Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Notícias > Candidaturas | Experiência de Desenho | Open House Porto 2022

Candidaturas | Experiência de Desenho | Open House Porto 2022

Data limite de inscrição: 28 de junho de 2022



A FAUP associa-se mais uma vez ao Open House Porto — 2 e 3 julho de 2022 — com a iniciativa 'Experiência do Desenho' e convida os estudantes, estudantes erasmus e alumni da FAUP a participar nesta ação de Desenho. 

A proposta desafia cada participante a levar o desenho até ao público fazendo Desenhos em alguns dos espaços seleccionados do roteiro do Open House Porto.

A seleção dos espaços desta 7.ª edição do Open House Porto está a cargo dos curadores, arquiteta e professora da FAUP Graça Correia e o historiador Joel Cleto.

Experiência do Desenho

A sétima edição da 'Experiência do Desenho' decorre durante o fim de semana de 2 a 3 de julho de 2022. À semelhança das edições anteriores esta ação está integrada no programa 'Caleidoscópio', um conjunto de atividades gratuitas produzidas em parceria com a Casa da Arquitectura durante o Open House Porto. A 'Experiência do Desenho' pretende divulgar uma das características identitárias da chamada "Escola do Porto": uma formação em Arquitetura apoiada no exercício do desenho. A 'Experiência do Desenho' passará durante o fim de semana por vários locais do roteiro.

Nesta atividade, os estudantes, estudantes erasmus e alumni da FAUP tornam o exercício do desenho num lugar de encontro, motivo de contacto e troca entre os que desenham e os que visitam a seleção de obras que integram esta iniciativa. O diálogo torna-se efetivo através do gesto espontâneo da entrega do desenho, registo singular complementar à fotografia e ao vídeo, que surpreenderá o visitante.

A participação é livre e gratuita, sujeita a inscrição prévia, através do formulário disponível na página do projeto: experienciadodesenho.arq.up.pt

Mais informações sobre o projeto em www.instagram.com/exp.desenho

Organização


Noémia Herdade GomesCarlos Machado e MouraRui NetoMariana Martins de Carvalho (FAUP-CEAU), Filipa Ferreira, Susana Ribeiro (alumni FAUP), Ruben Vasques, Gonçalo Guimarães, Ana Catarina Silva, Sara Fonseca (estudantes FAUP).

Esta é uma iniciativa associada ao Open House Porto e à Casa da Arquitectura, promovida pelo projeto de investigação 'Colecção de Desenhos', desenvolvida no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) pelo Grupo Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH).

O projecto conta com a colaboração da Universidade do Porto Digital (UPdigital), Faculdade de Letras (FLUP) e Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), Fundação Marques da Silva (FIMS), Ordem dos Arquitectos - Secção Regional do Norte (OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.


Parceria: Cunha Pimentel | Tommasino, Publicidade e Design 
Apoio: Fundação para a Ciência e a Tecnologia - FCT

Exposição espontânea

Nesta edição da Experiência do Desenho, convidamos todos os que receberam desenhos em edições anteriores a juntarem-se à Exposição Espontânea!
Para participar, basta levar o(s) desenho(s) para o local da Exposição, na Casa da Arquitectura, durante os dias 2 e 3 de Julho.
A história do projeto, construída ao longo dos últimos seis anos, será mostrada no espaço da Exposição através da projeção de fotografias captadas nas várias edições Open House! No final, todos os desenhos serão devolvidos.
A Exposição Espontânea só acontece de 5 em 5 anos, não percam esta oportunidade de participar!

Open House Porto 2022

A 7.ª edição do Open House Porto vai decorrer nos dias 2 e 3 de julho em Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia e na Maia. 
A seleção dos espaços desta 7ª edição está a cargo dos curadores, a arquiteta e professora da FAUP Graça Correia e o historiador Joel Cleto.

Segundo os curadores, o Open House Porto 2022 'vai ser apresentado sob o desígnio da esperança que nos levará a sair de casa e reencontrar a cidade enquanto ‘casa coletiva’ e nesta, os lugares que sendo públicos e infra estruturais permitem que cada cidade funcione enquanto (a nossa) Casa Aberta – uma verdadeira Open House seja na cidade do Porto, Gaia, Matosinhos ou na Maia.'
Open House Porto conta com organização e produção da Casa da Arquitectura (CA)-Centro Português de Arquitectura e com a Parceria Estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.
Todas as visitas são habitualmente gratuitas. O roteiro é ainda acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus que propõem um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos, todas também de participação gratuita.

Open House
O Open House é um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado, criado em Londres por Victoria Thornton. Com mais de 20 anos de história, este evento estende-se atualmente a mais de 45 cidades em todo o mundo, tendo como objetivo dar a conhecer e estimular o interesse de todos pela arquitetura de excelência através de visitas gratuitas a edifícios das mais variadas épocas e tipologias, cuidadosamente selecionados pela sua relevância arquitetônica e histórica.

Como funciona o Open House Porto
O público é convidado a criar um itinerário de visitas durante o fim-de-semana. Os espaços têm diferentes horários de abertura e existem três tipos de visita: livre, acompanhada por voluntários e comentada por especialistas.
A maioria dos espaços não exige reserva pelo que as visitas são organizadas por ordem de chegada. Contudo, pelas suas características, alguns locais exigem pré-marcação.
O evento conta com uma vasta equipa de voluntários presente em cada local para informar, aconselhar e acompanhar as visitas regulares.

Mais informações em 2022.openhouseporto.com

poster
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-06-28 às 01:03:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias