonha.

Propinas

2.200,00 ¤

* Informação brevemente disponível sobre número, valor de bolsas PRR e critérios de elegibilidade e seriação, bem como a redução de propinas via financiamento PRR.

min. 6 | máx. 25

Critérios de seriação

A seriacão dos candidatos será feita pela adicäo da media ponderada do conjunto da formção anterior concluída —tendo em consideraçäo a media obtida (M) e o peso relativo da formação (P) — e da valorização profissional (VP), de acordo com a seguinte fórmula:

Classificação = (Pi*Mi)/Pi * 50% + VP * 50%

Em que:

- M é a media final da formação anterior, expressa numa escala de 0-20
- P é o Peso da formação anterior, de acordo corn a seguinte escala de pesos:
• Licenciatura pós-Bolonha: 3 pontos;
• Licenciatura pré-Bolonha: 5 pontos;
• Mestrado Integrado: 5 pontos;
• Mestrado: 2 pontos;
• Doutoramento: 4 pontos;
- VP é o valor da Valorização Profissional, expressa numa escala de 0 a 20, que resulta da análise ponderada dos seguintes parâmetros:
• Experiência profissional
• Outras formações não conferentes de grau
• Currículo científico

Em caso de necessidade de desempate, será adotado o critério da avaliação na componente de valorização profissional.
Os critérios apresentados destinam-se tanto à matrícula no curso como em cada uma das suas UC oferecidas isoladamente.
Contudo, o acesso a oferta isolada de UC será limitado às vagas disponíveis depois de terminado o processo de candidatura ao curso.

Prazos

Brevemente disponível.

Candidaturas

Mais informações brevemente disponíveis sobre o CEAT-

Serviços Académicos e de Cooperação Internacional
Formação Contínua | Pedro França
E-mail | faup.continua@arq.up.pt
Telefone | (+351) 220 425 402

Proteção de Dados

Para além das finalidades regulares de utilização dos seus dados pela U.Porto, relacionados com a seleção e seriação das candidaturas e, posteriormente, com a gestão académica dos candidatos selecionados, informamos que, face ao enquadramento da presente formação no âmbito do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos» (PRR), a identificação de todos os participantes (nome, NIF e contacto) terá de ser comunicada à Direção-Geral do Ensino Superior para efeitos de monitorização da execução do projeto.

Quaisquer dúvidas sobre o tratamento dos seus dados poderão ser endereçadas à Encarregada da Proteção de Dados da U.Porto, para dpo@reit.up.pt.

Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-08-08 às 15:45:45 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias