Você está em: Início > Notícias > Candidaturas de estudantes | Blended Intensive Programme (BIP) Urban Transformation and Public Safety

Candidaturas de estudantes | Blended Intensive Programme (BIP) 'Urban Transformation and Public Safety'

Até 20 de Maio

Erasmus+ Blended Intensive Programme: ‘Urban Transformation and Public Safety’

O que é um BIP?

Um Blended Intensive Programme é uma nova modalidade do programa Erasmus+, um curso intensivo e interdisciplinar, que combina uma componente de mobilidade física de curta duração com uma componente online, com o intuito de promover modos inovadores de ensino e aprendizagem.
Título: Urban Transformation and Public Safety
Instituições Parceiras
Inholland University of Applied Sciences (Roterdão, Países Baixos) – Instituição Coordenadora
Universidade do Porto (Faculdade de Letras e Faculdade de Belas Artes)
Høgskulen på Vestlandet (Western Norway University of Applied Sciences) (Bergen, Noruega)

Breve Descrição do Curso
O BIP ‘Urban Transformation and Public Safety’ oferece a oportunidade aos estudantes dos três países (Portugal, Holanda e Noruega) de participar numa semana de treino intensiva, no seio de uma equipa interdisciplinar e multicultural.
Os estudantes aprenderão diferentes ferramentas de análise relacionadas com o planeamento urbano e a segurança pública, e aplicá-las-ão a um exemplo real. As Masterclasses focarão temas relacionados com a Transformação Urbana, a Sustentabilidade, a Segurança Pública e a Gestão Urbana, nomeadamente em termos da relação da criminalidade com o espaço urbano (Criminologia Ambiental, Criminologia dos Lugares, CPTED) e Ferramentas de análise morfológica (Street profile analysis, Spacematrix, Mixed Use Index, Space Syntax).
No final, os estudantes apresentarão o resultado do seu projeto e refletirão sobre o que aprenderam em relação ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Os objetivos específicos incluem:
- Desenvolver competências internacionais trabalhando em conjunto com equipas multiculturais e multidisciplinares, quer online e offline
- Aumentar as competências na perceção do impacto que o planeamento e o design urbano têm em fenómenos sociais como a (in)segurança, a vivência urbana e no desenvolvimento económico
- Aprender como a transformação urbana pode ser usada como uma ferramenta para enfrentar desafios contemporâneos, e desenvolver e testar soluções viáveis

Datas
Componente de mobilidade física: 2 a 8 outubro de 2022 (Inholland University of Applied Sciences)
(excluindo dias de viagem)
Componente online: antes (setembro) e depois (outubro) da componente física

Formadores

Manuel Lopez (Inholland University of Applied Sciences)
Miguel Saraiva (FLUP); Susana Barreto (FBAUP)
Akkelies van Nes; Remco Elric de Koning (Western Norway University of Applied Sciences)

Certificado

O BIP corresponde a 3 ECTS e a participação com sucesso gerará um certificado de participação.

Participação dos estudantes
Existem, neste momento, 8 vagas para estudantes da Universidade do Porto neste BIP.
Preferencialmente, o BIP destina-se a estudantes de mestrado, mas estudantes em início de doutoramento e em final de licenciatura podem submeter a sua candidatura.
Os estudantes que frequentarão o BIP terão de possuir:
 Inscrição no ano letivo 2022/2023
 Disponibilidade para frequentar, presencialmente e na íntegra, a componente física do BIP na Inholland University of Applied Sciences (Roterdão, Países Baixos) entre os dias 2 a 8 outubro de 2022
 Domínio da língua inglesa
 Ser de uma das seguintes áreas científicas da UP: Geografia / Planeamento Urbano / Ordenamento do Território; e Design / Arquitetura. No caso de existirem vagas sobrantes poderão ser considerados candidatos de outras áreas da UP.
Candidaturas
Os estudantes devem formalizar a sua candidatura, submetendo o seu CV e a Carta de Motivação (até 3000 caracteres com espaços), no seguinte link: https://forms.gle/bDjiXtBe3LsiuJh7A

Prazo de candidatura: 20 de maio de 2022

Seleção

A seleção dos estudantes da UP será feita pelos Prof. Miguel Saraiva e Prof. Susana Barreto, de acordo com os seguintes critérios:
CV – 50% | Motivação – 50%
Uma entrevista poderá ser requerida, para clarificação da informação transmitida pelos candidatos.

Financiamento de estudantes
Para a componente de mobilidade física de curta duração, os estudantes selecionados para participar no BIP beneficiarão de uma bolsa Erasmus+ de ¤70 por dia, atribuída de acordo com o número de dias do BIP na instituição anfitriã, cuja duração mínima são de 5 dias (excluindo dias de viagem). A bolsa final será calculada com base no programa do BIP e no contrato de estudos definitivo assinado entre a U.Porto e o estudante. Os estudantes selecionados submeterão uma candidatura à mobilidade Erasmus+, na plataforma própria da Universidade do Porto e na sua respetiva Unidade Orgânica.
Copyright 1996-2022 © Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-05-22 às 01:21:56 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais